lives: nova tendência de consumo

Lives: nova tendência de consumo

Com o isolamento social causado pela pandemia, o comportamento do consumidor tem passado por mudanças e a internet está sendo uma ferramenta fundamental em meio a tudo isso, uma vez que marcas e artistas estão se promovendo ainda mais por meio dela.

O vídeo, por exemplo, sempre foi uma das principais ferramentas de comunicação na internet, e em tempos de coronavírus, uma modalidade está em ascensão: a famosa live.

Não à toa que, as marcas passaram a patrocinar as lives que os artistas estão fazendo para os fãs. Conteúdo hipermídia nunca fez tanto sentido: Youtube, Instagram e televisão estão cada vez mais conectados.

Interação é importante

O interesse do público por lives se dá pela possibilidade de interação com quem está na frente da telinha. Mesmo que fisicamente as pessoas estejam distantes, assistir os vídeos ao vivo permite uma aproximação maior, seja com o artista ou marca que esteja promovendo esse encontro, mesmo que a distância.

O consumo de conteúdo online, evidentemente, aumentou. Assim como o uso das redes sociais, uma vez que, as pessoas sentem a necessidade de estarem perto uma das outras, ainda que seja online.

O que as empresas podem aprender com isso?

Estar no mundo digital nunca foi tão necessário quanto agora. As lives, de fato, já existiam, mas agora a modalidade se intensificou, então, por que as empresas não aproveitam essa onda para se aproximar ainda mais do público?

A tendência está ganhando cada vez mais adeptos, os conteúdos diferenciados e interativos chamam a atenção do público, desse modo, é uma ótima oportunidade para conhecer melhor os consumidores, se relacionar com os prospects e até mesmo a aumentar possibilidades de vendas.

Qualquer empresa pode fazer uma live?

Engana-se quem pensa que apenas os grandes nomes ou os artistas podem usar dessa ferramenta. É claro que é importante entender o nicho de atuação e conhecer minimamente o público, além disso, nem todas as plataformas precisam ser utilizadas simultaneamente.

Um professor de inglês, por exemplo, pode fazer uma live no Instagram para aquele público que já o segue dando dicas sobre a língua inglesa. Assim como uma clínica de estética também pode usar a rede social para falar sobre cuidados da pele em casa.

Existem diversas abordagens que podem ser usadas no estilo de live, cabe a empresa, seja ela grande ou pequena, entender qual tipo de conteúdo ela tem para passar e aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Outro ponto importante é entender qual sãos os melhores canais para se comunicar com o público, além de, claro, saber qual é a melhor abordagem, pois, nem sempre, a live pode ser o caminho mais adequado.

Nem sempre o que funciona para um, irá funcionar para o outro. Mas para descobrir isso é necessário estar disposto a arriscar e também ter um bom planejamento de conteúdo e de marketing digital, pois quem tem essas duas coisas, muito provavelmente já está familiarizado com a persona que possui.

Qual o setor de atuação da sua empresa e que tipo de conteúdo você pode oferecer para o seu público dessa forma?

Consulte a Agência Carti para entender como podemos ajudar o seu negócio a estar cada vez mais perto consumidores!

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