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Remarketing e retargeting: saiba o que é e como usar4 min read

  • junho 15, 2020
  • Eduardo Gasparetto

No marketing digital existem duas estratégias que são muito importantes para serem aplicadas, o remarketing e o retargeting. Para quem já está habituado com os conceitos de marketing digital, já conhece esses dois termos, mas para quem não está familiarizado, talvez não conheça ou já ouviu falar, porém, não sabe ao certo do que se trata.

Mas isso não é um problema, pois ao longo desse texto explicaremos o que essas práticas significam e as vantagens que podem oferecer ao seu negócio.

Neste texto você vai encontrar:

  1. O que remarketing e retargeting?
  2. Como aplica-los na estratégia de marketing digital
  3. Vantagens do remarketing
  4. Vantagens do retargeting

O que é remarketing e retargeting?

Vamos começar falando do remarketing, que é uma estratégia focada em reengajar as pessoas por meio do e-mail marketing.

Ou seja, a prática é direcionada para aqueles que já são leads ou clientes da empresa, mas precisam de um empurrãozinho para realizar uma ação.

Um exemplo clássico de remarketing é quando um cliente está no site de uma loja, gosta de um produto e o adiciona no carrinho, mas acaba não finalizando a compra. Um tempo depois, ele recebe um e-mail do site em que estava navegando, com uma chamada para concluir a compra. 

Já o retargeting consiste em mostrar aos consumidores que já interagiram com a marca anúncios relacionados a produtos que ele pesquisou.

Por exemplo, o cliente está navegando no e-commerce e acessa algum produto, coloca no carrinho, mas também não realiza a compra, depois quando ele estiver acessando a internet, com a estratégia de retargeting, o item pode aparecer para ele em forma de anúncio.

Essa ação acontece, porque o site estava configurado para isso e automaticamente instala um cookie no navegador que possibilita a coleta de dados do usuário.

A partir disso, ferramentas como Google ADS e Facebook ADS conseguem identificar qual anúncio mostrar para o consumidor, facilitando ainda mais a segmentação das campanhas.

Vantagens do remarketing

A seguir destacamos algumas vantagens do remarketing. Veja:

Mais engajamento

É importante que as marcas promovam o engajamento com os clientes e usar os canais de comunicação é fundamental neste momento.

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para isso, uma vez que, esse contato será feito com pessoas que já possuem um certo interesse pela marca, mesmo que estejam em níveis diferentes. Essa estratégia permite que os clientes voltem ao site, aumentando a possibilidade de venda.

Melhor relacionamento com o cliente

As marcas precisam se relacionar com o cliente e esse relacionamento vai além do momento da aquisição de algum produto. É importante acompanhar o consumidor e buscar canais de interação.

O remarketing possibilita manter esse relacionamento ativo e, claro, a fidelizar o cliente.

Conversão

A estratégia de remarketing não permite apenas lembrar o consumidor de algum produto abandonado no carrinho de compras do e-commerce. Pode ter outros ganchos também, como apresentar uma nova linha de produtos, a finalização de alguma inscrição, entre outras ações.

Mas fato é que o remarketing possibilita que o cliente finalize a ação, aumentando assim, a possibilidade de conversão.

Vantagens do retargeting

A seguir destacamos algumas vantagens do retargeting. Veja:

Mais vendas

A chance de obter mais vendas pelo uso do retargeting é porque a marca está impactando novamente alguém que já demonstrou interesse pelo produto. Mas para que isso aconteça, de fato, é necessário que tenha uma estratégia bem segmentada, além de atrair o consumidor a uma página relevante para ele.

Exposição da marca

Outra vantagem é de manter o consumidor exposto a marca de alguma forma, quanto mais visível for para ele, mais as chances de interesse e desejo pelo o que a empresa tem para oferecer.

Mais taxas de conversão

Ficar em evidência para o consumidor ajuda a guia-lo para a realização da compra. É importante estar na memória dele, principalmente, porque muitas pessoas não compram apenas porque precisam, mas agem também na impulsividade causada pelo desejo.  

Sua empresa tem aplicado essas duas estratégias? Entender o que elas são, como funcionam e como podem impactar no seu negócio é importante para um plano de marketing digital bem sucedido. Conte com a Agência Carti para implementar essas e outras estratégias para o seu negócio!

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