Muito tem se falado sobre como será o mundo quando a pandemia passar. E é fato que não será mais o mesmo, afinal, muitas coisas já estão passando por mudanças e adaptações agora.
Um exemplo disso é que pequenas e médias empresas tiveram que pensar, as pressas, como conseguir manter o negócio, uma vez que, muitos comércios tiveram que ser fechados para evitar a disseminação do vírus.
Quem já tinha um bom planejamento de marketing digital, talvez, tenha precisado fazer algumas mudanças para se adequar ao momento, mas quem não tinha, está sentindo na pele a necessidade de uma estratégia consistente e eficaz.
No entanto, não é apenas as empresas que mudaram, o comportamento do consumidor também. Com a impossibilidade de ir até as lojas físicas, as compras na internet aumentaram, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Lojas eletrônicas chegaram a registrar alta de 180% em transações. No entanto, diante do atual cenário, as categorias que tiveram mais alta foram de alimentação e saúde.
É certo de que haverá uma mudança de comportamento do consumidor e que já é esperado que as pessoas poupem um pouco diante da instabilidade do mercado. Afinal, o covid-19 trouxe com ele não apenas questões sanitárias, mas também econômicas.
Como será futuro?
Dada a magnitude do problema que o mundo vem enfrentando, pode ser que nos próximos meses e após a crise, os consumidores fiquem mais relutantes em gastar. É um movimento que acaba sendo natural, devido a atual situação.
Em tempos de crise, é importante entender que existem três tipos de pessoas: as que perderam o emprego, as que continuam empregadas e as que perderam o negócio. Por isso a redução de consumo é praticamente inevitável. Se por um lado, em alguns setores as vendas podem aumentar, por outro, os consumidores tendem a cortar gastos que não são tão essenciais para o momento.
O que as empresas podem fazer?
Quando o país passa por uma crise, é necessário que o empreendedor possua uma postura realista e pé no chão, para conseguir enxergar como está o próprio negócio e tomar as medidas necessárias para também conseguir lidar com a turbulência.
O consumidor precisa recuperar a confiança no mercado, no entanto, as empresas também precisam se empenhar para que os clientes possam voltar a comprar.
Abaixo algumas estratégias que podem ajudar:
Procure os consumidores que já compram da sua loja
A importância de manter um vínculo com os clientes é que em um momento pós crise, a probabilidade de eles voltarem a comprar nas mesmas lojas e marcas de antes é muito maior. Claro que é importante ter novos consumidores e investir em um relacionamento duradouro com eles, no entanto, é necessário que os antigos continuem voltando ou lembrem de voltar quando a crise passar.
Inove
Inovação é algo extremamente necessário e nesse momento de crise é importante entender: como que meu produto ou serviço é importante para o consumidor? Partindo desse ponto, é possível entender maneiras de se comunicar com o cliente e em estratégias de vendas, como promoções e descontos.
De olho no marketing
O marketing é fundamental para qualquer negócio e não deve ser deixado de lado quando a empresa e o mercado estiverem passando por alguma crise. Muito pelo contrário, um bom planejamento consegue prever problemas e trabalhar com os mais possíveis cenários.
Além disso, é importante contar com profissionais que possam auxiliar neste momento, pois eles estão de olho nas mudanças, tendências do mercado e, claro, no comportamento do consumidor em meio a tudo isso.
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o nosso blog para ler mais sobre assuntos voltados ao marketing e mudanças do mercado.