E-commerce - conheça a importância do marketing digital para as vendas.

E-commerce – conheça a importância do marketing digital para as vendas

O e-commerce foi o mercado que mais cresceu nos últimos anos e para se destacar no meio é preciso estar preparado, já que a concorrência é grande. Mas mesmo com a concorrência acirrada, é possível ter sucesso, com as estratégias certas o resultado pode ser positivo e a sua marca pode ser referência em uma área em plena expansão.

Um relatório produzido pela Nielsen|Ebit apontou crescimento de 2% para o e-commerce no Brasil em 2022. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, também relata um faturamento de R$169.59 bilhões do segmento no Brasil em 2022, uma diferença de mais de 18 bilhões em relação ao faturamento de 2021.

Para 2023 a expectativa é ainda maior, com faturamento estimado de R$ 185,7 bilhões, podendo chegar até R$ 232.51 bilhões em 2026, uma diferença de mais de R$ 100 bilhões se comparado a 2020 (126.45). 

O e-commerce está em pleno crescimento, para saber como seu negócio pode se destacar e faturar ainda mais, continue a leitura!

Como funciona o marketing para e-commerce?

O marketing digital é importante para o e-commerce porque é por meio dele que toda a divulgação do site é feita. Dessa forma, sua função é divulgar um negócio no ambiente virtual, a fim de alcançar potenciais clientes através de sites, blogs, redes sociais, conteúdos, entre outros. 

Por exemplo, o SEO é uma das práticas de marketing digital usadas para tornar o e-commerce mais cordial para o Google e, assim, alcançar mais usuários. Outra modalidade que pode trazer bons resultados é o marketing de conteúdo, uma estratégia com foco em criar e distribuir conteúdo relevante, como artigos e posts nas redes sociais.

Vale lembrar que cada negócio apresenta características, público-alvo e objetivos específicos, por isso é importante ver quais estratégias fazem sentido para cada tipo de e-commerce. Assim, se não houver uma análise aprofundada do negócio e um planejamento estratégico, não adianta realizar altos investimentos financeiros. 

 

Como começar uma estratégia de marketing para e-commerce

Como vimos, sem uma estratégia definida, de nada adianta investir ou esperar resultados. Por isso, o primeiro passo é entender o que faz sentido para divulgar o seu produto e quais são os melhores canais para chegar até o seu público. Veja detalhado:

1 – Elaboração do composto de marketing

O marketing clássico é composto por quatro elementos que precisam ser considerados em uma abordagem de marca: praça, produto, preço e promoção.

A praça refere-se aos seus canais de distribuição. Por exemplo, seu negócio tem uma loja virtual, mas pode considerar integrá-la com marketplaces para ampliar seu alcance e conquistar outros tipos de usuários. 

Para ter sucesso é fundamental ter um bom produto, assim é essencial fazer uma análise de mercado, analisar a demanda pelas mercadorias do seu ramo de atuação e pensar em quais características suas poderiam ser um diferencial. Aqui cabe considerar a missão e a visão da sua empresa. 

O preço é crucial para o volume de vendas. Desse modo, é preciso contar com uma boa estratégia de precificação, considerando uma margem de lucro viável e justa, e que não destoe demais da concorrência.  

O último elemento, a promoção, considera os benefícios que o produto proporciona aos seus consumidores para que escolham a marca, bem como toda a comunicação para persuadi-los. 

2 – Segmentação do público-alvo

O segundo passo para definir a estratégia de marketing digital é identificar os consumidores em potencial e priorizar os clusters mais interessantes. Para isso pode ser usado diferentes tipos de segmentação, por exemplo:

  • Geográfica: por região, estado e localização em geral;
  • Demográfica: por idade, gênero, estado civil, entre outros;
  • Socioeconômica: de acordo com renda e ocupação;
  • Psicográfica: de acordo com o estilo de vida;
  • Por benefício: considerando o que a pessoa irá valorizar em seu produto;
  • Comportamental: priorizando a conveniência e a ocasião de compra.

3 – Definição de posicionamento

Para ter um posicionamento robusto é preciso conhecer o conceito de branding e o que ele pode fazer pela marca. Aqui cabe analisar o seu papel em meio ao mercado geral e o que pode ser adicionado a sua proposta de valor. Questões que podem ser consideradas:

  • Quem é a sua marca?
  • O que ela oferece?
  • Quais suas características mais marcantes?
  • O que a diferencia da concorrência?
  • Quem é o seu público?

A partir das respostas, você saberá quem é a sua marca, o que ela oferece e o que a diferencia da concorrência. Tudo isso será utilizado como argumento de venda.

4 – Seleção dos canais de comunicação

Agora chegou a hora de divulgar seu produto. Considerando que o e-commerce, por si só, já possui um viés mais tecnológico e prático, o mais recomendado é estar presente nas mídias digitais para fazer as divulgações. Esteja onde seus consumidores estão. Isso não quer dizer que outras estratégias não possam ser utilizadas, cabe analisar com um profissional da área o que faz mais sentido para o seu produto ou serviço.

Desafios do e-commerce que podem ser superados com marketing digital

Quem já está presente há mais tempo no e-commerce conhece os desafios do segmento, por exemplo, conquistar novos clientes ou vender novamente para quem já comprou. Mas quem está começando também enfrenta um problema muito recorrente, o de realizar as primeiras vendas.

Por isso, uma estratégia de marketing digital pode fazer toda a diferença para o negócio. Com profissionais experientes, é possível escolher as melhores práticas para que o e-commerce tenha sucesso. Para te ajudar a entender melhor, separamos alguns desafios da área e como eles podem ser superados com o marketing digital, confira:

1 – Aumentar o número de visitantes

Um dos desafios mais comuns de um e-commerce é conseguir aumentar o número de visitantes. Mas clientes não chegarão sozinhos, por isso é necessário achar uma forma de se posicionar e de atraí-los. Algumas formas são por meio de tráfego pago e tráfego orgânico. 

O caminho mais rápido para aumentar o tráfego e conseguir mais clientes é investindo em mídia paga. Com esses investimentos você poderá conseguir resultados do Google para determinadas pesquisas ou atrair a atenção de pessoas.

Fazer uma boa campanha pode aumentar rapidamente o tráfego de seu e-commerce, o que ajuda a conquistar mais vendas. Apesar de esse tipo de investimento ser muito efetivo, a longo prazo o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) pode se tornar alto.

Assim, trabalhar o tráfego orgânico é importante, pois ajuda a diminuir a dependência dos altos investimentos em mídia paga. Algumas técnicas para se obter visitas por meio do tráfego orgânico são trabalhar o SEO, gerar conteúdos e materiais ricos em um blog ou Landing Pages e aumentar o alcance destes materiais através das redes sociais.

2 – Aumentar a taxa de conversão

Ter um alto número de visitantes não é o suficiente, é preciso que vendas sejam efetivadas. É importante medir a quantidade de vendas em relação à quantidade de visitas. Assim é possível saber qual a porcentagem dos visitantes que se tornam clientes e trabalhar esse número para aumentar os resultados.

A taxa de conversão é essencial para determinar a efetividade de venda do e-commerce. Uma agência especializada consegue capturar os dados dos visitantes mesmo que eles não se tornem clientes em um primeiro momento. Dessa forma, pode-se criar um relacionamento com eles tentando estabelecer uma confiança, o que eventualmente se tornará uma intenção de compra.

Algumas ferramentas que podemos usar para capturar leads no e-commerce são Pop-ups, como cupons de desconto, inscrição em newsletter, entre outros. Outra opção é utilizar formulários. Distribuí-los pela página pode ser uma boa forma de incentivar os leads a entrarem em contato. Alguns exemplos são formulários de contato, para baixar algum material, dentre outros.

Outro recurso é por meio de landing pages, sendo um modo de atrair visitantes para outras páginas que não sejam diretamente seu e-commerce. Por exemplo: materiais ricos ou manual de especificações de um produto.

3 – Manter o relacionamento com os leads para obter mais vendas

Para otimizar os resultados, é importante saber se relacionar com a base de leads e clientes. Para isso, é essencial conhecer bem as personas. A partir disso, toda a comunicação poderá ser personalizada para a necessidade ou linguagem adequada. 

Como uma boa agência de marketing pode ajudar meu e-commerce?

Destacar-se no mundo digital requer conhecimento, planejamento e investimento em ações que se aproximam das necessidades do negócio. O planejamento é a base de todas as ações que serão feitas a fim de alcançar um determinado objetivo. Esse plano pode ser focado na marca, no produto específico ou no serviço. O principal objetivo é guiar os procedimentos estratégicos do negócio.

Para isso, uma agência é essencial para ajudar a planejar as melhores ações de marketing, transformando o e-commerce em um verdadeiro destaque no meio digital. Não deixe de conhecer as estratégias mais eficazes e garantir bons resultados. Conte com a Agência Carti, mais de 13 de experiência na área, especialista nas melhores estratégias de marketing digital para e-commerce. Quer saber mais? Fale conosco!

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