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Como pequenas e médias empresas podem enfrentar a crise por meio do marketing digital?4 min read

  • abril 7, 2020
  • Eduardo Gasparetto

Tomar decisões que sejam rápidas e assertivas é algo muito importante para os negócios, especialmente, em momentos de crises.

Em situações de instabilidade, as pequenas e médias empresas conseguem sentir mais o impacto do desequilíbrio do mercado, e é exatamente isso que vem acontecendo desde que o mundo inteiro ficou em alerta com o avanço do covid-19 em vários países. 

Para evitar a disseminação do vírus, muitas empresas se viram obrigadas a mudar o modus operandi, afim de preservar a saúde dos colaboradores e minimizar, de alguma forma, o estrago causado pela doença.

No entanto, essa não é uma tarefa muito fácil, afinal, negócios que não fazem parte dos serviços considerados essenciais, precisaram fechar as portas para seguir a recomendação dos órgãos competentes, afim de evitar aglomerações.

Desse modo, a internet e consequentemente, o marketing digital, nunca se fez tão importante nas estratégias, independente do negócio. Afinal, como manter uma empresa sustentável em meio a essa recessão?

Embora, seja um momento delicado, especialistas dizem que as crises podem gerar oportunidades. Mas, para isso acontecer, é necessário estar de olho no mercado e, claro, ter um bom planejamento para conseguir lidar, de fato, com as mudanças.

E o marketing digital tem papel fundamental nisso. Com uma estratégia bem planejada, as empresas podem passar por essa crise, não vamos dizer que tranquilamente, pois é um movimento que afeta diversos setores e é necessário se adaptar, no entanto, é possível sentir menos o impacto negativo.

Ficou curioso para saber como isso é possível? Continue a leitura que mostraremos algumas estratégias importantes.

Se posicione digitalmente e venda pela internet

O posicionamento digital é algo extremamente importante nos dias de hoje, uma vez que, todas as pessoas ou a maioria delas, estão na internet e a usam sempre para procurar algum produto ou marca.

Mas, se ela já é importante para qualquer negócio, em tempos de crise a internet pode ser a única saída para os empreendedores. É preciso estar nas redes sociais para se conectar com o público e ter um bom site, mas é necessário entender que esse é um “trabalho de formiguinha”, ou seja, não é apenas fazer, mas, sim, alimentar as estratégias.

No entanto, sabemos que nem todo mundo usa a internet a seu favor, desse modo, uma boa alternativa para começar a vender no mundo online quando não se tem um site, é usando o marketplace. E, claro, use e abuse das redes sociais que são condizentes com o seu negócio e faça vendas por lá também.

Saiba bem quem é o seu público

Para conseguir vender na internet é necessário entender quem é o seu público. Do contrário, qualquer estratégia traçada não resultará em nada. Saber quais são as preferências deles, hábitos, gostos, costumes, além de informações básicas, como faixa-etária e gênero.

São detalhes importantes que mostrará como o seu negócio deve se comunicar com o público, como pensar nas divulgações, promoções, etc.

Faça anúncios online

Investir em Google ADS pode ajudar em estratégias a curto prazo, o que é importante em momentos de crise. É possível definir quanto será gasto por mês, a frequência e quais campanhas. Certamente, isso não anula toda a estratégia de comunicação digital que a sua marca precisa ter, mas é um item importante para por em prática.

Nem sempre é possível esperar meses para se conseguir resultados com SEO e conteúdo, e os anúncios online trazem essa rapidez. Além disso, é também um modo para que a empresa tenha mais fôlego para conseguir investir em outras estratégias, enquanto atrai leads qualificados.

Invista em bons conteúdos

Parte da estratégia do marketing digital é investir em conteúdos que atraia e conecte o público a sua marca. Mas para que as pessoas possam se identificar com a empresa, é necessário criar conteúdo.

Entendemos que em crises nem sempre é possível criar conteúdos que exijam muito tempo, como a produção de e-books, por exemplo. Mas, as redes sociais podem ser uma boa ferramenta para isso. Aliás, elas são excelentes estratégias para realizar promoções e divulga-las. Além de, claro, interagir com o público.

Tenha objetivos claros

Nenhuma estratégia fará sentido se não houver objetivos claros, ou seja, sem não souber qual a finalidade do seu planejamento. Em crises, é necessário agir rápido para conseguir conter ou prever possíveis prejuízos.

Empresas que já possuem um planejamento de marketing digital, que contam com uma agência e especialistas no assunto, certamente, consegue ver melhor os caminhos a serem seguidos em situações como essa.

Mas nunca é tarde para pensar em estratégias e coloca-las em prática. Na verdade, fazer isso é essencial para que as empresas possam sobreviver em meio a crises e, claro, para serem mais competitivas no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários que iremos responder e continue acompanhando nosso blog para ler mais sobre o universo de marketing digital.

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