Marketing para Clinicas

Instagram para clínicas: veja como usar a rede para produzir conteúdo

As redes sociais mudaram completamente o comportamento das pessoas, e isso inclui a forma como elas consomem informações e serviços. Sendo assim, diversas empresas dos mais variados setores, passaram a usar as mídias sociais como ferramentas de divulgação do próprio negócio.

Para as clínicas médicas as redes sociais também se tornaram uma ferramenta indispensável, pois é uma maneira de se aproximar mais dos pacientes e passar conteúdo de alto valor. Quer saber como?  Leia os próximos parágrafos!

Caixa de perguntas no Instagram

No geral, as pessoas possuem dúvidas sobre diversos procedimentos, questões sobre nutrição ou tratamentos estéticos são muito comuns, por exemplo. Então, a ferramenta de perguntas que o Instagram oferece no recurso de stories pode ser muito útil nesse momento.

Abra a caixa de perguntas para que os seguidores possam levar questões que podem ser muito úteis para outras pessoas, geralmente, a dúvida de um é a mesma de outro. É um ótimo jeito de mostrar que possui autoridade sobre os assuntos levados e atrair pacientes para o seu consultório.

Faça enquetes

Quer saber que tipo de conteúdo produzir para a sua audiência, bem como os temas que devem ser abordados? Além de levar em consideração as dúvidas que são levadas para a sua caixa de perguntas, abra enquetes para entender melhor que tipo de assunto o público gostaria que abordasse.

A partir disso produza materiais, seja pelo próprio Instagram ou para levar os seguidores até o seu site.

Use o IGTV

O IGTV é uma excelente ferramenta para trazer assuntos de maneira mais profunda, já que os outros recursos possibilitam apenas vídeos mais curtos. A função permite que o Instagram funcione como um “canal de TV”.

Pode ser usado como uma série de vídeos semanais, por exemplo: toda quinta-feira terá IGTV sobre determinado assunto. Essa estratégia ajuda a aumentar a relevância, já que vídeos são muitos atrativos para os usuários do Instagram.

Faça lives

Com as lives é possível interagir em tempo real com os seguidores, mas para além disso o recurso permite fazer transmissão dividindo a tela com outros profissionais. Por exemplo: um nutricionista pode fazer uma live junto com um educador físico para falar dos benefícios da alimentação aliada aos exercícios físicos.

As transmissões ao vivo ficaram muito em alta no último ano por causa da pandemia e continuam sendo importantes para quem produz conteúdo nas redes sociais. Então, se você possui uma clínica, não deixe de usar essa ferramenta para dialogar com público.

De olho no Conselho Federal de Medicina

Já falamos em nosso blog que produzir conteúdo na área da saúde requer muita cautela, pois o Conselho Federal de Medicina estabelece uma série de regras, algumas delas:

  • É vedado ao médico expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo;
  • O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos;
  • É vedado ao médico e aos estabelecimentos de assistência médica a publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos, conforme previsto na alínea “g” do artigo 3º da Resolução CFM nº 1.974/11.

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