Conteúdo interativo é todo material que exige uma forma de interação de quem está consumindo.
É possível ver vários desse tipo de conteúdo no dia a dia ao navegar na internet, seja um quizz, uma enquete, um infográfico animado, são inúmeras possibilidades.
São ótimos para estimular a audiência, mexer com a criatividade do público, engajar e, principalmente, gerar interação entre consumidor e marca.
A seguir, mostraremos alguns exemplos de conteúdos interativos que podem ser aplicados na sua estratégia de comunicação e marketing.
Quizz
Essa deve ser uma das modalidades mais comuns nos conteúdos que vemos pela internet. Podem ser usados para entreter e educar o público. O site Buzzfeed usa muito dessa ferramenta, gerando interatividade entre a marca e as pessoas que a seguem.
Enquete
Enquetes também podem ser usadas para entreter e educar o público. O Instagram disponibilizou esse recurso e as marcas usam muito para saber a opinião das pessoas sobre determinados assuntos ou até mesmo o nível de conhecimento a respeito de algo.
Calculadoras
Alguns sites podem usar a calculadora como conteúdo interativo para mostrar ao consumidor o quanto ele irá economizar em alguma aquisição ou se adotar alguma prática. Depende muito do que está sendo ofertado, mas geralmente esse recurso é apresentado após alguma explicação sobre uma proposta de valor.
White papers
White papers também podem ser interativos, uma vez que é um tipo de conteúdo mais denso e mais técnico que e-books ou blog posts, por exemplo. É possível fazer isso inserindo botões de navegação deixando a experiência do leitor mais agradável.
Infográficos
O infográfico já é por si só um pouco mais atraente por ser um tipo de conteúdo que mescla pequenos textos com aspectos visuais. Para torná-lo interativo é possível trazer gráficos animados, depende muito da proposta do conteúdo e da estética aplicada.
Avaliação
Essa é uma ferramenta muito interessante para quem presta algum tipo de avaliação pelo próprio site ou aplicativo. Por exemplo, uma marca de tintas pode desenvolver um recurso no qual o consumidor consegue ver como a parede da casa dele irá ficar com a cor que ele escolheu para aquele ambiente.
Ou uma agência de marketing pode fazer uma avaliação de site para dar uma amostra ao cliente de como está a página dele com relação ao SEO. Essa é uma maneira muito interessante de mostrar o valor do trabalho que será executado.
Existem muitas maneiras de fazer conteúdo interativo, mas para a estratégia dar certo, é preciso ter um bom planejamento e, claro, conhecer o público muito bem! Continue acompanhando o blog da Agência Carti para ler mais sobre maneiras de engajar os consumidores com a sua marca!