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Dicionário do marketing de conteúdo: conheça os principais termos4 min read

  • julho 15, 2020
  • Eduardo Gasparetto

Quando se trata de marketing de conteúdo é comum ver profissionais usarem alguns termos para designar alguns conceitos. No entanto, quem está entrando agora nesse mundo, pode ficar um pouco confuso sobre o que significa cada palavra usada.  

Desse modo, buscando facilitar para os novos produtores de conteúdo, fizemos uma lista com os principais termos usados na área de conteúdo.

Continue a leitura para saber o que cada palavra significa.

Blog

O blog é um site composto por conteúdo que são postados por ordem cronológica. Um exemplo é o próprio Blog da Agência Carti.

Buyer Persona

Representação dos clientes ideais de uma empresa. São criados para entender melhor quem é o público, ajudando a impactá-los com o conteúdo certo.

Branded Content

Estratégia de conteúdo que visa promover a marca com o uso de narrativas que possam gerar empatia com o público.

Calendário editorial

Cronograma para planejamento de conteúdos com base nas pautas que devem ser trabalhadas.

Call to Action

Chamada para ação usada para levar o leitor para outro destino, podem ser usadas de diversas formas em diferentes conteúdos.

Conteúdo evergreen

Conteúdo que não envelhece, ou seja, que pode ser lido em qualquer época que ainda fará sentido para o leitor.

E-book

Livro digital que aborda algum assunto de forma mais aprofundada. Dentro do marketing é muito importante na estratégia de geração de leads. Saiba como fazer um no artigo Venda seu conhecimento: saiba como produzir um e-book de sucesso.

Funil de vendas

Modelo usado para identificar cada etapa do cliente em sua jornada de compra. É dividido em três partes: topo, meio e fundo. Cada uma dessas fases possui conteúdos diferentes que ajudam a guiar o consumidor até a compra. 

 

 

Inbound marketing

Estratégia utilizada para atrair clientes por meio de vários tipos de conteúdo, como blog, vídeos, e-book, newsletter, posts em redes sociais etc. O objetivo é trazer os clientes para mais perto da empresa. 

Infográfico

Informação apresentada de forma visual. Bastante usada para trazer dados em forma de textos e números. Torna a leitura mais fácil e organizada. 

Keywords

Keywords são palavras-chave. Todo conteúdo precisa trabalhar com base nas palavras-chave para garantir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.

Lead

Lead é o visitante que informa os próprios dados para ter algum conteúdo em troca. Os e-books são ótimas estratégias para isso. No entanto, pode ser definido também como a pessoa que entra em contato com a empresa para conseguir informações acerca do produto ou serviço.

Link Building

São os links relevantes que estão no blog ou site que ajudam a melhorar as posições nos motores de buscas. No entanto, é importante enfatizar que não é a quantidade de links, mas, sim, a qualidade deles que dão bons resultados.

MQL

Sigla da termos em inglês: Marketing Qualified Leads. Esse termo serve para designar um lead que já tem conhecimento de seu problema, busca uma solução, já entrou em contato com alguma empresa por meio de algum conteúdo que o ajudou a chegar nessa fase. Ou seja, é um lead que está em estágio educado.

Newsjacking

É um conteúdo de oportunidade, ou seja, que aproveitou algum assunto do momento ou notícia para trazer mais tráfego para o site.

Off page

Off page é tudo que está fora do seu site, mas que ajuda no ranqueamento, como o link building.

On page

É tudo que está dentro de um site e que também influencia no posicionamento nos mecanismos de buscas, exemplo: título, Keywords, url, entre outros.

Podcast

Série de programas em áudio.

Promoção de conteúdo

Divulgação paga de conteúdo por meio das redes sociais que visa aumentar a audiência.

SEO

Otimização de conteúdo de busca. São estratégias que ajudam a melhorar o posicionamento do site na internet de forma orgânica.

Storytelling

Técnica que ajuda a contar histórias de forma coerente e impactante.

Visual Content

 Tudo que é conteúdo visual: fotos, vídeos, infográficos, memes etc. Esses são apenas alguns dos termos que são bastante utilizados entre os profissionais que trabalham com produção de conteúdo. Continue acompanhando o blog da Agência Carti para entender mais sobre essa área tão importante para as empresas.

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