Google ADS: dicas de como fazer uma campanha de sucesso

Google ADS: dicas de como fazer uma campanha de sucesso

As campanhas de anúncio são uma das principais estratégias de tráfego para os sites, e o Google ADS é uma das melhores ferramenta para isso, pois as publicidades podem ser veiculadas de diversas maneiras, como: resultados no buscador de pesquisa; banners em aplicativos, sites, Youtube e canais diversos ou segmentados de interesse do público.

Com o Google ADS, é possível segmentar os anúncios, além de ter total controle sob o investimento para as campanhas, que podem ser configuradas a qualquer instante.

O mais interessante é que o Google Adwords sempre passa por atualizações e isso torna sua usabilidade cada vez melhor.

Mas a pergunta que muitos clientes fazem é: como fazer uma campanha de sucesso no Google ADS? Pois bem, para dar uma lucidez acerca do assunto, vamos mostrar 5 dicas para ter resultados com essa ferramenta. Acompanhe a seguir:

Avalie o cenário atual do seu negócio

Qual o verdadeiro objetivo da sua campanha? Sabemos que a todos os clientes querem vender mais, no entanto, é preciso de uma série de esforços para isso. Não adianta investir uma quantia e esperar que os resultados aconteçam.

Desse modo, é preciso avaliar o atual cenário e saber: quais as médias de visitas diárias no site? Quantas vendas são realizadas? A partir disso é possível estipular o quanto pretende crescer e em quanto tempo.

Estude bem o público que quer alcançar

Nenhum esforço em marketing digital vai fazer sentido se não tiver um conhecimento amplo do público. Todas as estratégias, sejam de anúncios ou conteúdos orgânicos precisam ser baseadas em que vai consumir o seu produto e/ou serviço.

Nessa pesquisa é preciso saber algumas questões, como por exemplo:

  • Como que os clientes chegam no seu site?
  • Quanto tempo eles ficam no site e o que procuram?
  • Qual o valor gasto em média pelas pessoas que compram no site?

Quanto mais souber sobre o público, mais chances de entregar a eles o que eles desejam. É possível ter essas informações pelo Google Analytics.

Cuidado com as palavras-chave

Há uma série de cuidados que devem ser tomados quando o assunto é palavra-chave para anúncios. O próprio Google, por exemplo, não aconselha fazer campanhas diferentes utilizando a mesma keyword.

Outra dica é indicar palavras-chave negativas, isto é, aquelas que você não quer que sejam associadas na busca pelo seu produto ou serviço. Além disso, também é indicado usar palavras-especificas em menor número, tal prática dá mais resultado do que trabalhar com uma lista enorme de keywords.

Próximo às palavras-chave negativas, há uma aba de termo de pesquisa, no qual, são inseridos, justamente, os termos utilizados na busca do Google. Com essa ferramenta, é possível conferir se as palavras que estão sendo ativadas são as que você gostaria de comprar, verificar se estão passando keywords erradas e/ou indicar quais são as palavras-chave negativas.

Tagueamento

Utilize Tag Manager para inserir as tags de conversão e de remarketing no site. Esse recurso do Google, vai melhorar exponencialmente a qualidade da informação, pois a partir dela, é possível saber qual o valor investido em cada palavra-chave, quantas conversões ocorreram por keyword e por anúncio.

Com essa ferramenta você poderá entender melhor para onde direcionar o dinheiro que deseja investir em campanhas.

Google Shopping

Com o Google ADS também é possível gerenciar as campanhas do Google Shopping. Essa função é permitida apenas para quem vende produtos, por ela é possível anunciar no shopping, entretanto, é necessária uma configuração de feed correta.

Configurar esse feed pode ser um pouco trabalhoso, contudo, plataformas de e-commerce já realizam uma parte dessa tarefa, depois só é necessário preencher os dados corretos na plataforma, com informações como: código de barras, peso, medidas entre outras que shopping exige.

Pode parecer um pouco complicado, no entanto, o esforço vale a pena, pois o Google Shopping possui uma conversão elevada porque os anúncios mostram fotos.

Invista em anúncios diferentes para cada etapa do funil

As pessoas estão em etapas diferentes do funil, por isso é muito importante não configurar o mesmo tipo de anúncio para todas. Pois em cada estágio, os consumidores têm níveis diferentes consciência, isto é, enquanto uns já entendem que precisam da sua solução, outros ainda estão se dando conta da necessidade que possuem.

O funil de vendas, de forma resumida, pode ser dividido em:

  • Topo do funil: o cliente não sabe ao certo ou acabou de descobrir que tem um problema, desse modo, é preciso educá-lo.
  • Meio do funil: a persona sabe que tem uma necessidade e que precisa resolvê-la, sendo assim, é hora de buscar soluções. Aqui, deve-se auxiliar o cliente a agilizar o processo e mostrar como o seu produto/serviço pode ajudá-lo.
  • Fundo do funil: essa é a hora da persuasão e convencimento. Neste momento, deve-se mostrar o porquê escolher a sua empresa. É preciso buscar a aprovação dele.

Fique de olho no desempenho

Com a campanha já em andamento, é fundamental acompanhar como está sendo a performance dela. Afinal de contas, está atingindo os objetivos estipulados?

É preciso avaliar métricas como ROI, taxa de conversão, custo de aquisição dos clientes, entre outros indicadores que mostram se as estratégias traçadas estão indo como o esperado.

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