Você sabe analisar concorrentes? Veja como fazer e melhorar seu produto ou serviço

Você sabe analisar concorrentes? Veja como fazer e melhorar seu produto ou serviço

Não importa se você está começando hoje ou está há mais de 10 anos no mercado. Conhecer, entender e acompanhar o que a sua concorrência faz é fundamental para tomar decisões que realmente entreguem resultados para a sua empresa. 

Cabe ressaltar que não se trata de copiar conteúdos, estratégias ou produtos, mas preencher o máximo de lacunas existentes no seu nicho. A partir da análise de concorrentes, pode-se obter planos de ação para que o seu negócio se destaque e entregue valor para o público. 

Para entender como funciona, sua importância e ainda conhecer ferramentas que podem te ajudar, continue a leitura!

O que é análise de concorrência?

Nada mais é do que um processo para identificar os pontos fortes e fracos dos seus rivais no mercado. A finalidade é analisar as estratégias de marketing, preços, canais, participação no setor e outros detalhes importantes. 

O primeiro passo é a coleta de informações. Na internet, essa tarefa é facilitada, já que diversos dados ficam registrados e podem ser coletados por ferramentas online. Em segundo, é feito o estudo dos dados a fim de mapear padrões e obter insights sobre a atuação dos competidores. Por fim, você terá recursos para tomar melhores decisões.

Quando é recomendado fazer?

Esse processo deve ser uma atividade recorrente. Isso porque é importante ficar sempre atento ao que os outros estão fazendo para entender suas estratégias e como o seu setor está se movimentando.

No entanto, cabe mencionar alguns momentos cruciais em que vale a pena realizar uma pesquisa mais aprofundada, por exemplo: 

  • Abrir o negócio ou entrar em um novo nicho;
  • Lançar um novo produto;
  • Criar novas estratégias de marketing;
  • Iniciar atuação em uma nova cidade;
  • Reposicionar um produto no mercado.

Para qualquer uma das ações mencionadas, é essencial planejamento, além de entender se são viáveis e determinar um caminho seguro. A análise entra na etapa de planejar, onde você precisa conhecer melhor o cenário para criar as estratégias ideais.

Estratégia que vai além de conhecer os concorrentes

Realizar a análise da sua concorrência é olhar para os lados. Já que nenhuma empresa está sozinha, a qualquer momento você pode ser surpreendido com o movimento de outro negócio do mesmo ramo, que pode afetar o seu desempenho. 

Como vocês disputam o mesmo público, é preciso entender como está a atuação de cada um no setor, pois o seu cliente pode migrar para eles e não voltar mais. Um bom estudo vai ajudar a aumentar a sua competitividade e a sua atuação.

Mas além disso, ela também ajuda a: 

  • Entender o setor e o cenário competitivo;
  • Definir proposta de valor e posicionamento de mercado;
  • Realizar benchmarks para avaliação do progresso;
  • Identificar estratégias de sucesso dos seus rivais;
  • Aprimorar estratégias de marketing para criar/manter uma vantagem competitiva.

Passo-a-passo para uma boa execução 

Ficou claro como realizar a análise de concorrência pode fazer a diferença para uma empresa. Embora pareça um processo complexo, esta não é uma atividade tão difícil de ser executada. O ideal é que haja uma pessoa ou equipe dedicada a esta tarefa.

Mas, se isso ainda não for possível, considere as etapas a seguir na hora de elaborar um novo planejamento:

1 – Defina objetivos claros 

Todo tipo de estudo ou pesquisa requer objetivos claros a serem alcançados durante a execução. Não determinar essas questões logo no início pode resultar em tempo desperdiçado em cima de dados pouco úteis ou, pior ainda, na ausência das informações mais importantes.

Alguns exemplos:

  • Melhorar a percepção da sua marca, sendo reconhecida como a empresa que presta o melhor atendimento aos clientes;
  • Conquistar novos consumidores dentro da base ativa dos concorrentes;
  • Incorporar um novo produto com o melhor custo-benefício.

Esse tipo de objetivo irá guiar todo o processo de estudo que será conduzido, fornecendo orientações acerca das categorias de dados a serem adquiridas e das diretrizes a seguir para as conclusões.

2 – Escolha os critérios 

Depois de definidos os objetivos, é hora de listar todos os dados e informações que devem ser encontrados sobre cada um dos concorrentes. O ideal é usar formulários apenas com o que será realmente relevante. Caso contrário, pode-se demorar mais tempo e, enquanto isso, perder importantes oportunidades comerciais.

3 – Determine o melhor método de coleta

Apesar de muitos dados serem abertos e estarem disponíveis em bancos públicos, ainda será preciso executar um trabalho de investigação comercial, consultando ex-clientes, utilizando ferramentas e procurando por dados na internet.

Por isso, após a definição das informações necessárias, também é preciso definir o método ideal para a coleta, prevendo os custos e o tempo a ser dedicado pela equipe.

4 – Interprete os dados

Este é o momento de realizar a análise sobre os concorrentes e sobre a sua atuação. O recomendado é que haja um período bem definido para isso, uma vez que estratégias de vendas, marketing e comunicação podem mudar devido a campanhas e a eventos sazonais.

5 – Apresente os resultados 

Os dados devem ser consolidados em um estudo claro a ser apresentado para todas as áreas interessadas. Ele não deve ser restrito à área comercial, deve-se chegar aos departamentos Financeiro, a área de Marketing e até a de Recursos Humanos, que pode elaborar treinamentos e benefícios para vendedores que os motivem a vender mais.

Ferramentas para analisar os concorrentes

Para uma análise que vá além dos estudos pontuais, existem algumas ferramentas que ajudam a manter o olhar sempre atento ao que os competidores estão fazendo e ao que estão falando sobre eles. Confira: 

Google Alerts: pode-se criar alertas para receber diariamente os últimos conteúdos que falam sobre seu cliente vinculados publicamente na internet. Por exemplo: notícias, reclamações, artigos e os termos selecionados por você serão automaticamente enviados para o seu e-mail.

Redes sociais: ao contar com ferramentas como o Social Mention, você consegue encontrar as principais menções feitas sobre as empresas do seu mercado.

Google Analytics: pode-se analisar dados sobre o seu próprio negócio, mas também sobre os concorrentes por meio de relatórios de comparativos de mercado. É possível comparar métricas de sessões, páginas, duração, taxa de rejeição, entre outras.

Para contar com as melhores ferramentas e ainda ter ajuda de profissionais experientes, você pode optar por uma agência especializada, como a Agência Carti. Com ampla experiência em Google Analytics, entre outras ferramentas, cria-se um estudo de mercado para determinar as melhores estratégias para a sua empresa se destacar. Para saber mais, fale conosco!

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