Acompanhar as tendências de marketing digital e a movimentação do mercado pode ser um verdadeiro desafio.
Afinal, as práticas e ferramentas deste setor que é tão importante para o mundo dos negócios estão em constante mudança à medida que novas tecnologias, algoritmos, técnicas e necessidades surgem.
Sendo assim, é possível entender que muitas coisas que funcionaram em 2021 podem não funcionar mais em 2022, por outro lado, há também os recursos que super deram certo e que vão continuar fazendo parte da rotina dos profissionais de marketing digital, mas isso não significa que não serão aprimoradas, isto é, que não passarão por atualizações.
Desse modo, para ajudar as empresas a mergulharem de cabeça nas ferramentas que vão agregar nos negócios, vamos listar as 5 tendências que acreditamos que estarão em alta no próximo ano. Continue a leitura para saber mais!
Chats Bots
Não tem como conversar sobre marketing sem falar de algo muito importante para as empresas: o relacionamento com o cliente.
Quem nunca entrou em contato com alguma empresa por chat ou WhatsApp e foi atendido por um bot? Pois bem, embora muitos usuários não fiquem satisfeitos com esse tipo de atendimento, esse é um dos recursos que devem continuar em alta em 2022.
De fato, os chats bots são uma realidade no mercado. Eles são usados por várias empresas e muitas vezes são a primeira opção para o cliente tirar informações, resolver problemas, comprar serviços, ter contato com conteúdos da marca, entre outras funções.
Em 2022, você pode criar facilmente um bot para sua empresa com uma ferramenta de chatbot do WhatsApp do SendPulse ou uma ferramenta semelhante e para qualquer plataforma de mensagens. Uma plataforma típica oferece um construtor visual que pode ser usado sem conhecimentos de programação.
Mesmo que ainda pareça uma conversa automatizada, muitas empresas estão trabalhando para deixar essa tecnologia mais humana, com o apoio da Inteligência Artificial. Ou seja, vai chegar um tempo em que o consumidor não fará ideia de que está conversando com um robô.
Assistente Virtual
Atire a primeira pedra quem nunca falou “Ok, Google”. Pois bem, esse é o clássico exemplo de assistente virtual.
Embora muitos possam confundir os chats bots com o assistente virtual, existe uma diferença entre as duas modalidades: enquanto o primeiro utiliza textos, arquivo e direcionamento do cliente para outro canal, o segundo é baseado em comando por voz e texto, além de darem respostas aos usuários de acordo com a disponibilidade da informação na internet.
A Siri, Alexa, Cortana e Google Assistant são exemplos bem populares desse tipo de tecnologia. Inclusive há diversos vídeos na internet de consumidores usando essas ferramentas para pedir receitas de pratos, previsão do tempo e até mesmo para contar piadas.
Tanto chat bot e assistente virtual fazem uso da Inteligência Artificial e ambas as ferramentas estão sendo cada vez mais aprimoradas para melhorar o atendimento e dar mais autonomia ao consumidor. Não à toa que empresas como Bradesco e Vivo utilizam dessas ferramentas, pois o bom relacionamento com o consumidor é prioridade.
Conteúdo audiovisual
Conteúdo é essencial no mercado de marketing digital. Não à toa, diversos especialistas sempre enfatizam a importância de produzir materiais que estejam de acordo com o público e que gere empatia.
Mas sabemos que a forma de fazer conteúdo muda, pois ela vai se adequando às novas necessidades. No caso do marketing digital, no momento, uma imagem vale mais que mil palavras.
Pois bem, o conteúdo audiovisual está em ascensão. E é exatamente por isso que aplicativos como o TikTok fazem tanto sucesso no mercado. Inclusive, o próprio Instagram já começou a priorizar o conteúdo em vídeo.
O aplicativo que inicialmente era exclusivo para compartilhamento de fotos, mostra de forma bem clara o quanto as necessidades mudam. A rede social que foi fundada em 2011, passou por inúmeras mudanças para acompanhar as tendências do mercado e, agora, irá focar de forma mais agressiva no audiovisual, especialmente pela ferramenta Reels da plataforma.
Mobile First Design
Criar um site é sempre uma grande responsabilidade, porque para isso é preciso estar por dentro das novidades, recursos e expectativas dos usuários. Por isso, esse é um dos conceitos que fará parte do mercado de marketing digital no próximo ano.
Mobile First Design nada mais é do que criar sites que priorizem os dispositivos móveis, afinal, a maioria dos usuários acessam a internet pelo celular.
Isso não significa que os projetos não serão pensando para o desktop, mas, sim, que serão mapeados para uma tela menor, a fim de, oferecer uma experiência mais agradável, no entanto, a tela maior não ficará de fora e, obviamente, recursos serão usados para melhorar a navegação.
Portanto, o objetivo é tornar o design ainda mais amigável para o acesso por smartphones, com uma navegação mais simplificada e depois adaptar isso para os desktops e outras plataformas. Entre as vantagens do Mobile First, podemos citar:
- Melhor experiência do usuário
- Melhor ranqueamento no Google
- Inovação
- Mais credibilidade com os usuários
- Mais rapidez e imediatismo
Estratégia Omnichannel
A internet vem sendo cada vez mais usada como fator de decisão de compra do consumidor, e isso não se refere apenas ao consumo online, muitos consumidores antes de comprarem em lojas físicas são impactados por algum tipo de canal digital.
Omnichannel é um conceito que tem como objetivo oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor, independente de onde ele realize a aquisição, seja pela internet ou pela loja física.
Um bom exemplo dessa estratégia é quando um cliente escolhe adquirir um produto no e-commerce, mas ao invés de receber em casa, ele pode retirar o produto no mesmo dia na loja física. Ou seja, fez a compra em dois cliques e ainda não esperou por dias para receber a mercadoria e nem pagou pelo frete.
Essa é uma estratégia muito utilizada pelas indústrias e varejistas com foco de engajar o público e aumentar o nível de satisfação do consumidor. Não à toa cada vez mais empresas investem nesse tipo de recurso, estreitando os meios online e offline.
Marcas de cosméticos também fazem bom uso dessas estratégias, muitas impactam os consumidores pela internet oferecendo amostra grátis de produtos, preenchendo o formulário e o cliente pode escolher uma loja de preferência e ir retirar o produto.
Há muitas outras estratégias de omnichannel utilizadas pelas marcas que sempre buscam melhorar a experiência do consumidor, então, cada vez mais, isso fará parte das vendas, logo, é algo importante de se observar e implementar.
Conclusão
Todas essas tendências possuem algo em comum: a inovação. É partir dessa palavra que as empresas irão conseguir implementar novos métodos, tecnologias e ferramentas que visem o desenvolvimento.
Quais outras ferramentas você acredita que continuarão em alta no próximo ano? Continue acompanhando o blog da Agência Carti para mais artigos sobre tendências de marketing digital no mercado.