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Conteúdo Evergreen e conteúdo noticioso: diferenças e dicas4 min read

  • maio 20, 2020
  • Eduardo Gasparetto

Que o conteúdo é importante para a estratégia de marketing digital, todo mundo sabe. Na verdade, ele é extremamente essencial.

E quem produz conteúdo precisa saber sobre dois termos muitos utilizados: conteúdo evergreen e conteúdo noticioso.

A todo tempo nos deparamos com esses dois conceitos e toda empresa que produz conteúdo já trabalhou com um desses dois, mesmo sem saber os seus significados e importância. Ficou curioso para saber o que? Continue e leitura que explicaremos a seguir!

Conteúdo evergreen

Esse conteúdo é do tipo que não tem prazo de validade. Como esse artigo que você está lendo agora. O conteúdo evergreen pode servir a qualquer momento, não é um texto que envelhece e será sempre útil para quem ler.

É ótimo para gerar credibilidade, confiabilidade e autoridade. Por exemplo, se você possui um e-commerce que vende artigos esportivos pode produzir para o blog da sua empresa um texto com o seguinte título:  5 dicas para escolher o melhor tênis para a sua caminhada.

Esse artigo produzido pelo seu time de conteúdo pode servir ao leitor  a qualquer momento, as dicas sempre serão válidas, não existe um timing para seguir.

Conteúdo noticioso

Já o conteúdo noticioso, como o próprio nome diz é sobre fatos, ou seja, notícias.  Sua leitura é temporal, pois o texto é sobre algo que está acontecendo no momento. É o tipo de conteúdo que está em portais de notícias.

Entretanto, se o blog da sua empresa tiver posts diários, dependendo do assunto abordado, pois ele precisa fazer sentido com o seu negócio, vale a pena postar um conteúdo noticioso, desde que seja de interesse do seu público.

Dicas para produzir conteúdo evergreen

Alinhe o conteúdo com o funil de vendas

Sabemos que cada pessoa está em diferentes fases do funil de venda, o conteúdo evergreen é uma excelente estratégia para atrair o consumidor.

Mas para que isso funcione bem é importante alinhar o conteúdo com cada etapa do funil. Quem está buscando entender um problema consome conteúdos diferentes de quem já está tentando solucioná-lo.

Desse modo, é importante ter essa diversidade de conteúdo para impactar o consumidor durante sua jornada. 

Conteúdos atemporais

O conteúdo evergreen não pode expirar, então é necessário pensar o que é interessante para o seu público ao longo prazo. Para isso acontecer, o seu time de conteúdo precisa conhecer bem a persona, de modo que, que os conteúdos atendam as expectativas do consumidor.

Tenha um call to action

O conteúdo sempre deve ter uma finalidade, desse modo, é importante incluir uma call to action para chamar o leitor para uma outra ação. As mais comuns são: leia também, baixe o e-book, entre em contato, inscreva-se na newsletter, entre outras. 

Dicas para produzir conteúdo noticioso

Conteúdo noticioso precisa ser relevante para o público alvo

Como dissemos anteriormente, o conteúdo noticioso que irá postar em seu blog precisa fazer sentido para o seu negócio e público. Se você é do setor de cosméticos, por exemplo, vale a pena um artigo sobre as tendências ou lançamentos dessa área durante o ano, veja como esse tipo de conteúdo só fará sentido por um tempo, pois quando as tendências mudarem ou quando houver mais novidades, será necessário falar sobre isso.

Deve-se fazer uma curadoria de conteúdo para entender o que é válido ou não para o seu blog quando se trata de conteúdo noticioso. O mais importante é se perguntar: isso é interessante para o consumidor?

Entenda a estrutura

Um texto evergreen pode ser um pouco mais elaborado, no entanto, quando se trata de um noticioso, é importante que a conteúdo traga o principal ponto do texto logo no início, para que o leitor logo de cara já entenda do que trata a notícia. Isto é, ele tem mais urgência nas palavras e em toda estrutura.

Pesquise as palavras chave

Mesmo que se trate de um texto que possui um prazo de validade, é importante buscar palavras-chave para poder construir o conteúdo, pois se é algo de interesse do público, o leitor muito provavelmente irá buscar sobre isso no Google. Entendeu as principais diferenças entre os conteúdos evergreen e noticioso? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder o mais breve possível. E não se esqueça de ficar de olho no blog da Agência Carti.

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