o que são métricas de vaidade

O que são métricas de vaidade?

Os profissionais de marketing digital conhecem bem a importância das métricas e como elas podem ajudar na tomada de decisões da empresa.

No entanto, se não há uma certa familiarização com o tema, algumas pessoas tendem a se precipitar quando o assunto é metrificar resultados, pois algumas informações servem mais para confundir do que para mostrar, de fato, algum dado importante para a estratégia de marketing digital.

Isso acontece muito com as famosas métricas da vaidade, que podem ser definidas como qualquer número que inicialmente dá a entender que a estratégia está indo bem, mas na verdade, não impactou significativamente nos resultados.

É  o caso para quem analisa o número de likes em um post ou compartilhamento, mas no fim, o conteúdo postado não gerou nenhuma venda ou não atingiu o objetivo desejado pela empresa, embora tenha tido um bom alcance.

Quais são as métricas da vaidade?

O fato de serem consideradas métricas da vaidade, não significa que não devam ser levadas em consideração, é importante ficar de olho nelas também, contudo, não devem ser consideradas como as principais métricas de um projeto.

Abaixo, listamos alguns exemplos comuns de métricas da vaidade. Veja a seguir:

Curtidas

No início do texto já demos um spoiler de que as curtidas não são informações indicadas para avaliar se um projeto está indo bem ou não.

As pessoas podem curtir a campanha porque o conteúdo chamou atenção de alguma forma, mas isso não significa que terá muito o que fazer com essa informação, a não ser que o objetivo realmente seja o número de likes.

Mas sabemos que em uma campanha de marketing digital o objetivo vai além da quantidade de curtidas que o post ou página recebe. Para entender se a quantidade de likes é tão importante, é cabível pensar em como essa métrica irá impactar o resultado final e, certamente, verá que não tem influencia nenhuma.

Seguidores

Quantidade não significa, necessariamente, qualidade, por isso o número de seguidores não é uma boa métrica para a estratégia de marketing. As marcas que costumam trabalhar com influenciadores, por exemplo, precisam ser cautelosas com relação isso, pois nem sempre o influenciador que tiver mais seguidores trará êxito no projeto.

Ter um bom número de seguidores chama atenção de outras pessoas, mas isso não está relacionado a quantidade de vendas ou sucesso da empresa.

Compartilhamentos

O número de compartilhamentos apesar de parecer interessante porque dá a entender que o conteúdo está alcançando cada vez mais pessoas também pode ser uma métrica errada para analisar. A não ser que o intuito seja viralizar. Mas, sabemos que as estratégias no marketing digital são baseadas nas vendas, então, o a quantidade de vezes que o post foi compartilhado não significa necessariamente que o plano está sendo um sucesso.

Visualizações

O número de visualizações do site também dá a sensação de popularidade, mas tráfego por si só não quer dizer muita coisa, é preciso pensar em uma estratégia que impacte diretamente no aumento das vendas, popularidade nem sempre é tão importante assim.  

Como identificar essas métricas?

Existem muitos outras métricas que podem ser considerados métricas da vaidade. Para saber quais métricas são essas é só pensar nos resultados que elas ajudam a atingir ou quais ações podem ser tomadas a partir delas.  Tudo que dá a sensação de visibilidade, mas não oferece visão estratégica não merece ser avaliado com tanta prioridade, há outros números que precisam ser analisados com mais destreza.

Como evitar as métricas da vaidade?

Para evitar o território da vaidade é necessário tomar algumas medidas:

  • Entender quais são as métricas que mais fazem sentido com o seu negócio
  • Ter uma estratégia de marketing digital condizente com o objetivo da empresa
  • Ter um especialista em marketing na empresa ou contratar uma agência de marketing digital

É importante ter profissionais qualificados e especializados em marketing digital para que os dados fornecidos pelas métricas sejam analisados cuidadosamente, pois é a partir delas que decisões podem ser tomadas, por isso é tão importante entender o que é importante ou não para o seu negócio.

A Agência Carti pode ajudar a sua empresa aumentar as vendas com um planejamento estratégico, pensando nas métricas que mais fazem sentido para o seu negócio. Entre em contato conosco clicando aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts relacionados