o que é brainstorming e para que serve?

O que é brainstorming e para que serve?

O brainstorming é uma técnica que muitos profissionais usam para conseguir encontrar uma solução para um determinado tipo de problema.

Proveniente do inglês, o termo, em tradução literal, significa tempestade mental, e é um método para ajudar os profissionais a explorarem ideias e encontrarem a que melhor atende a necessidade deles.

Desse modo, não é algo que acontece espontaneamente, pois ele é feito juntamente com outras pessoas para quem possam chegar em alguma conclusão.

Características importantes do brainstorming

O conceito de brainstorming foi proposto por um norte-americano chamado Alex Faickney Osborn, e segundo ele, a técnica precisa ter as seguintes características:

Quantidade

Quanto mais pessoas estiverem pensando na solução para o problema, melhor. Pois, mais ideias diferentes terão.

Flexibilidade

Neste caso, a flexibilidade refere-se a pensar fora da caixinha e fugir do que é tradicional.

Tangibilidade

Tudo que for proposto pelo grupo deve ser algo tangível, ou seja, não pode ser algo que dificulte ainda mais o processo e que consiga, de fato, sair do papel. Do contrário à ideia não valerá a pena.

Interatividade

Pensar em soluções com outras pessoas possibilita que as ideias sejam aperfeiçoadas, fazendo com que ela fique ainda melhor.

Liberdade

Toda ideia é uma boa ideia. Desse modo, o grupo não deve criticar algo que alguém pensou, porque isso bloqueia a mente, impossibilitando que a pessoa pense em novas coisas.

Como usá-la a favor do seu negócio?

Em uma empresa, o brainstorming pode ser usado para buscar soluções inovadoras, estimular melhorias, implementar processos, ou seja, o método é bem-vindo sempre que haja a necessidade de gerar novas ideias.

Então, para conseguir colocá-lo em prática, é necessário primeiro que haja uma finalidade, seja uma solução para melhorar as vendas, a produtividade da equipe, ou algum problema que tenha sido identificado.  

A partir disso, é necessário reunir a equipe, para que juntos possam pensar no assunto e encontrar meios para realizar o objetivo.

É importante que os profissionais já estejam preparados para a reunião, desse modo, é necessário avisa-los antes sobre o tema e o que eles devem levar, pois, pegá-los de surpresa pode fazer com que o brainstorming não seja tão produtivo.

Outro ponto importante é saber organizar as ideias para selecionar as que fazem mais sentido pra o negócio e colocá-la em prática. Lembre-se que uma ideia pode agregar a outra e juntas podem se tornar uma coisa só.

Passe a fazer um brainstorming com a sua equipe para encontrar soluções e inovar. Todos os profissionais podem agregar com boas ideias, melhorando o desempenho do seu negócio!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts relacionados