como ganhar dinheiro com afiliados e infoprodutos

Como Proteger Minha Marca nas Redes Sociais

Muitas empresas quando decidem expandir seus negócios na internet deparam-se com um problema: Já registraram uma conta nas principais redes sociais usando o meu nome e/ou minha marca. Darei duas dicas de como proteger sua marca antes que isto aconteça.

Quem é mais velho de internet deve lembrar-se do caos que era no começo da rede quando a internet estava começando e as grandes marcas registravam apenas seus dominios .com, e quando anos depois decidiam entrar em outro país, como o Brasil por exemplo, seus dominios já tinham sido registrados por terceiros, e estes pediam pequenas fortunas pelos domínios. Basicamente estas disputas foram resolvidas na justiça, ou quem realmente precisava de seu nome rapidamente acabou pagando.

Com o advento da Otimização de Sites, é importante salientar que para o tabalho de SEO também é muito interessante que você possua sua marca registrada no maior número de locais possíveis.

Quando este problema acontece, você tem algumas alternativas:

  1. Como descobrir onde minha marca está registrada.
  2. Como reaver minha marca, caso já tenha sido registrada em uma rede social?

1 - Como Descobrir onde minha marca está registrada.

Muitas vezes quando uma grande empresa resolve interagir com as redes sociais, resolvendo atuar onde seus consumidores estão,  e vai criar uma conta usando sua marca para poder atuar de forma apropriada, descobre que alguém foi mais rápido e já a registrou em seu nome. Este problema acontece também com artistas e pessoas conhecidas, que deveriam prevenir problemas maiores registrando seus nomes em todas as redes que conseguirem.

Imagine se uma grande empresa como o submarino quisesse entrar no twitter somente agora (isto é apenas uma suposiçã0), obviamente eles gostariam de ter o domínio www.twitter.com/submarino. O twitter é um serviço mundial, e todos os logins são únicos, ou seja, a chance de ela conseguir este domínio exato sem que alguem tenha registrado antes é mínima. Seria muito melhor que a empresa tivesse monitorado o surgimento desta rede social e tivesse registrado tal domínio anos antes.

Hoje está muito em alta o twitter e facebook, no passado já foi o orkut e ninguém sabe o que o futuro nos reserva. Portanto a melhor forma de conseguir prevenir este tipo de problema é registrando antes destas redes tornarem-se grandes e conhecidas.

Mas fazer uma procura por redes sociais é exaustivo e demanda muito tempo. Portanto, vou apresentar-lhes 2 serviços que descobri recentemente, namechk.com e o knowem.com. O que estes 2 sites fazem é fantastico:

Você digita sua marca e cada site checa em até 300 redes sociais se o perfil usando sua marca já está registrada, e desta forma rapidamente você sabe onde ainda pode registrar-se com sua palavra chave exata.

Caso você não tenha muito tempo sobrando, algo comum na maioria das pessoas hoje em dia, você pode pagar para que eles executem o registro de sua palavra-chave em todas as redes sociais por eles cobertas. Para pequenos empresários talvez este seja um custo alto, mas para uma grande marca isto é dinheiro de troco se comparar-mos a dor de cabeça de alguem registrar sua marca e utilizar esta contam fazendo-se passar por você e dar informações erradas sobre seus produtos.

Fazendo uma rápida busca usando a ferramenta acima descritam percebemos aqui que o perfil submarino ainda está disponível no facebook e seria muito interessante que a própria empresa obtivesse este perfil ao invés de outra pessoa. Evitaria boas brigas no futuro.

2 - Como reaver minha marca, caso já tenha sido registrada em uma rede social?

Aqui temos uma questão importante. É indispensável que você possua o registro da marca no Registros e Patentes, que no Brasil é conhecido como INPI. Acredito que todas as redes sociais que fornecerem o serviço de proteção a marcas e patentes solicitarão a você uma cópia de seu registro da marca em questão.

Sei que no twitter por exemplo, antigamente se um perfil não estivesse em uso, você poderia abrir um processo requisitando-o. Hoje em dia isto não existe mais devido a quantidade de requisições que se acumulavam todos os dias. O que existe hoje no twitter é a possibilidade de solicitar o controle de um determinado perfil apresentando a documentação de registro de sua marca. Caso você não tenha isso, nem adianta entrar em contato com eles. Eu possuía o link mas perdi para esta requisição. Se alguem souber me envie que atualizo o post.

Acredito que nem todas as redes sociais possuem esta organização e protocolos definidos para requisitar um determinado perfil, mas isto é algo que raramente existe nas pequenas e a medida que vão crescendo, acaba sendo criado.

Conclusão:

Brigas, confusão e disputas por domínios já aconteceu com muita gente e com certeza acontecerá continuará acontecendo. A melhor forma de se proteger é registrar a sua marca no órgão responsável por isto (INPI) e criar contas em todos os serviçõs e redes sociais disponíveis para manter o controle sobre seu nome em suas mãos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts relacionados