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Entendendo o Marketing em Mídias Sociais (SMM)9 min read

  • março 13, 2013
  • Eduardo Gasparetto

Como funciona o Marketing nas Mídias Sociais

O marketing em Mídias Sociais nunca foi tão famoso e tão mal utilizado como nos dias de hoje. O constante crescimento desses canais de mídia, aliado a uma pretensa facilidade de fazer uso dessas ferramentas, faz com que muitos profissionais liberais, micro e pequenos empresários arrisquem algum tempo e dinheiro criando suas próprias campanhas. Muitas vezes, porém, o resultado acaba ficando bem aquém daquilo que se era esperado e o esforço acaba dando a impressão de ter sido em vão.

Isso acontece porque, embora as ferramentas para criar, desenvolver e colocar uma campanha dessas no ar sejam bem intuitivas e repletas de tutoriais, a estratégia e o planejamento que uma campanha de marketing requer não vem nesse pacote. E em marketing, como em construção civil, medicina esportiva ou qualquer outra área do conhecimento, possuir ferramentas não é a única coisa que se precisa para obter um resultado produtivo em uma atividade.

Não basta também conhecer termos como taxa de conversão, custo por clique ou qualquer outro desse jargão. É preciso conhecimento teórico de marketing, saber analisar a demanda gerada pelo público que está nas mídias sociais, entender como as etapas do ciclo de compra do seu produto/ou serviço se encaixa nesse cenário, ter métricas eficazes para o acompanhamento dos resultados, enfim, uma série de recursos que estão presentes no material humano que lida com a campanha, e não nos sites que disponibilizam o tráfego.

Mais do que isso, é preciso entender como as relações de troca mudam com a chegada das mídias sociais. A comunicação muda, os anúncios mudam, o conceito de credibilidade de uma marca, assim como a interação do seu público consumidor para com ela muda.

Socializando

As mídias sociais surgiram para mudar o conceito de cliente e consumidor – hoje em dia nós somos fãs de marcas e produtos. Cada usuário de mídias sociais carrega consigo um potencial de divulgação enorme que, quando combinados, criam os fenômenos virais de conteúdo que conhecemos sem saber como – vídeos e fotos que se alastram com velocidade incrível na internet, atingindo milhões de visualizações em dias ou semanas.

Elas mudaram a maneira de se comunicar com esse público – anúncios passam a dar lugar para conteúdo interativo e dinâmico, que em vez de procurar vender a marca ou o produto, procura estabelecer uma conexão com esse público, tornando-o representante de sua mensagem. Pessoas conectadas por interesses comuns ou laços de amizade e parentesco se transformam no principal canal de mensagem nas redes sociais. Isso facilita e acelera a divulgação, que depende de apenas um clique de cada usuário para dar um passo além.

Porém, da mesma forma que nunca foi tão fácil alcançar várias pessoas, conhecendo detalhes de cada uma delas, o público de redes sociais é criterioso e seletivo. Poucos são aqueles que são convencidos a executarem ações em prol da publicidade alheia, por mais simples que um clique seja. O comportamento dos usuários muda, claro, de acordo com o tipo de rede social a que se refere, mas a cada dia fica mais difícil conseguir um retweet ou uma curtida. As pessoas começam a se enxergar responsáveis pelo que espalham e não querem propagar mensagens que não tenham a sua cara.

Tudo fica mais pessoal – desde a distribuição de opiniões até a relação com marcas e produtos. Por isso o marketing em mídias sociais deve buscar uma aproximação de pessoas em torno de uma ideia, mais do que vender um produto ou serviço descaradamente. Isso deve ser feito nas entrelinhas.

É importante saber tirar vantagem das mídias sociais, aumentando o grupo de potenciais clientes que tem conhecimento da sua marca. E a melhor maneira de conseguir reciprocidade nesse terreno é oferecer vantagens, serviços gratuitos, entretenimento interessante e nunca, mas nunca pedir nada pra ninguém que não se conheça.

Redes Genéricas X Redes de Nicho

Dentro do universo das Mídias Sociais, é necessário deixar claro que existem dois grandes tipos de redes sociais – as genéricas e as de nicho. O primeiro grupo – que contém Orkut, Facebook e Twitter como maiores representantes no Brasil – são aquelas mais estruturadas, com mais recursos e número de usuários maior. Elas englobam todo e qualquer tipo de assunto e contexto, geralmente criando comunidades dentro de si para atender interesses de grupos específicos. Já o segundo grupo – as redes de nicho – tendem a agrupar pessoas em torno de um interesse comum – rede social de artistas amadores, de noivos, de músicos independentes, etc.

É como contrapor um anúncio de um carro novo em uma revista de variedades, sem foco definido, e em uma revista especializada em veículos. A intenção de cada público é diferente e, sabendo reconhecer e entender essa intenção, é possível tirar proveito dos dois lados.

Várias dessas redes menores nascem a cada dia e a tendência é só aumentarem. Empresas estão montando plataformas para usuários da internet montarem suas próprias redes sociais e, da mesma forma que os blogs, a chance de várias deles conseguirem sucesso e destaque em seus nichos de mercado realmente existe. Três plataformas que vêm ganhando notoriedade nesse nicho são o Ning, o SocialGo e o By You, nas quais com um pequeno investimento é possível começar a sua própria rede social em poucas horas. É possível inclusive criar serviços de intranet e extranet privados.

Já com as redes genéricas é possível encontrar grupos e comunidades interessantes para serem explorados. Muito se agrupam em torno de uma ideia ou conceito que pode demonstrar uma oportunidade interessante de divulgação. Se você pretende anunciar um livro de humor, por exemplo, pode fazer uma varredura pelas diversas comunidades de humor presentes no Facebook, identificar aquelas que se aproximam ao senso de humor do seu livro, e investir em anúncios apenas para as pessoas que curtiram tal página. Muitas vezes é possível conseguir espaço para divulgar seus serviços gratuitamente.

Seja como for, se você procura agregar clientes e fãs em torno da sua marca, explorando esse admirável e online mundo novo, você vai precisar montar a sua página social nas maiores redes da internet brasileira – facebook e/ou Orkut.

Sua Página Social

É na sua página social que você vai expor os pontos fortes do seu negócio, atender pessoas, prospectar novas oportunidades, divulgar conteúdo e muitas outras ações para aproximar e reter clientes e fãs.

 

Sua página social não deve ser um canal de vendas. Aliás, deve ficar o mais longe disso possível. Ela deve funcionar como um canal de conteúdo e entretenimento repleto de links e iscas para suas páginas de vendas. Vender, ao primeiro contato, é morte certa no mundo das redes sociais. É preciso cativar, entreter e surpreender o usuário para conseguir que as mensagens se espalhem de maneira eficaz.

O conteúdo exibido na página deve ser planejado de maneira a não deixá-la muito ociosa e com um ritmo constante. É preferível ter poucas atualizações planejadas e consistentes a empolgar-se no começo e criar um ritmo difícil de ser mantido. Existem ferramentas gratuitas na internet – como o Hootsuite – que permitem agendar as suas publicações para que você possa sempre estar adiantado com a produção e conteúdo da sua página (falaremos delas depois).

As páginas podem trazer links, vídeos, imagens e texto. Quanto mais diversificado o seu conteúdo, maiores as chances de cativar pessoas com diferentes gostos. Com exceção de fenômenos virais isolados, imagens tendem a se espalhar de maneira mais rápida, principalmente se combinadas com mensagens curtas de texto. Ao divulgar uma imagem em sua página, tenha certeza de sempre colocar uma marca d’água com sua marca bem evidente e passar instruções para os usuários, do tipo “clique aqui”, “curta”, “compartilhe”, porém sempre de um jeito não tão imperativo e, de preferência que dialogue com a contexto da imagem “curta se você está querendo casar”, “compartilhe se conhece alguém que está pra casar”,  para o caso de um buffet de festas e eventos, por exemplo. Os resultados são bem melhores quando as pessoas são orientadas a executar o que se espera.

Resultado

O que você espera com a sua campanha de Marketing em Mídias Sociais?

Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não comece ainda. Estabelecer as expectativas em uma campanha de mídias sociais é tão fundamental como em qualquer outra campanha. Isso a mantém no ritmo, mostra o que funciona e o que não funciona, o que deve ser mantido e o que deve ser riscado da lista.

Não espere que as mídias sociais resolvam todos os problemas presentes no seu negócio. Saiba quais são os seus problemas antes da campanha começar e ataque-os pontualmente. Se você precisa aumentar sua visibilidade perante o público masculino e adolescente, fale diretamente com ele, com uma linguagem que ele entenda, direcionando-o da melhor maneira à sua marca. Se você precisa aumentar o faturamento, faça campanhas promocionais para aquele que decide a compra do seu produto. Se o seu negócio é business 2 business, procure se conectar com pessoas de departamentos específicos, com poderes específicos dentro da empresa que você quer se aproximar. Não jogue sua marca de qualquer maneira em um banner simplesmente porque o clique custa alguns centavos.

Não caia no truque das ferramentas bonitinhas e intuitivas que vão mastigar o seu dinheiro de troco em troco. Se você quer realmente dar uma levantada no seu negócio, blog, loja virtual ou o que seja, saiba que sim, existem diversas ferramentas à sua disponibilidade e que sim, existe a melhor e a pior maneira de utilizá-las. Conhecer seu funcionamento é só o primeiro passo.

E, claro, quando em dúvida, consulte sempre um profissional! Há sempre um profissional de Marketing perto de você!

Sobre o Autor

Henrique Fogli é blogueiro profissional, marqueteiro e empreendedor online. Conheça um dos seus sites no qual ele disponibiliza uma série de dicas para aqueles que querem largar seus empregos atuais e descobrir como ganhar dinheiro na internet trabalhando de casa, sem chefe, sem trânsito e com mais qualidade de vida.

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