Webinar: o que é e como fazer?

Webinar: o que é e como fazer?

Todo mundo que usa o marketing digital no dia a dia sabe a importância do conteúdo nas estratégias. E diversificar os formatos é muito importante, seja em texto, áudio e vídeo.

Quando falamos em vídeo, há um tipo de conteúdo que tem sido usado com bastante frequência entre as empresas: o webinar. Que se tornou uma ferramenta poderosa que pode gerar leads e ser aplicada em todas as fases do funil de vendas.

Continue a leitura para entender melhor sobre essa ferramenta e aplicar no seu negócio!

O que é um webinar?

 O que diferencia um webinar dos outros tipos de vídeos é que o webinar é uma videoconferência com fins comerciais ou educativos, que pode ser gravado ou ao vivo, e que permite a interação do público via chat.

O webinar sempre tem caráter de seminário, ou seja, de apresentar alguma coisa, seja um produto, um serviço, um case, uma aula ou treinamento. O foco é sempre uma oferta de conteúdo relevante para a audiência.

Benefícios do webinar

Os conteúdos por vídeos costumam chamar bastante atenção das pessoas na internet, algumas pesquisas mostram que 80% do tráfego na internet vai se dar por meio de vídeos, desse modo, não tem porquê deixar este tipo de formato de fora das estratégias, especialmente, os webinars que vêm fazendo tanto sucesso entre as empresas e profissionais.

Desse modo, listamos algumas vantagens para te convencer a aderir a prática. Veja a seguir:

Chame atenção do público

O público sempre busca por conteúdo que seja relevante para ele, e o webinar tem justamente essa função, apresentar informações que sejam importantes para a audiência. O que o seu público busca? Que tipo de conteúdo é relevante para abordar por meio de um webinar?

Ofereça conteúdo de valor e colha bons frutos com isso!

Tenha mais engajamento

O webinar permite um engajamento que talvez os textos no blog não conseguem oferecer. Como dissemos, por meio desse tipo de vídeo é possível interagir por meio do chat, que tal responder algumas perguntas que sejam pertinentes ao tema?

Quando feito de forma ao vivo, o webinar possibilita essa interação com o público em tempo real e isso faz total diferença na relação entre marca e consumidor.

Influencie nas vendas

O webinar pode ser uma ferramenta importante em diferentes estágios do funil. Em vídeo é muito mais fácil convencer o consumidor a comprar da sua empresa. Ainda mais quando ele tem suas dúvidas respondidas. É importante saber como distribuir o conteúdo e usar todas as ferramentas ao seu favor!

Gere mais autoridade

O webinar ajuda a gerar mais autoridade, pois, ele é sempre sobre algo especifico, seja um case, uma apresentação de produto, um treinamento etc. Mostrar o domínio sobre o tema apresentado faz com que a marca e o porta-voz dela tenha mais autoridade e isso, consequentemente, gera mais credibilidade e confiança no consumidor.

Como fazer um webinar?

Escolha a plataforma

Para fazer um webinar é necessário escolher uma plataforma, existem as que são pagas e outras gratuitas. As mais conhecidas são:

  • Google Hangouts
  • Facebook
  • Youtube
  • Zoom
  • ClickMeeting
  • GoToWebinar
  • Webinato

Defina o tema

Após definir isso, é necessário saber qual tema será abordado, é importante analisar bem o público, porque é ele quem gera as pautas e demandas. Fazer uma busca de palavras-chave também pode ajudar, uma vez que, é no Google que as pessoas vão para tirar dúvidas, fato é, que precisa ser um conteúdo estratégico. O que sua audiência busca que você pode oferecer?

Divulgue

Faça uma landing page para divulgar o seu webinar e coloque um CTA para que as pessoas se inscrevam para este evento. Assim é possível angariar e-mails das pessoas interessadas do assunto.

Se já possui um uma boa base de e-mails cadastrados, use o e-mail marketing, também com um Call to Action que leve as pessoas a landing page para que possam se cadastrar para o webinar. Com esses contatos, é possível lembrá-los de participarem do evento.

Use as redes sociais para fazer a divulgação do evento, quanto mais ferramentas tiver, melhor. É importante estar onde o público está.

Faça um roteiro

Mesmo que seja um assunto de seu domínio, uma vez que, ele é relacionado ao seu negócio, é importante fazer um roteiro para definir quais pontos serão abordados e também para não esquecer de falar algo importante e pertinente ao tema.

Atenção aos recursos

Se for ao vivo, é importante garantir que a conexão da internet esteja boa, além disso, é necessário ter bons recursos audiovisuais para que a imagem seja de qualidade, assim como o áudio, independente se é gravado ou não.

Teste tudo antes, peça ajuda e se arrisque!

Após todos esses passos e depois de apresentar o webinar, avalie os resultados, veja se o número de pessoas que participaram foi próximo ao número de inscritos, como as pessoas interagiram, e se houve interação o que isso quer dizer para o seu negócio.

Além disso, não esqueça de deixar o webinar disponível em sites como o Youtube, para aqueles que não puderam assistir na hora, possam ver depois! Entendeu a importância de webinar e como ele pode agregar na sua estratégia de marketing? Que tal coloca-lo em prática? Deixe nos comentários suas dúvidas sobre o tema, que responderemos!

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