Rebranding do Twitter o que a sua marca pode aprender com esse processo

Rebranding do Twitter: o que a sua marca pode aprender com esse processo

Adeus, passarinho! Em julho deste ano, Elon Musk deu início ao rebranding do Twitter. O conhecido pássaro azul deu espaço para um grande X branco em um fundo preto. Visto que a plataforma tem milhões de usuários, uma grande transformação na imagem da rede social pode ser uma decisão arriscada. 

 

De acordo com o relatório de fevereiro de 2023, produzido pela parceria entre a We Are Social e a Meltwater, o aplicativo tem mais de 24 milhões de usuários apenas no Brasil, e 556 milhões ao redor do mundo.

 

Então o que está por trás da motivação do CEO? É isso que vamos explorar no artigo de hoje e, ainda, vamos explicar quando um processo de rebranding pode ser bem-vindo para uma empresa. Acompanhe!

 

Razões para uma grande mudança

Há algum tempo Elon Musk tem falado sobre sua intenção de criar o que ele chama de “aplicativo completo”. Quando ele adquiriu a plataforma, ele escreveu na sua conta: “Comprar o Twitter vai acelerar a criação do X, o aplicativo completo. ”

 

Mas por que substituir o nome da marca? Por que remover o logotipo do pássaro? No início dos anos 2000, Musk já havia planejado usar a marca “X.com” para o que mais tarde se tornou o PayPal, mas não conseguiu convencer seus investidores na época. No entanto, o empresário reforçou seu desejo de usar a letra “X”. Em 2002, ele nomeou sua empresa aeroespacial de SpaceX.

 

De acordo com ele, a mudança aconteceu porque o Twitter foi adquirido pela X Corp tanto para garantir a liberdade de expressão quanto como um acelerador para o X, o aplicativo completo. Desse modo, o nome fazia sentido quando eram apenas mensagens de 140 caracteres indo e vindo – como pássaros twittando – mas agora é possível postar quase qualquer coisa, incluindo várias horas de vídeo.

 

Além disso, ele tem planos de adicionar comunicações abrangentes e ferramentas com funções financeiras, criando um novo espaço, diferente do que a antiga plataforma costumava ser. 

 

O que deve existir em um processo de mudança de marca?

Um processo de rebranding é delicado, pois envolve a alteração de algo com que o consumidor estava acostumado para a criação de uma nova identidade, para a qual ele terá de transferir a mesma familiaridade e prestígio.

 

A necessidade de mudança pode vir de fatores internos e externos. Internos são aqueles que dizem respeito à empresa, como uma fusão ou aquisição de outros negócios, entrada em novos mercados, uma mudança no segmento de atuação, novas estratégias de produtos ou mudança na proposta de valor.

 

No entanto, há razões que fogem do controle, mas que também determinam uma mudança no posicionamento. Por exemplo: alterações de comportamento dos consumidores, novas demandas por parte deles ou até mesmo novos players entrando no mercado.

 

Quando falamos no assunto, é preciso que a empresa seja clara a respeito de quais oportunidades se abrem e os principais impactos que isso dá ao usuário ou cliente final. No caso do X, é perceptível uma resistência por parte dos usuários, que expressam uma forte conexão com a plataforma anterior.  Nesse cenário, o verdadeiro desafio é encontrar um equilíbrio entre a busca pela inovação e o respeito à identidade de marca já estabelecida.

 

Cases que deram muito certo

Nem toda mudança é negativa e quando aliada com uma boa estratégia de marca, pode-se tornar um verdadeiro sucesso e aumentar as vendas. Para ficar mais fácil de entender, selecionamos dois cases. 

 

O primeiro é da Melissa, a marca de calçados. Ela tinha uma forte conexão com crianças e adolescentes, porém queria ir além e ser uma opção para mulheres de todas as idades. Para isso, ela criou vários modelos para aumentar sua diversidade de produtos e investiu em um reposicionamento para conversar com seu novo público.

 

O segundo é a Dove, que mudou seu posicionamento ao longo dos anos. Inicialmente, focada em hidratação, a marca passou a abordar um conceito mais abrangente, falando da beleza de cada mulher.  Tanto que suas peças publicitárias atuais estão longe dos estereótipos e trazem diferentes mulheres.

 

Para obter resultados positivos, uma estratégia bem pensada é essencial, sempre levando em conta a essência da empresa e o cliente que se quer atingir. Para isso, você pode contar com a Agência Carti. Há 13 anos no mercado, oferece as melhores opções de planejamento de marketing para o seu negócio, incluindo rebranding de marcas. Para saber mais, fale conosco!

 

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