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Como produzir um bom conteúdo3 min read

  • junho 10, 2020
  • Eduardo Gasparetto

Escrever bons conteúdos depende de uma série de fatores que precisam ser lavados à risca, pois só assim é possível desenvolver um texto que seja claro e que cumpra a sua finalidade, seja ela qual for.

Criatividade, técnicas, conceitos, regras gramaticais não são meros detalhes quando o assunto é a escrita, esses itens fazem total diferença e devem ser tratados com a seriedade que merecem, independente, do autor do texto.

Quando falamos de textos para blog e sites, essas exigências não mudam. Por isso, a seguir, explicamos alguns critérios básicos que devem ser levados em consideração na hora de transformar uma ideia em um conteúdo textual.   

Continue a leitura para saber mais a respeito!

Pra quem vai escrever?

Um texto não é escrito para ficar guardado, certo? A não ser que não queria mostra-lo para outras pessoas, mas esse não é o caso de um artigo que vai ser publicado na internet, especialmente, no blog da sua empresa.

Desse modo, é importante entender para quem está escrevendo, ou seja, a persona, a pessoa que irá se interessar pelo seu conteúdo. Nós explicamos aqui no blog da Agencia Carti alguns conceitos básicos para criar a persona, disponível no Guia básico para criar a persona do seu negócio.

Qual a finalidade do texto?

Assim como o texto é escrito para alguém, ele também possui um objetivo, que pode informar, vender, levá-lo a alguma ação, ou seja, sempre deve haver um propósito por trás de qualquer conteúdo no site de sua empresa.

É importante sempre pensar em como o texto é parte importante do marketing do negócio, mas também como ele pode ajudar o leitor, desse modo, esses dois itens devem caminhar juntos, para uma estratégia bem sucedida.

Use fontes confiáveis

A melhor maneira de embasar o texto e mostrar ao leitor a veracidade do que está escrito, é usando fontes confiáveis. Para blogs, as pesquisas são muito bem-vindas, dependendo da pauta, pode ser que já exista alguns dados que comprovem ou mostrem na prática o que está sendo abordado.

Mas, se não houver, for algo inédito ou exclusivo, sua empresa também pode desenvolver pesquisas segmentadas com o público para gerar pautas que sejam interessantes para a persona.

Mas há também sites especializados no seu setor que já possuem uma relevância e credibilidade no mercado que também podem ser usados como fontes, seja para pesquisa ou para mostrar no texto também, desde que sejam dados os devidos créditos.

 

Estruture em tópicos

Organizar os textos em tópicos é uma estratégia para entender como irá construí-lo. Fazendo isso fica mais claro como ordenar as informações de forma coerente.

Faça um esqueleto do texto, do que deve conter nele, já com sugestões de títulos e subtítulos, esse é um momento para organizar as ideias no papel, neste caso, no arquivo do Word. Então, nada é definitivo, mas serve como uma diretriz.

Otimize o texto para SEO

Otimizar os textos para o SEO é muito importante para qualquer blog. A técnica é essencial para atrair visitantes ao site de forma orgânica. Existem uma série de critérios que devem ser seguidos.

No texto “O que é SEO?” detalhamos os principais pontos da técnica, além de fornecer um link com um checklist com todas tarefas que devem ser realizadas na estratégia de SEO.

Revise sempre

Uma das partes mais importantes da produção de conteúdo é feita quando se termina o texto, isto é, a revisão. É neste momento que é possível lapidar o texto, ver se houve muitas repetições de palavras, erros de português, se está alinhado com o tom e voz da marca etc. Quer contar com uma agência para cuidar do conteúdo do seu site? Converse com a equipe comercial da Agência Carti para saber como podemos contribuir com a sua estratégia de marketing digital.

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