Sua empresa está preparada para o Google Analytics 4? Saiba mais sobre a ferramenta.

Você conhece a mais recente plataforma de análise de dados da Google, a “Google Analytics 4”? Ela se trata de um aprimoramento da Universal Analytics, muito utilizada pelas empresas, mas que a partir do dia 01 de julho de 2023 será descontinuada. Para ficar por dentro de todas as novidades e se manter competitivo no mercado, iremos ajudá-lo a entender melhor sobre o tema. Confira:

O que é o Google Analytics 4?

O GA4 é uma importante ferramenta, projetada  para facilitar a vida dos usuários, sendo a união entre os dados de web e dados de app como um fluxo só, oferecendo assim a seus utilizadores insights avançados e precisos sobre o comportamento em seus sites e aplicativos. Em seu antecessor, era necessário o uso de outras ferramentas para se obter ambos os resultados.

O que há de novo?

O novo produto da Google possui um grande foco na privacidade. Como utiliza uma abordagem  baseada em eventos em sua coleta de dados, não necessita de todos os dados de navegação do usuário, coletando apenas aqueles relevantes para as metas do negócio.

O acesso a dados ocorre em tempo real, facilitando o monitoramento de atividades do site e  de campanhas de marketing. Ele ainda é capaz de analisar dados offline e dados de dispositivos móveis, aprimorando ainda mais o processo.

Também tem como foco analisar o comportamento destes usuários, evidenciando como os mesmos interagem com o site ou app. O GA4 ainda usufrui da aprendizagem de máquina para fazer recomendações personalizadas, garantindo uma experiência mais enxuta.

Outro ponto de destaque é a sua integração com plataformas da Google, como: Google Data Studio (criando relatórios personalizados e Dashboards);  Google Ads (permitindo acompanhamento de campanhas publicitárias e análise de conversões); Google Optimize (usado para realizar testes A/B e experimentos de personalização); Google Cloud (Acessar e Analisar dados em uma infraestrutura de nuvem escalável e segura) e muitas outras.

Por meio da configuração de tags e eventos no GA4, as integrações possibilitam o envio de dados coletados para outras plataformas da Google, permitindo uma visão mais ampla do desempenho de um site ou aplicativo e contribuindo para a tomada de decisões baseada em dados. É fundamental ter em mente que a configuração das integrações pode variar de acordo com a plataforma e o objetivo específico de cada usuário.

Onde ele pode ser implementado

O Google Analytics 4 pode ser utilizado pelas empresas em diversas ocasiões, incluindo:

  • Websites: Pode ser adicionado a qualquer site e é possível inserir o código de acompanhamento em todas as páginas, coletando informações sobre o comportamento dos usuários e sobre o tráfego de dados.
  • Aplicativos móveis: Coleta dados sobre o uso do app, incluindo as ações feitas dentro do aplicativo como cliques em botões, aberturas de páginas e etc.
  • Plataformas de comércio eletrônico: Pode apurar informações de transações eletrônicas como taxa de conversão, vendas e informações de carrinhos de compras.
  • Redes Sociais: Há possibilidade de usar para coletar dados sobre o desenvolvimento do usuário com anúncios e postagens.
  • Jogos: Informar dados de jogabilidade, informações relevantes sobre jogos online e as interações entre os jogadores.
  • Plataformas de vídeo: Captar dados de visualizações de vídeos, incluindo taxa de conclusão e tempo de visualização.

Outras possibilidades incluem plataformas de e-learning, ferramentas de automação de marketing, softwares de gerenciamento de projeto, sistemas de CRM, Plataformas de análise de voz, dispositivos IoT, plataformas de análise de realidade virtual e aumentada, dentre outros.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para que você entenda melhor sobre a Google Analytics 4 e como ela pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. É importante lembrar que a partir de julho de 2023 a Universal Analytics será descontinuada, tornando ainda mais relevante a migração para o GA4.

Não perca tempo e faça agora mesmo a migração para essa poderosa ferramenta de análise de dados. Adote o Google Analytics 4 e outras soluções para alavancar o seu negócio, e para isso, conte com a ajuda da Agência Carti, que possui ampla experiência no mercado e dispõe de um time especializado, repleto de cases de sucesso e prontos para atendê-lo a qualquer momento!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts relacionados