por que blog é importante para marketing da empresa?

Blog: entenda porque essa ferramenta é tão importante para o marketing da sua empresa

O blog, no auge de seu lançamento, foi muito usado por internautas anônimos e famosos como um diário, no entanto, após o boom da novidade, empresas e marcas começaram a aproveitar melhor seu potencial para os negócios, tornando-o uma poderosa ferramenta institucional para impulsionar o marketing e as vendas de diversas organizações. Além de ser um divulgador do website da empresa, o blog também atua na comunicação direta com os clientes e, se for aliado às redes sociais, pode ser utilizado para divulgar as notícias sobre seu negócio, seu nicho, promover serviços para o seu público alvo e divulgar novidades, mostrando que sua empresa está atenta a tudo o que está acontecendo no mercado.

Esta ferramenta, além de ser interativa e aproximar o relacionamento entre a marca e seu cliente, ainda é extremamente interessante como uma estratégia SEO, que visa aumentar a relevância do seu site em buscadores, como o Google, por exemplo, que é um dos maiores do mundo. Afinal, produzir conteúdo relevante para o seu público consumidor não só aumenta a aceitação e visibilidade da sua marca como também é fundamental para a conversão de vendas e fidelização dos clientes.

Por esses e outros motivos toda organização deve vincular um blog ao site principal e, se você ainda não tem um, está perdendo uma oportunidade valiosa. Portanto, se quiser implementar confira a seguir dicas fundamentais e, se sua empresa já costuma blogar, conheça as melhores técnicas para extrair o potencial máximo dessa ferramenta.

Por que vincular um blog ao site institucional?

O blog é uma das maneiras mais simplificadas e econômicas de se investir em algo que realmente agregue qualidade e relevância à sua marca ou empresa, gerando um resultado altamente satisfatório e de longo prazo. Atualmente a ferramenta é considerada, inclusive, uma das maneiras mais eficazes de fidelizar o seu cliente através do conteúdo disponível, que é capaz de convencer o público, de maneira sutil, a adquirir o seu produto ou serviço.

Marketing e SEO

Além disso, essa estratégia eleva o tráfego do seu site, pois quanto mais conteúdo relevante a empresa disponibilizar em seu blog, mais páginas serão indexadas, melhorando o posicionamento da marca nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing e outros.

Veja a situação da seguinte maneira: um bom blog costuma atualizar regularmente seu conteúdo, trazendo informações e novidades, logo, os motores de busca dão mais preferência a esse espaço do que a um site estático, com pouca atividade. Por isso, essa é uma das dicas mais importantes: mantenha seu blog corporativo sempre atualizado com novas publicações.

Outro ponto crucial é que nas postagens do blog institucional é possível inserir um caminho que conduza o leitor para seu site principal, ou seja, pode ser desde um link acrescentado estrategicamente no conteúdo à uma opção de página home no menu. Esse simples detalhe é capaz de gerar um aumento considerável no tráfego do seu site.

Interação e feedback dos consumidores

O blog também funciona como um canal que aproxima e favorece a troca de informações com o seu consumidor. Dessa forma, é possível oferecer um material consistente e conteúdo relevante e em troca receber a interação do público e entender suas necessidades, além de ter um feedback que permite melhorar ou, até mesmo, aprimorar diversos aspectos em seu produto, serviço ou atendimento. Essa conexão direta estabelece uma relação de confiança entre as partes envolvidas e ainda aumenta a credibilidade da marca.

Principais vantagens de investir em conteúdo de qualidade

Um relatório, publicado em outubro de 2017, sobre economia digital, divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês) revelou que o Brasil figura em quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet. Com 120 milhões de pessoas conectadas na rede, o país perde apenas para os Estados Unidos (242 milhões), Índia (333 milhões) e China (705 milhões). Só esse fato já é o bastante para compreender as dimensões de alcance que um blog pode ter, ainda mais se for impulsionado pelas redes sociais, que permitem o compartilhamento do conteúdo por milhares de vezes.

Mas aí é que está a grande questão, pois o excesso de usuários online não significa que eles serão atraídos por qualquer conteúdo ou simplesmente por uma coleção de textos enormes, cansativos e sem nenhum atrativo. Para alavancar o alcance do seu blog é preciso recheá-lo de assuntos que prendam atenção do seu público alvo e gerem interesse, estimulando o consumo.

Nesse caso a qualidade é tão importante quanto a quantidade. Portanto, atualize constantemente o blog, mas sempre com informações relevantes, principalmente porque isso nos leva a outro ponto fundamental para a imagem da empresa: o domínio do assunto.

Ao escrever um blog, você mostra que a sua marca tem propriedade e experiência no ramo suficientes para abordar tal tema e acaba se tornando uma especialista, muitas vezes requisitada por outras fontes para debater ou esclarecer algum ponto. Assim, a empresa se torna referência e sua marca é consolidada no meio digital.

E tem mais: apostar num blog bem estruturado é também uma estratégia de venda, pois, se a ferramenta for alinhada a técnicas de SEO, pode aumentar a conversão do seu site corporativo! Agora, se você busca ajuda profissional para essa tarefa, conte com a gente! A Agência Carti oferece soluções inovadoras para alavancar o seu negócio no mundo digital, inclusive quando se trata da criação e manutenção de um blog competitivo!

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