Branded Content x Marketing de Conteúdo: conheça as diferenças

Branded Content x Marketing de Conteúdo: conheça as diferenças

O conteúdo é muito importante para qualquer estratégia de marketing. É ele que ajuda as empresas a criarem credibilidade e autoridade dentro do setor que atuam.

E existem dois termos muito conhecidos entre os profissionais que trabalham com o digital: Marketing de Conteúdo e Branded Content. Mas, apesar de serem estratégias populares, elas ainda geram um pouco de confusão para quem não está tão familiarizado com o tema, uma vez que, ambas trabalham com conteúdo.

Desse modo, preparamos esse artigo para explicar as diferenças entre essas duas estratégias, e, claro, para mostrar as principais vantagens de cada uma. Que saber mais? Então, continue a leitura para entender melhor esses dois conceitos!

O que é Branded Content?

O Branded Content consiste na criação de conteúdo associado a informação ou diversão, pois é uma maneira de promover a marca de forma relevante sem ser por forma de anúncio. Técnicas de storytelling estão diretamente associadas a essa estratégia, pois trata-se da capacidade de contar histórias de uma maneira relevante.

O conteúdo pode ser feito de diversas maneiras, seja numa linguagem para TV, rádio, internet etc. Tudo isso depende do quanto a marca está disposta a investir e, claro, do objetivo.

Como funciona o Branded Content?

Para conseguir ter uma estratégia de sucesso, é importante saber dos seguintes pontos:

  • Conteúdo deve ser exclusivo e qualificado para cada fase do funil de vendas;
  • Deve-se realizar pesquisas de público-alvo para entender exatamente quem é a persona;
  • O conteúdo deve ser monitorado para compreender como as personas reagiram ao material ofertado;
  • É necessário ter um amplo conhecimento com relação ao funil para entender o que deve ser ofertado ao público e como será o meio de distribuição.

Por que fazer Branded Content?

A principal vantagem de usar o conceito Branded Content nos conteúdos é a promoção da marca com o público, fazendo com que ela seja sempre lembrada de forma positiva entre as pessoas.

Como o foco é sempre o consumidor, isso acaba gerando mais confiabilidade. Além disso, é um conteúdo que se torna onipresente, pois pode ser feito de diversas maneiras e impactar a persona por diferentes meios e narrativas.

O que é Marketing de Conteúdo?

Agora que já entendemos que o Branded Content visa promover uma marca ou produto por meio de histórias, podemos falar sobre o Marketing de Conteúdo.

Esse segundo conceito é sobre atrair e reter consumidores com materiais valiosos que possa guia-los no funil de vendas. É uma estratégia que está diretamente ligada ao processo de compra.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

Os principais pontos a serem abordados no Marketing de Conteúdo com relação a persona são:

  • Descoberta: quando o consumidor tem um problema e sente a necessidade de resolvê-lo;
  • Exploração: a partir desse momento as necessidades da persona são refinadas e se dá o inicio da busca pela solução, sendo assim, começa o contato com quem pode ajudar nesse desafio;
  • Compra: nessa etapa com o problema identificado, as marcas fazem suas ofertas e o consumidor faz a aquisição;
  • Engajamento: a última etapa é a transação sendo concluída e o serviço, de fato, sendo fornecido;

É importante observar esses pontos dentro do Marketing de Conteúdo porque em cada etapa é feito um conteúdo que irá ajudar o cliente a realizar a compra.

Para deixar mais claro, o Marketing de Conteúdo deve gerar leads, enquanto o Branded Content deve reforçar a marca de forma relevante.

Por que fazer Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo torna o processo de compra algo natural para o consumidor, porque a estratégia estuda com profundidade as necessidades do público, para poder educá-lo, mostrar autoridade no assunto e influenciar na compra.

De um modo geral, podemos dizer que o Branded Content tem como objetivo influenciar a percepção do consumidor sobre a marca, enquanto o Marketing de Conteúdo guia a persona para a compra. Entretanto, são duas estratégias que podem andar juntas, porém, é necessário saber as diferenças para poder trabalhá-las com êxito. Quer trabalhar melhor esses dois conceitos na sua empresa? Conte com a Agência Carti para um planejamento de marketing que envolva essas duas estratégias!

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