Você com certeza sabe o que é personalidade. É comum associar esse conceito a uma pessoa, mas você sabia que ele também pode ser relacionado a sua marca? Sim! Sua empresa pode agir de forma autêntica, a fim de que ela tenha características para brilhar aos olhos do seu público.
Essa estratégia é fundamental para se destacar no mercado, já que você vai se diferenciar dos demais e ter uma forma única de se relacionar com os seus consumidores, gerando identificação e maiores chances de fidelização.
Para entender melhor esse conceito e como ele pode fazer a diferença, continue a leitura!
O que é personalidade de marca?
É comum nos identificarmos mais com algumas pessoas do que com outras, isso depende de cada indivíduo e a sua interação conosco. É o que nos faz reconhecíveis. E esse processo acontece da mesma forma com os negócios.
A personalidade de uma marca é associada a características humanas e psicológicas, sendo representada por elas. A finalidade é gerar uma identificação com o consumidor e fazer com que os clientes em potencial se reconheçam com o que a organização oferece.
Dessa forma, desenvolve-se uma proximidade maior, humanizando as relações de consumo e fortalecendo o relacionamento.
Destaque-se no mercado com essa estratégia
O desenvolvimento desse conceito não serve somente para criar a comunicação da empresa com o público, mas também como ponto de partida para o desdobramento de toda a estratégia comunicacional.
Assim, é possível mantê-la alinhada com os valores da organização e os padrões que se deseja estabelecer. Além da forma como se comunica na escrita, também engloba elementos visuais, textuais, estéticos, de treinamento e de posicionamento de mercado, servindo como direcionamento para todas as ações.
Os principais benefícios dessa estratégia são:
- Aumentar a relevância no mercado;
- Ser reconhecido como uma referência na sua área.
- Conquistar clientes mais fiéis;
- Expandir o alcance;
- Comunicar de forma mais eficiente com o público;
- Melhorar o engajamento e interação;
Para uma estratégia assertiva é preciso considerar as características da empresa, o que se deseja passar para o cliente e o perfil do público.
Atenção: é preciso ter cautela
A personalidade da marca é um dos fatores-chave na busca por bons resultados. Uma vez que, além de ser a primeira impressão, também é a forma geral como cada pessoa vai reagir ao ter contato com ela.
Dessa forma, ela é fundamental para o sucesso de um negócio, já que ela é um dos primeiros aspectos que chamam a atenção dos consumidores, além de ser uma importante forma de destaque frente à concorrência.
Justamente por isso, é essencial ter muita cautela, profissionalismo e experiência para a definição dessa estratégia. Estudos precisam ser realizados, sobre os concorrentes, público, mercado, produtos ou serviços e muito mais.
Exemplos de grandes marcas
Para ficar mais fácil de entender, trouxemos exemplos conhecidos e como suas personalidades ajudam a se posicionarem no mercado.
Um dos cases de maior sucesso é a Netflix. Ela se apresenta como se fosse uma “pessoa”. Fez das redes sociais seu principal canal para interagir com o público, de forma humorada comunica as novidades de seu catálogo e responde aos comentários dos seguidores. Seu posicionamento é moderno, inovador e conectado, com uma abordagem amigável e descontraída.
O NuBank é uma das fintechs mais valiosas do mercado brasileiro. Simplicidade e objetividade são características da sua comunicação. A empresa buscou um equilíbrio entre seriedade e leveza. O público identifica que se trata de um banco com empatia e menos burocracias.
A Apple é conhecida por ser inovadora, elegante e sofisticada. Suas carcterísticas transmite um senso de exclusividade e sofisticação, que é reforçado por sua abordagem minimalista em termos de design e comunicação.
A Nike é um outro exemplo. Se fosse uma pessoa se destacaria por ser determinada, corajosa e inspiradora. Assim sua comunicação segue uma linguagem motivadora, estimulando qualquer pessoa a superar os seus desafios.
Como definir a personalidade da minha marca?
É impossível fingir ser algo que não é. O cliente precisa reconhecer aqueles traços na companhia. Se não, nada feito. Por isso não é uma tarefa simples. Ela demanda um criterioso processo de diagnóstico e um trabalho estratégico para encontrar o tom de voz, estilo de comunicação e outros aspectos.
Ao estabelecer uma personalidade autêntica e consistente, a marca pode construir uma conexão mais profunda com seu público-alvo e aumentar a fidelidade e o engajamento dos consumidores. Para isso, é fundamental conhecer seu negócio em primeiro lugar.
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