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UX Writing: como fazer texto pensando na experiência do consumidor2 min read

  • abril 1, 2020
  • Eduardo Gasparetto

O profissional de UX Writer tem tido um bom destaque no mercado ultimamente, isso se dá pela importância do trabalho dele, que é, basicamente, elaborar textos claros, objetivos e uteis para quem acessa sites e aplicativos.

Desse modo, o principal objetivo é a otimização da experiencia, deixando a conversão em segundo plano. Mas para isso acontecer com sucesso, é necessário saber quem é a sua persona para produzir conteúdos adequados.

Como aplicar o UX Writing?

Já que o UX Writing tem como objetivo a clareza do conteúdo com foco na otimização, não tem porque não o aplicar no seu site, certo? Desse modo, pensamos em algumas dicas de como fazer texto pensando no seu cliente.

Ficou curioso? Continue a leitura para ler sobre.

Conheça a jornada do consumidor

Buscar entender o comportamento do cliente durante a jornada dele no seu site ou aplicativo é fundamental para poder gerar insights e desenvolver novas estratégias. Por meio desse monitoramento, é possível saber em quais páginas o cliente fica mais tempo ou em qual ele interrompe o acesso.

Seja claro nos seus textos

O conteúdo escrito, a forma como ele é organizado e a linguagem influenciam totalmente na experiência do consumidor, inclusive quando eles param a navegação pode ser porque o texto não o agradou de alguma forma, seja porque está confuso, ele não se identifica, ou outros fatores que precisam ser analisados minuciosamente.

Tenha um guia de estilo de marca

Ter um guia de estilo da marca ajuda muito na hora de produzir os textos, pois nele é possível encontrar:

  • Brand persona
  • Tom de voz da marca
  • Quantidade de imagem por texto
  • Tamanhos dos parágrafos
  • Links que podem ser inseridos
  • Formatação

Cada empresa deve definir todos esses pontos e outros que sejam relevantes na hora da construção do texto.

Atenção aos detalhes

É preciso pensar em todo o conteúdo que irá ter no site, por exemplo: qual texto terá quando a página não for carregada corretamente? Ou o que o usuário irá ler enquanto esperar a página carregar? Esses detalhes fazem toda a diferença para quem está navegando. Quanto melhor a experiência, mais o consumidor irá gostar e permanecer no site.

Com esse artigo você conseguiu ter uma noção geral do que é o UX Writing e como ele pode ser importante para o seu negócio.

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