Que o conteúdo é importante para a estratégia de marketing digital, todo mundo sabe. Na verdade, ele é extremamente essencial.
E quem produz conteúdo precisa saber sobre dois termos muitos utilizados: conteúdo evergreen e conteúdo noticioso.
A todo tempo nos deparamos com esses dois conceitos e toda empresa que produz conteúdo já trabalhou com um desses dois, mesmo sem saber os seus significados e importância. Ficou curioso para saber o que? Continue e leitura que explicaremos a seguir!
Conteúdo evergreen
Esse conteúdo é do tipo que não tem prazo de validade. Como esse artigo que você está lendo agora. O conteúdo evergreen pode servir a qualquer momento, não é um texto que envelhece e será sempre útil para quem ler.
É ótimo para gerar credibilidade, confiabilidade e autoridade. Por exemplo, se você possui um e-commerce que vende artigos esportivos pode produzir para o blog da sua empresa um texto com o seguinte título: 5 dicas para escolher o melhor tênis para a sua caminhada.
Esse artigo produzido pelo seu time de conteúdo pode servir ao leitor a qualquer momento, as dicas sempre serão válidas, não existe um timing para seguir.
Conteúdo noticioso
Já o conteúdo noticioso, como o próprio nome diz é sobre fatos, ou seja, notícias. Sua leitura é temporal, pois o texto é sobre algo que está acontecendo no momento. É o tipo de conteúdo que está em portais de notícias.
Entretanto, se o blog da sua empresa tiver posts diários, dependendo do assunto abordado, pois ele precisa fazer sentido com o seu negócio, vale a pena postar um conteúdo noticioso, desde que seja de interesse do seu público.
Dicas para produzir conteúdo evergreen
Alinhe o conteúdo com o funil de vendas
Sabemos que cada pessoa está em diferentes fases do funil de venda, o conteúdo evergreen é uma excelente estratégia para atrair o consumidor.
Mas para que isso funcione bem é importante alinhar o conteúdo com cada etapa do funil. Quem está buscando entender um problema consome conteúdos diferentes de quem já está tentando solucioná-lo.
Desse modo, é importante ter essa diversidade de conteúdo para impactar o consumidor durante sua jornada.
Conteúdos atemporais
O conteúdo evergreen não pode expirar, então é necessário pensar o que é interessante para o seu público ao longo prazo. Para isso acontecer, o seu time de conteúdo precisa conhecer bem a persona, de modo que, que os conteúdos atendam as expectativas do consumidor.
Tenha um call to action
O conteúdo sempre deve ter uma finalidade, desse modo, é importante incluir uma call to action para chamar o leitor para uma outra ação. As mais comuns são: leia também, baixe o e-book, entre em contato, inscreva-se na newsletter, entre outras.
Dicas para produzir conteúdo noticioso
Conteúdo noticioso precisa ser relevante para o público alvo
Como dissemos anteriormente, o conteúdo noticioso que irá postar em seu blog precisa fazer sentido para o seu negócio e público. Se você é do setor de cosméticos, por exemplo, vale a pena um artigo sobre as tendências ou lançamentos dessa área durante o ano, veja como esse tipo de conteúdo só fará sentido por um tempo, pois quando as tendências mudarem ou quando houver mais novidades, será necessário falar sobre isso.
Deve-se fazer uma curadoria de conteúdo para entender o que é válido ou não para o seu blog quando se trata de conteúdo noticioso. O mais importante é se perguntar: isso é interessante para o consumidor?
Entenda a estrutura
Um texto evergreen pode ser um pouco mais elaborado, no entanto, quando se trata de um noticioso, é importante que a conteúdo traga o principal ponto do texto logo no início, para que o leitor logo de cara já entenda do que trata a notícia. Isto é, ele tem mais urgência nas palavras e em toda estrutura.
Pesquise as palavras chave
Mesmo que se trate de um texto que possui um prazo de validade, é importante buscar palavras-chave para poder construir o conteúdo, pois se é algo de interesse do público, o leitor muito provavelmente irá buscar sobre isso no Google. Entendeu as principais diferenças entre os conteúdos evergreen e noticioso? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder o mais breve possível. E não se esqueça de ficar de olho no blog da Agência Carti.