Dentro do marketing é possível criar conteúdo nos mais diversos formatos, mas existe um que permite um maior aprofundamento do tema: o ebook.
Pelo e-book é possível pegar um assunto específico e desenvolve-lo de forma rápida, dinâmica e o melhor de tudo, pode ser feito por quem está iniciando no mundo de marketing digital. Além de tudo, dependendo da estratégia e finalidade, é possível vende-lo ou pode ser usado para angariar informações dos consumidores, como e-mail e número de celular.
Nos próximos tópicos iremos explicar como produzir um bom e-book, portanto, continue a leitura para ler as nossas dicas e posteriormente colocá-las em prática.
Escolha um tema
Pessoas buscam solucionar problemas, desse modo, o conteúdo abordado no e-book deve atender essa necessidade. Pense sobre o seu negócio, o nicho que atua e como transformar tudo isso em informações.
Se já possuir uma outra fonte de conteúdo, como o próprio blog, redes sociais ou canal no Youtube, pode usá-los como uma diretriz ou material de apoio. Mas não trate de vários assuntos de uma vez, lembre-se de afunilar o conteúdo para produzir um com e-book com tema especifico.
Estruture em tópicos
Para organizar o conteúdo de maneira que fique coerente, é importante transformar o que será tratado nele em tópicos, assim fica mais fácil visualizar a estrutura dele.
Separe-o por partes e pense sempre na experiência do leitor e em como a sequência de conteúdos faz sentido para quem o lê. Isso é importante para o texto não ficar repetitivo e para ter uma boa distribuição de conteúdo.
Pense na linguagem
Sua marca deve possui um tom de voz, uma linguagem, pois é uma das estratégias para lidar com o público. No e-book isso deve ser utilizado, para que a empresa não perca a identidade.
Outros pontos importantes para a produção do e-book é não construir frases muito longas. Para melhor leitura divida os textos em subtítulos, se atente ao as regras gramaticais e ortográficas e seja objetivo com o texto.
Faça o uso de imagens
Não é só de texto que é feito um bom e-book, nesse formato também é possível usar imagens para ilustrar o conteúdo. É possível usar gráficos, infográficos, fotos, etc.
Pense em como as imagens podem agregar na informação passada, em como alinha-las com a linguagem do texto e em como será a experiência visual do leitor ao consumir o e-book. Mas atente-se ao equilíbrio, muita imagem e pouco texto, pode causar uma poluição visual, e muito texto e pouca imagem pode tornar a leitura cansativa.
Revise o conteúdo
Parte do processo final do e-book é a revisão do conteúdo. Essa etapa é importantíssima, pois o texto não pode ter erros de português, verificar se ficou compreensível, se as frases possuem clareza, etc.
Sempre há algo que melhorar e só com a revisão é possível saber o que mudar ou não. O ideal é pedir para outra pessoa revisar, porque quando escrevemos o conteúdo é comum que a nossa leitura fique viciada, fazendo com que alguns erros passem batido.
Há diversos revisores que fazem trabalho freelancer e podem atender essa solicitação. Essa uma das vantagens de contratar uma agência de marketing, porque geralmente, o time de conteúdo tem um profissional pronto para essa demanda.
Enfim, formate o seu e-book
Existem diversas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa, das mais simples as mais complexas, como o Photoshop ou Indesign. Outra vantagem de ter uma agência especializada na estratégia de marketing é a possibilidade de ter um design que possa exercer essa atividade.
Pois assim como o texto foi pensado totalmente na experiência do leitor, a diagramação também dever ser. A Agência Carti pode ajudar a sua empresa a atingir um novo patamar com as estratégias de marketing digital, trabalhando, inclusive, na produção de conteúdo para o seu negócio, tornando o seu serviço ainda mais atrativo para o público.