Marketing digital para empresas de TI

Marketing digital e agronegócio: como lucrar mais.

O agronegócio é uma área muito promissora e importante para economia, só para se ter uma ideia, o setor alcançou em 2020 a participação de 26,6% no PIB brasileiro. Em valores monetários, o Produto Interno Bruto deste setor chegou a quase R$ 2 trilhões.

É um mercado que consegue atuar em várias frentes, como empresas de maquinário agrícola, produtos químicos, serviço de cadeia de suprimentos, transportadoras, distribuidoras e fabricantes de insumos, além de outras áreas que podem envolver desde o pequeno agricultor a grandes indústrias.

Sendo assim, existe um vasto caminho de possibilidades para serem exploradas pelo marketing digital, pois unindo a força dessas duas áreas, é possível proporcionar um posicionamento consistente no mercado e, claro, na internet.

O uso das redes sociais para promover o agronegócio

É inegável a importância que as redes sociais têm para o marketing digital na estratégia de qualquer empresa, e para o setor de agronegócio não seria diferente. Pois, elas fazem com que a mensagem chegue com muita mais facilidade para o público certo.

Essa é a grande diferença de quando falamos de mídia online e mídia offline. As campanhas na internet por meio do Facebook e Instagram conseguem ter muito mais êxito que um outdoor na rua, por exemplo.

Isso porque por meio das redes sociais é possível segmentar o público e atrair com mais precisão, obtendo resultados totalmente focado em números.

Obviamente, um outdoor chama atenção de qualquer pessoa que passe por ele e não significa que seja uma estratégia errada, pois é uma maneira de reforçar a marca e produto/serviço que esteja sendo oferecido, entretanto, em tempos digitais a presença online é fundamental.

Então mesmo que exista disponibilidade de investimento para campanha offline – como o próprio outdoor, entre outros tipos de publicidade, como rádio, tv e jornais – é preciso pensar nas mídias online como forma de atrair público e trabalhar o posicionamento da marca.  

5 razões pelas quais produtores rurais devem usar as redes sociais

Se ainda restam dúvidas do quanto o agronegócio pode fazer uso das redes sociais como parte da estratégia de marketing digital, vamos mostrar os cinco principais motivos para estar online:

As redes sociais ajudam a aumentar o potencial de vendas

Quanto mais exposição sua marca tiver, melhor para ela. E nada como usar os meios certo para isso acontecer. Por meio de redes sociais como o Instagram e Facebook é possível impactar várias pessoas interessadas no seu produto e/ou solução ao mesmo tempo.

Essa estratégia de publicidade conta com segmentações assertivas e possibilitam o alcance de usuários que possuem afinidade com o serviço e produto oferecido. Claro que o objetivo é fazer com que as pessoas cliquem no anúncio, no entanto, mesmo que isso não ocorra, é uma maneira de já estabelecer um início de relacionamento, criando familiaridade e confiança entre empresa e público.

As redes sociais dão voz a sua marca

O tom de voz é uma parte extremamente importante na comunicação da empresa para com o público. E as redes sociais são excelentes ferramentas para mostrar isso, pois o consumidor moderno sempre busca se identificar com a marca e os valores que são atribuídos a ela. É algo que faz parte do relacionamento e do processo de fidelização do cliente.

Produtores rurais estão online

Uma pesquisa realizada em 2020 pela Sebrae, Inpe e Embrapa mostra que 59% dos produtores rurais usam o celular para enviar mensagens de texto ou falar via serviços de mensagem. Isto é, eles estão em redes sociais como o WhatsApp, Facebook e Instagram. Sendo assim, é uma oportunidade para as empresas usarem essas plataformas como oportunidade de se fazer negócio.

Mais confiabilidade e credibilidade

Os perfis ativos e atualizados das redes sociais ajudam a ter mais alcance e contribuem para que os usuários conheçam melhor a empresa, como os produtos e soluções. É uma maneira de ter uma “vitrine” do negócio e mostrar quais são os serviços oferecidos, além disso é um meio para interagir com os consumidores.

Mais conhecimento da persona

O público está presente nas redes sociais e essas plataformas fornecem dados de diversas maneiras para que a empresa conheça cada vez melhor a persona. A análise de métricas entrega dados sobre o perfil dos consumidores, e assim a empresa tem mais precisão sobre quem é o cliente. Tem uma empresa no ramo do agronegócio e deseja investir em marketing digital? Entre em contato com a Agência Carti e faça já um orçamento.

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