marketing digital alternativa crise no comércio brasileiro

Marketing Digital: A alternativa para a crise do comércio brasileiro.

Diante do cenário de recessão e despesas altas, cada vez mais lojas tem investido no e-commerce para alavancar suas vendas.

Não há como negar que a crise econômica brasileira tem afetado diretamente o comércio, as incertezas do mercado e o aumento do índice do desemprego tem feito cada vez mais brasileiros cortarem os gastos.

Mesmo numa época em que o comércio está aquecido os números demonstram que o brasileiro está mais cauteloso na hora das compras. De acordo com levantamento recente da Confederação Nacional do comércio (CNC), o Natal de 2015 movimentará 4,8% a menos em comparação com as vendas do ano anterior.

Além do maior aumento de preços praticados pelo comércio desde 2002, o ano de 2015 ficará marcado como o ano dos altos custos, tanto para consumidores quanto para lojistas. Alta de juros, desvalorização da moeda e aumento das taxas de serviços de água, luz e aluguel não afetam somente o consumidor, todo o setor de comércio sofre grandes perdas, pois a manutenção do negócio fica cada vez mais cara. O comerciante deixa de lucrar, e o custo de sua atividade não para de subir.

Fechamento de grandes redes de lojas

Grandes grupos varejistas têm anunciado o fechamento de lojas como alternativa para o corte de despesas. Em relatório apresentado há pouco mais de um mês, o Grupo Via Varejo – parte do Grupo Pão de Açúcar anunciou o fechamento de 28 lojas Ponto Frio e 3 Casas Bahia. O objetivo é conseguir diminuir despesas diretas como aluguel dos pontos de venda, custos com logística e departamento pessoal.

Outro grande varejista que tem tomado medidas para contornar a crise é o grupo Magazine Luiza, que nos primeiros 9 meses do ano registrou prejuízo de 13,2 milhões de reais. Através de medidas como negociação dos custos com locação das lojas até redução do quadro de funcionários o grupo pretende equilibrar as contas e adotar um novo plano de vendas.

Até mesmo lojas de vestuário, como a Marisa e Hering vem sinalizando que a constante queda nos lucros pode levar a fechamento de mais lojas, e que essas medidas podem continuar em 2016.

Investindo no Comércio Eletrônico

Em contrapartida do comercio direto, o comercio eletrônico tem crescido consideravelmente, no primeiro quadrimestre deste ano o setor vendeu o equivalente a R$12 bilhões de reais e tem sido a alternativa dos comerciantes para redução de custos e aumento do faturamento.

Parte do plano estratégico do Magazine Luiza é investir progressivamente em comércio eletrônico. De acordo com a empresa, apesar na queda do faturamento bruto, as vendas pelo site tiveram crescimento de 9,2%, respondendo por 22% do seu faturamento.

Mesmo com as quedas de venda em lojas físicas o grupo mantem-se otimista, pois a expectativa é que a Black Friday alavanque a receita de 2015 e que futuramente o comercio eletrônico seja responsável por 40% do faturamento.

Já a Hering pretende investir pesado em tecnologia, softwares e vendas online em 2016 para ampliar seu número de visitas online e aumentar a fatia de vendas pela internet de 1,9% para 5% nos próximo anos.

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Como se destacar no comercio eletrônico?

A migração para o comercio eletrônico não é uma exclusividade de grandes lojas, nem de marcas famosas e conhecidas pelo público. Os números do setor mostram que nos primeiros meses de 2014 o número de lojas virtuais quase que dobrou.  Desde grandes sites de e-commerce até aplicativos de venda, os serviços digitais demandam cada vez mais uma estratégia competitiva.

Não basta apenas ter um site de vendas, é preciso ser encontrado pelos compradores. Diferente de uma loja, que é um ponto de referência e pode ter uma rede espelhada por diversos locais, a internet é um campo muito mais amplo de atuação, e com concorrência direta!

Muito além das promoções, condições e facilidades, o que o cliente online realmente quer é encontrar rapidamente. É praticamente automático o comportamento de buscar algo através de sites como Google, bater o olho nos primeiros resultados, clicar em um dos resultados e raramente passar para segunda página. É exatamente aí onde a loja virtual deve estar para ter sucesso, dentre os primeiros resultados de busca.

SEO – Como ser encontrado no Google

O Marketing Digital é uma abordagem diferente do marketing convencional, pois utiliza técnicas especificas para fazer com que uma loja ou uma marca seja facilmente encontrada na internet.

O SEO (do inglês, Otimização para mecanismos de busca) é um serviço de marketing digital especializado em fazer um site ser achado pelo Google, Bing e outros buscadores. Utilizando estratégias de desenvolvimento de conteúdo aliado a arquitetura do site, esta técnica pode aumentar consideravelmente as visitas e vendas de um site.

O grande diferencial desse serviço é que seus resultados são duradouros, com um projeto bem desenvolvido e de acordo com as diretrizes do Google, a marca que alcança as primeiras posições nos resultados de busca tem grandes chances de permanecer ali, sem custos adicionais de propaganda. De acordo com o próprio Google, a maioria esmagadora dos consumidores vai clicar nos resultados abaixo dos anúncios pagos, os chamados “resultados orgânicos”, pois eles passam mais relevância e confiança. Afinal, se uma marca está nos primeiros resultados, ela possivelmente é muito boa!

Estudar é uma saída

Apesar de ser um termo pouco conhecido no comercio brasileiro, o Marketing Digital, especialmente o serviço de SEO é uma tendência mundial. A preocupação das marcas em oferecer conteúdo e ser achado na Internet é uma preocupação crescente e a expectativa é que mais e mais empresas optem por essa estratégia com objetivo de aumentar suas vendas.

Com um mercado bem seleto de profissionais é possível encontrar Agências e sites especializados que tem o desejo de popularizar a idéia no mercado brasileiro. De acordo com o CEO da Agência Carti (AgenciaCarti.com.br), Eduardo Gasparetto, “é importante é que os donos de empresa tenham consciência que o melhor momento para investir no fortalecimento da marca é agora, pois a crescente do mercado fará com que o meio digital se torne ainda mais competitivo nos próximos anos, e quanto antes uma estratégia de otimização seja empregada, mais consolidada a marca ficará.” Com o objetivo de mostrar a importância do Marketing Digital, sua Agência Carti criou a série de vídeos no Youtube  chamada Mastermind, que dá dicas claras e objetivas de como adotar o SEO e obter melhores resultados através de ferramentas gratuitas e técnicas simples, que qualquer pessoa pode aplicar em seu site sem grandes complicações.

É evidente que a crise afetou o comercio brasileiro, mas o que o mercado tem mostrado é que a necessidade de se adaptar é a única solução para manter-se competitivo. Adotar novas estratégias de venda e principalmente atualizar-se para o mundo digital, pois se por um lado as pessoas evitam as lojas, dificilmente elas vão parar de navegar, e entre um site e outro, acabam achando algo pela qual elas estão dispostas a pagar.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/12/vendas-de-natal-em-lojas-eletronicas-crescem-26-diz-e-bit.html

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