Como elaborar conteúdo para e-mail marketing

No artigo anterior sobre As Melhores Práticas para o Marketing digital em 2014, citamos o e-mail marketing como peça fundamental para uma campanha efetiva, ou seja, de sucesso.

O e-mail marketing continua sendo uma maneira eficiente para impactar seu público-alvo. As ferramentas evoluíram e é possível criar templates personalizados, segmentar as pessoas por local ou comportamento.

Antes de tudo, você precisa analisar qual a melhor estratégia para a sua campanha e lembre-se: No marketing digital o foco não é o digital e sim as pessoas.

Definido seu objetivo você estará diante de algo que assombra muitos escritores: a folha em branco. E agora, qual o conteúdo eu devo utilizar para meus e-mails marketing?

Nós já sabemos da importância do conteúdo de qualidade para o marketing digital e de como é delicado abordar pessoas por e-mail. Como causar uma boa impressão sem ir ao indesejável subsolo moribundo do spam? Apesar de existirem filtros AntiSpam isso não significa que você pode sair disparando sua propaganda de forma intrusiva nas caixas de correios das pessoas.

Separamos algumas técnicas de como redigir um bom conteúdo para o seu e-mail marketing de forma eficiente e não apelativa.

Primeiros passos na construção de uma campanha de e-mail

A maneira que você vai buscar interação

Você pode realizar uma campanha buscando visitas para o seu site ou apenas uma divulgação de uma marca ou produto, mas lembre-se que essas duas estratégias também podem ser finalizadas com uma venda. Você verá logo mais adiante neste artigo, que muitas vezes, ser discreto e informativo pode ser mais eficiente do que um e-mail promocional.

Conheça seu produto

Você precisa conhecer seu produto, se você quer cativar e impactar seus leitores precisa demonstrar todo conhecimento possível e estar pronto a responder perguntas ou esclarecer o que está divulgando.

Divida as etapas da sua promoção

Pegue o seu produto final (venda, visita, evento) e separe-o em etapas, caminhos e funis de conversão para chegar até o resultado final.

Se coloque no lugar do cliente

Passe segurança e não banque o coitadinho, isso pode cansar seus leitores. Você prefere alguém se desculpando para lhe oferecer um produto ou alguém, seguro de si, oferecendo-lhe algo com sutileza? Obviamente a segunda opção é mais credível, afinal sua caixa de correios não é a Madre Tereza.

Como escrever um bom conteúdo se você nunca redigiu um texto

Você é bom em SEO, redige relatórios para seus clientes, mas não tem muita prática em escrever textos, mesmo que sejam curtos. Simples, você pode recorrer a profissionais como jornalistas ou redatores especializados para auxiliá-lo. Um texto bem redigido é um elemento de peso em sua campanha, afinal você tem poucas linhas e pouco tempo. Veja como agem seus concorrentes, qual a frequência e a qualidade dos e-mails.

Call-to-action (CTA)

No e-mail marketing você é o responsável por induzir o leitor a tomar a decisão que você deseja (efetuar uma compra, baixar um ebook, visitar seu site), resumindo: você é o responsável pelos seus leads. Você não pode oferecer tudo de uma vez, deixe o leitor com vontade de prosseguir. O cineasta Francês Jean-Luc Godard já dizia: A arte está em aquilo que não se vê.

Elabore um Call-to-Action (chamada para uma ação) eficiente, atrativo. Você pode inserir uma ou mais CTA em seus e-mails. Explique todos os passos que a pessoa deve seguir:

“Olá Frederico,

Obrigado por baixar o nosso ebook Conteúdo para e-mail marketing!

Você pode acessá-lo a qualquer momento clicando aqui.

Se você quiser mais informações sobre conteúdo para internet e uma demonstração grátis de nossa videoaula, solicite aqui.

Boa leitura!

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Abraços.

Equipe Comunicarti.”

Comprometimento real

Não seja superficial, procure um contato mais próximo e direto com as pessoas de sua lista.

Não seja muito formal, evite começar frases com “Prezado” ou “Sr.”, prefira um “Olá” ou “Oi, tudo bem?” Se você ofereceu um e-book deixe alguns dias para a pessoa ler, demonstre atenção e mostre que você pode oferecer mais informações sobre um tema.

Exemplo:

“Olá Frederico, tudo bem?

Espero que tenha gostando do nosso e-book Conteúdo para e-mail marketing.

Toda segunda lançamos um novo Podcast, o tema desta semana é “Ferramentas para o marketing digital”.

Se tiver interesse, ele é totalmente gratuito para ouvir e baixar. Ouça aqui.

Boa semana.

Equipe Comunicarti”.

Conteúdo informativo

Procure elaborar textos informativos ou mesmo divulgar artigos do seu site, é uma forma de despertar o interesse das pessoas sobre um produto de forma indireta.

E-commerce

Críticas e comparações sobre seus produtos podem ser úteis quando você utiliza o marketing por email para e-commerce.

Por exemplo, se você atua com e-commerce em produtos eletrônicos: Faça um top 10 dos smartphones, faça uma lista de comparativos entre tablets ou pcs com os prós e os contras.

Dessa forma, os clientes não precisarão realizar buscas pela internet para conhecer um produto, você irá oferecer tudo e ainda uma opção para a compra direta, o CTA.

Depoimentos, testemunhos

Selecione pela sua lista de emails, pessoas que já se interessaram ou compraram seu produto e peça um simples depoimento via rede social ou até por vídeo. Um complemento para proporcionar mais credibilidade sobre sua marca.

Tutoriais também podem ser úteis  para uma boa divulgação.

E para finalizar, não se esqueça da transparência se você quer promover uma fidelidade com o seu público-alvo.

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