marketing digital para iniciantes: 6 aspectos básicos que as empresas precisam conhecer

Marketing digital para iniciantes: 6 aspectos básicos que as empresas precisam conhecer

Todo mundo já sabe que o marketing digital é importante para qualquer negócio, porém não são todas as empresas que possuem uma estratégia bem alinhada, seja ela feita por equipe interna ou agência especializada.

Mas ainda há aqueles que conhecem o termo marketing digital, sabem a necessidade do mesmo para a empresa, mas desconhecem ou não estão tão familiarizados com alguns termos usados nesta área.

Desse modo, preparamos um guia com aspectos básicos que toda empresa deve conhecer sobre o marketing digital. Veja a seguir:

Marketing de conteúdo

O mundo digital é repleto de conteúdo em diferentes formatos: texto, áudio, vídeo, imagens, etc. É por meio do conteúdo que a informação chega até o consumidor, que a marca da empresa é reforçada, que a mensagem é passada.

E o marketing de conteúdo é a estratégia de impactar o cliente por diferentes meios, de modo que, não promova a marca explicitamente e ajude o público a resolver seus problemas, se tornando assim autoridade no assunto.

A finalidade dessa estratégia é fazer com que as pessoas respeitem a empresa e a tenham como referência, além de claro, que se tornem clientes.

Google Ads

O Google ADS é o principal serviço de publicidade do Google. As empresas podem investir em audiência qualificada para que nas pesquisas elas apareçam com mais facilidade para o consumidor.

Entretanto, não é apenas investir dinheiro em anúncio, é necessário estar atento as regras do Google, além de claro, conhecer bem essa estratégia. Nós já preparamos um outro artigo junto com um vídeo que explica detalhadamente o Google ADS, você pode acessa-lo clicando aqui.

SEO

Esse termo trata-se da otimização de sites. Se por um lado o Google ADS é a publicidade paga, por outro, o SEO é o conjunto de estratégias que visam alcançar rankings orgânicos para trazer tráfego para o site, blog e páginas na internet e, consequentemente, gerar autoridade.

Resumidamente, as técnicas que envolvem o SEO ajudam a melhorar o posicionamento da sua empresa nos mecanismos de buscas. É aconselhável contar com a ajuda de profissionais capacitados e certificados para atingir bons resultados com a estratégia.

E-mail marketing

Essa estratégia do marketing digital visa entregar uma mensagem por e-mail aos consumidores ou pessoas interessadas pela marca.

As próprias pessoas fornecem seus e-mails através de outra estratégia, a partir disso, é possível ter um grande alcance com um público segmentado, com um conteúdo que engaje, de forma que, fortaleça o relacionamento com os consumidores.

Funil de vendas

O funil de vendas é também conhecido como pipeline, e é uma estratégia que tem como objetivo mostrar a jornada do cliente. Ele é dividido em três partes: o topo, meio e fundo do funil. Cada etapa dessa representa a jornada da compra, no caso, a descoberta, reconhecimento e solução do problema e, por último, consideração da solução.  

Em cada uma dessas fases a abordagem é feita de maneira diferente, porque é necessário amadurecer o visitante até que ele se torne um lead qualificado.

Inbound marketing

Podemos dizer que o inbound marketing é uma estratégia que envolve todas as outras que foram citadas acima. O termo significa marketing de atração, desse modo, pode-se entender que é sobre atrair o cliente para que ele fique interessado pelo produto ou serviço que a empresa oferece.

O principal modo de atrair clientes pelo inbound marketing é por meio de conteúdos focados no público. Mas é preciso entender quais são os interesses, dúvidas, desejos e desafios das pessoas.

Quais desses conceitos básicos de marketing digital sua empresa já usa? Que tal entende-los como mais profundidade e aplicá-los nos seus negócios?

A Agência Carti é especialista em marketing digital e pode contribuir com melhores performances e estratégias para a sua empresa.

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