O tom de voz nada mais é do que a forma como a sua marca conversa com o público, mostrando por meio dessa comunicação a missão, valores, objetivos e todos os outros aspectos importantes de serem mostrados as pessoas.
E isso que faz a empresa se destacar entre as outras, pois é por meio do tom de voz que a identidade do seu negócio toma forma.
Por que é importante ter um tom de voz?
Os hábitos de consumo mudaram totalmente e o cliente pode encontrar tudo o que deseja na palma da mão por um smartphone. Quando queremos algo, a primeira coisa que fazemos é buscar na internet, certo? Então, como se diferenciar quando há milhares de opções à nossa disposição?
Pois bem, é nessa hora que o tom de voz faz total diferença, porque é pela personalidade da marca que as pessoas se atraem e se identificam.
Todas a estratégia de comunicação da marca deve incluir o tom de voz para que haja coesão em todos os pontos de contato, mesmo que a mensagem sofra mudanças no que diz respeito.
Como encontrar o tom de voz da sua marca?
Para encontrar o tom de voz do seu negócio é necessário conhecer bem a persona, para isso é importante ter algumas informações importantes, como:
- Nome
- Idade
- Gênero
- Hábitos de consumo
- Profissão
- Principais dores
- Como o produto pode agregar na vida da persona
Após esse entendimento, sua marca deve explorar os canais de contato, expressões e gírias usadas pela persona, para fazer bom uso desses aspectos na hora de falar com o público.
A Netflix é bom exemplo de como isso pode funcionar, a empresa usa bastante as redes sociais para se comunicar com os consumidores. O uso de memes e a humanização da marca fez com que as pessoas encontrassem um ponto de identificação, o que gera um alto engajamento.
Mas isso só aconteceu porque a plataforma de streaming conhece bem a persona e conseguiu adequar e aplicar o tom de voz na comunicação.
Como saber se tom de voz está certo?
É importante entender que toda estratégia é passível de erros, mas quando bem alinhada, é mais fácil corrigi-los. Mas pode ser feito um grupo de teste para entender se o tom de voz em questão será adequado ao público.
Se a sua marca costuma se comunicar, por exemplo, pelo WhatsApp com os clientes, utilize essa ferramenta para iniciar os testes e aplicação do tom de voz, visto que, por ser uma comunicação mais segmentada, é possível fazer essa análise de forma mais assertiva.
Agora que você entendeu a importância de ter um to de voz, que tal utilizar essa estratégia com seu público? Continue acompanhando os textos da Agência Carti para ler mais sobre estratégias de marketing que podem ser aplicadas no seu negócio.