2013 foi o ano do conteúdo para o marketing digital

 

Esse ano foi marcado por grandes mudanças nos algoritmos do Google influenciando toda a estrutura de SEO, uma prévia do amadurecimento do marketing digital para 2014 ressaltando a importância do marketing de conteúdo.

Muitas agências digitais reestruturaram suas estratégias em 2013, deixando o link building de lado e se empenhando em marketing de conteúdo. Analisando de um ponto de vista SEO, Google se posicionará mais sobre as empresas que desempenharem tais esforços, um sinal bem claro do que está por vir.

Google e seus algoritmos

Os novos algoritmos do Google mudaram a forma, classificação e a estrutura nos resultados de busca na internet.

Desde 2011 com a chegada do Google Panda e Google Penguin as atualizações do Google causaram grandes consequências, eliminando das primeiras posições muitos web spams e priorizando a qualidade e relevância

Google Colibri e as mudanças para 2014

O Hummingbird (beija-flor ou colibri) update é o nome da nova versão para o algoritmo do Google, que tem a intenção de melhorar os resultados de busca por voz em dispositivos móveis e aprimorar ainda mais os critérios de busca em geral.

O conteúdo de qualidade continua sendo fator principal para ter melhores resultados no Google, o objetivo é aprimorar a real intenção do usuário quando realiza uma busca pela internet, reagrupando conceitos, termos e palavras incluídas no site que tenham relação com conteúdo ao invés de buscar apenas por palavras-chaves.

Cuide bem do seu site

Apesar da evolução do sistema, muitos especialistas criticam essa nova versão. Muitos sites ou blogs até então de “qualidade” e com ótimos artigos foram penalizados enquanto outros de má qualidade ainda continuam liderando nas redes de pesquisa.

Um dos fatores que o seu site pode ser considerado perigoso para o Google são os “phishing” e “malwares” (programas instalados em seu computador por vírus ou hackers à procura de senhas e dados de utilizadores).

Para saber se o seu site apresenta problemas de segurança, acesse o link: http://www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site= (digite aqui seu site).

O futuro do SEO

Especialistas de SEO já estão se adaptando as novas tendências do marketing digital, procurando ser precisos e aprimorando o conteúdo dos sites de forma menos técnica e mais social: O SEO precisa de conteúdo e o marketing de conteúdo se apoia no SEO, uma corrente digital simples e impactante.

Podemos dizer que as novas atualizações dos algoritmos do Google levem a uma humanização das buscas nas redes de pesquisa.

Mas como assim?

Ao invés de distribuir links e utilizar inúmeras técnicas, sejam Black ou White SEO, é preciso ser útil e conivente para o usuário, as redes sociais tem cada vez mais impacto no posicionamento de artigos, o Google apesar de ser um robô, quer a socialização e humanização dos utilizadores.

Dicas para começar bem o ano com o Google

 

  • Atualize constantemente seu site ou blog.
  • Invista nas redes sociais.
  • Seja criativo, crie promoções e interatividade com o seu público.
  • Mostre que seu site está sempre crescendo, se aprimorando.
  • Publique artigos de qualidade e de acordo com o seu nicho, utilize o conceito de Long Tail SEO, ou cauda longa.
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