Com a ascensão das redes sociais nos negócios, ficou cada vez mais comum ver as empresas fazendo estratégias em mídias como o Facebook e Instagram.
Desse modo, para fazer a estratégia acontecer de forma bem sucedida é necessário fazer um calendário de conteúdo para saber a frequência das postagens e assegurar a qualidade dos posts.
Essa organização permite ter controle do que está sendo postado e a criar consistência.
Para te ajudar nesse desafio, vamos te mostrar como criar um calendário editorial para o Instagram, rede social tão importante para qualquer negócio que queira vender cada vez mais.
Ficou curioso? Então continue e aproveite todas as dicas!
1º passo: criar identidade visual para a sua empresa
Para criar a identidade visual é necessário conhecer bem o nicho de mercado, bem como público, produto ou serviço ofertado. Mas por que? Porque toda a sua comunicação precisa fazer sentido com o que a sua empresa oferece.
Exemplo: Já reparou que as cores dos Mcdonalds estão por todos os lugares que dizem respeito a marca, inclusive no Instagram?
No Instagram da empresa as cores que mais prevalecem na página deles é o vermelho e o amarelo, justamente as cores que fazem parte da identidade visual da rede de fast food. E mesmo quando a peça é uma foto como a segunda imagem mostra, há algum detalhe especifico que chama atenção o suficiente para mostrar ao consumidor a marca deles.
Todos esses detalhes ajudam na hora de produzir conteúdo, garantir organização do feed e a claro, manter a identidade visual, de forma que, seja lembrado sempre pelo consumidor.
2º passo: Crie um banco de ideias
O processo criativo pode ser um pouco demorado, então é importante criar um banco de ideias para ter sempre da onde tirar alguma referência.
Armazene todas as ideias, não deixe nada de fora, porque em algum momento elas serão muito uteis para a sua estratégia de conteúdo e na construção do seu calendário editorial.
Isso ajudará a otimizara processos, porque sempre terá da onde partir ao invés de ficar quebrando cabeça para saber o que postar no Instagram.
3º passo: Mão na massa para preencher seu calendário
Existem algumas maneiras de fazer um calendário. Hoje em dia há diversas ferramentas que funcionam como um calendário, você só precisa criar e acrescentar na plataforma na data que deseja que o post seja publicado, já colocando o horário, legenda, arte e hash tag.
Sendo assim, a ferramenta vai além de um recurso de gestão, mas também de criação. O Mlabs é um bom exemplo disso e pode te ajudar a otimizar os processos.
Normalmente, essas plataformas são pagas, para quem não pretende gastar com esse tipo de ferramenta e não se importa em ter um recurso menos sofisticado, o próprio Excel oferece calendários próprios para a organização dos conteúdos.
De forma bem intuitiva, é possível colocar na planilha em forma de cronograma a ideia para o post, elementos da postagem, links externos, autor, data, hora, dia e observações. O programa oferece esse modelo para o Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest e Twitter no mesmo calendário, ou seja, é muito completo.
Não se esqueça de incluir posts que vão para os stories, IGTV e Reels.
4º passo: defina subtemas
Vamos supor que a sua empresa vende roupas femininas, então o Instagram da sua loja deve transmitir ao usuário exatamente isso. Mas como fazer isso de forma que seja agradável e não repetitiva?
No seu planejamento de conteúdo, você pode escolher subtemas para trabalhar na rede social. Exemplo: um post será sobre novidades de peças da semana. Outro post pode ser sobre dicas de looks. A publicação seguinte trata-se da qualidade das roupas, mostrando a confecção, explicando um pouco sobre o processo de produção etc.
Organize os subtemas de acordo com os dias que fará postagem e coloque tudo isso no seu calendário editorial. Existem alguns aplicativos, como o Unum ou Preview, que permitem colocar as imagens que seriam postadas no Instagram, assim é possível analisar se tudo fica atrativo visualmente no feed.
5º passo: produza conteúdo
Com todo o planejamento feito, chegou a hora de produzir os conteúdos para postar na rede social. No passo acima, é necessário fazer algo muito importante: definir a frequência de postagem. Com isso feito, você pode se organizar para a produção dos materiais com antecedência.
Assim consegue entregar e postar no Instagram respeitando o cronograma que já foi estabelecido. Não se esqueça de levar em consideração todos os itens que foram citados até aqui: nicho, público e identidade visual.
6º passo: mensure tudo!
Embora esse pode ser considerado um trabalho pós elaboração de calendário editorial, mensurar os posts para saber o que gera mais engajamento é importante para construir um cronograma de conteúdo cada vez mais rico em qualidade para o consumidor.
Afinal, a ideia é produzir conteúdo que tenham bons desempenhos, certo? A mensuração é o caminho para isso. Sendo assim, o calendário editorial também deve respeitar esses números que o Instagram apresenta.
O calendário editorial de conteúdo é uma excelente ferramenta para organizar a dinâmica que será usada no Instagram! Todas as empresas que usam a rede para promover o próprio negócio precisa ter esse cronograma.
Agora que já sabe por onde começar, que tal fazer um? E claro, continue de olho no blog da Agência Carti para saber de mais dicas que vão te ajudar na estratégia de marketing da sua empresa!