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Otimização para Blogs SEO e SMO – Palestra Campus Party 20117 min read

  • janeiro 22, 2011
  • Eduardo Gasparetto

Este artigo é a cobertura da palestra de Fabio Ricotta apresentada na Campus Party 2011 sobre SEO (Search Engine Optimization) e SMO (Social Media Optimization). Leitura altamente recomendada para aqueles interessados em Otimização de Sites ou Otimização de Blogs.

Gostaria de agradecer a Mestre SEO e que autorizou a publicação do artigo.

Devo confessar que mesmo pra quem conhece de SEO, a palestra que cerca de 40 minutos foi intensa e com muito conteúdo relevante.  A palestra dividiu-se em duas partes, primeiramente houve um nivelamento do que é basico de ferramentas para SEO e uma segunda parte onde foi feito um estudo de caso onde três perfis diferentes foram explorados. Segue abaixo os principais tópicos:

Use wordpress, vale a pena. O wordpress é usado largamente como plataforma de produção de conteúdo de blogs e também como sites institucionais. Possui muitos plugins que facilitam muito a vida de quem quer produzir conteúdo de qualidade e ser encontrado facilmente. Portanto use-o.

  • A primeira coisa a se fazer quando instalar o wordpress é configurá-lo para utilizar urls amigáveis. Pode-se fazer isso indo na aba “Configurações”, “Links Permanentes” e selecione “Estrutura Personalizada”, colocando na caixa ao lado “/%category%/%postname%/” (sem aspas).
  • Instale o plugin AllInOne SEO Pack e personalize todos os títulos do site, use um título diferente para cada post. Isto é muito importante para o rankeamento do site. Tente colocar a palavra chave pela qual você quer ser encontrado naquela página no título.
  • Instale o plugin Similar Posts, este pluing faz uma varredura em seu banco de dados e detecta os posts relacionados ao artigo em questão e os sugere como leitura ao final de cada post. Desta forma, tanto o google quanto as pessoas tem novas maneiras de continuar visitando o seu site e ainda passam relevância a outras páginas do site.
  • Instale o Google XML Sitemaps, ele gera um arquivo chamado de sitemap.xml que é um resumo de todos os links do site. Após instalado entre no Google Webmaster Tools e envie o sitemap.xml e o google passará a indexar muito mais rápido o seu conteúdo. Estudos dizem que a indexação chega a ser 10 vezes mais rapida quando feito desta forma.
  • Quando for mudar uma página de lugar ou retirá-la do ar, use o redirecionamento 301 para aproveitar os links que apontavam para esta página. Instale o plugin Redirection, que faz isso com muita facilidade.
  • Utilize um WebAnalytics, de preferência o Google Analytics, que além de ser grátis, é muito bom. Neste, estabeleça métricas para saber se seu blog esta crescendo, uma boa é fazer o tracking da quantidade de pessoas que está assinando seu feed, ou número de comentários, ou notícias com maiores acessos. uma vez descobertos quais os assuntos mais relevantes, faça novos posts relacionados.

No Google Analytics existe uma área de segmentos avançado onde pode-se monitorar certos eventos, por exemplo: O que está sendo visto em certa categoria, saber de onde as pessoas estão vindo quando chegam a um certo post, quais as palavras que mais trazem tráfego a certas áreas do site, quais áreas do site possuem maior taxa de regeição. Palavras de Fabio Ricotta:  “Se voce não esta medindo, você está vendo os dados de forma errada, e olhando os dados de forma errada, você está tomando decisões erradas”.

Então, como gerar conteúdo?Aprendendo a pegar o Hype. Estudaremos 3 casos de atuação:

  1. Blogueiro iniciante, amador
  2. Blogueiro profissional
  3. Empresas

Blogueiro Iniciante

Blogueiros iniciantes obtem seus conteúdos de varios sites, use google reader para assinar os mais variados RSS da sua área. Isso resultará em uma avalanche de informação a qual deve existir algum meio de preferência de leitura pois é inviável ler tudo. Para conseguir priorizar as melhores notícias, use um plugin chamado Post Ranking do firefox, este avalia varios fatores, como notícias mais postadas e da nota de acordo com a relevância baseando-se em posts de outros sites. (clique na imagem para ampliar)

Use o Google Suggest para saber o que as pessoas estão procurando. Basear-se no que as pessoas querem e não no que você acha importante é um dos melhores meios de comecar direito.

Da mesma forma, use o Youtube Suggest, descubra o que as pessoas querem saber e produza vídeos sobre o assunto.

Use a ferramenta TOPSY, esta ferramenta monitora o twitter e mostra as noticias mais relevantes, pode-se pesquisar sobre assuntos comentados no twitter e fotos. Outra vantagem desta ferramenta é que pode-se utilizar filtros de dias ou semanas.

Blogueiro Profissional

Adicione ao Google Reader feeds de empresas que publicam furos de reportagem fora do país, como TechCrunch, New York Times, Masheable. Publique artigos que virarão notícia antes que comecem a ser procurados, desta forma você ganhará muitos links e leitores.

Melhore seus termos de tutoriais, por exemplo, “como fazer”, “como criar”, “como descobrir”.

Utilize o ubbersuggest – Este site explora o suggest do google de forma mais avançada fazendo variações da palavra chave.

Consulte o Youtube Suggest e descubra o que pessoas querem ver em video e produza pequenos filmes sobre o assunto e coloque no seu canal do youtube.

Use o SOOVLE – Este site faz consultas nos suggests do Wikipedia, Bing, Google, Youtube, Yahoo, Amazon, Anwers.com e mostra todos os suggests em uma única página, dando-lhe ótimas idéias sobre o interesse das pessoas e artigos que você pode escrever.

Use o TOPSY. Como esta ferramenta monitora o twitter, é ótimo para obter informações quando acontecem feiras, pois as pessoas postam assuntos e fotos muito boas as quais você pode utilizar. Outro ótimo uso é verificar o que está sendo comentado sobre a concorrência utilizando “site:dominiodoconcorrente” . Agora produza artigos parecidos ou rebata as ideias dele.

Visite o WHAT THE TREND. Esta ferramenta olha os trend topics do twitter e nela existem as descrições para cada trend, assim você pode saber sobre o que está sendo comentado.

Conheça o Open Site Explorer. Neste você pode visualizar as páginas mais linkadas da concorrência por links externos, e tentar obter links das mesmas fontes para seus artigos.

Empresas

Use o Google Realtime. Ele mostra  no meio da tela as buscas orgânicas e na direita o que está sendo compartilhado que esta sendo compartilhado pelas pessoas naquele momento relacionado ao assunto procurado. Interaja com quem esta compartilhando.

Yahoo Respostas. Trás muito tráfego, vá lá, responda perguntas e diga: esta dúvida aprendi nesta url. Tambem pode-se ter ótimas idéias de conteúdo para escrever artigos sobre o que as pessoas estão perguntando.

Nas buscas orgânicas do google, existe uma aba de discussões onde são mostradas as perguntas que pessoas estão fazendo. É outra ótima fonte de inspiração para a criação de artigos.

Google Analytics + Reotimizacao. Analise as estatísticas de seu website e veja quais palavras chave estao enviando os maiores níveis de tráfego para seu website ou a um determinado artigo e escreva posts relacionados aprofundando o assunto.

Utilize o SEM Rush como ferramenta de espionagem da concorrencia. Pode-se pesquisar qualquer domínio que as ferramentas mostram as palavras que mais trazem tráfego e mostram as palavras chave relacionadas e quantidade de trafego associadas a cada uma delas.

Bônus

Se você não tem muita prática ou tempo, faça pelo menos o básico, isso ja trás alguma melhora de posicionamento.

SEO + Midias Sociais = Sucesso

Pegue idéias das redes sociais e traga pessoas para dentro do seu site. O que as pessoas querem é o que você tem que colocar dentro do seu blog.

E aqui o post da Mestre seo sobre esta apresentação

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