Todo mundo que tem uma empresa e está presente nas redes sociais deseja ter um Instagram bombado, não é mesmo? Acontece que número de seguidores e curtidas não significa, exatamente, sucesso nas vendas.
No entanto, é possível fazer do Instagram uma máquina de vendas para o seu negócio! Quer saber como lucrar com essa rede social? Então continue a leitura para saber mais!
1. Tenha planejamento de conteúdo
Quem trabalha com marketing digital sabe que é necessário planejamento para colocar a ações em prática. E para tornar o Instagram em uma máquina de vendas não seria diferente, afinal, é preciso de muito conteúdo para que a plataforma de vídeos e fotos seja, de fato, um recurso aliado na estratégia.
Deste modo, planejar o conteúdo é essencial, então é preciso definir a quantidade de posts, linha editorial, dias que as postagens serão feitas e, claro, o planejamento também deve incluir a interação com o seguidores, portanto, é necessário definir algumas repostas padrões, especialmente quando os followers usam o espaço para tirar dúvidas.
2. Use o stories de maneira interativa
De acordo com um levantamento feito pelo mLabs, a média de visualizações do stories em perfis com até 10 mil seguidores é de 2,5%. Esse é um número bastante relevante, portanto, é interessante usar esse recurso do Instagram de forma estratégica.
Os stories interativos são uma maneira de engajar o público, é possível usar templates para que haja compartilhamento, fazer enquetes, abrir caixa de perguntas e sugestões e claro, nunca deixar de responder os seguidores que mandam mensagem por DM.
Além disso, o Instagram possibilita o uso de links nos stories que podem ser usados para redirecionar os seguidores ao site da empresa ou até mesmo ao WhatsApp para que um contato maior seja estabelecido.
3. Seja consistente
O grande segredo do Instagram é a consistência, pois, quem não é visto não é lembrado. Uma pesquisa realizada pela Union Metrics, mostra que as marcas mais populares na rede social fazem em média 1,5 posts por dia.
Isso não significa que deve postar todo dia, até porque esse tipo de estratégia não é interessante para todas as empresas, mas, sim que deve seguir o conselho da primeira dica deste artigo: definir frequência, pois é isso que fará a conta ter mais relevância na plataforma.
Isso melhorará significativamente os número do Instagram, além de contribuir na ampliação do reconhecimento da marca como uma fonte útil de informação sobre o setor de atuação. Para tornar o Instagram um canal de vendas, é preciso passar confiança para o consumidor, portanto, o conteúdo consistente é essencial.
4. Faça anúncios
Anunciar no Instagram vale a pena quando a empresa segue as dicas que demos anteriormente, isto é, planeja o conteúdo, produz e posta com frequência. Pois, assim como qualquer outra rede social, é esperado que exista interação e materiais relevantes para os seguidores. E mesmo que o foco seja a venda, estabelecer um relacionamento e criar laços continua sendo a melhor estratégia para atingir o objetivo final, pois é preciso gerar confiança para vender.
De acordo com a Digital Overview, os brasileiros passam, em média, 3h30 nas redes sociais, incluindo o Instagram, consumindo conteúdo. Deste modo, as pessoas são impactadas por diversos anúncios o tempo todo.
Mas além disso, os anúncios também precisam de estratégia e essa é uma das grandes vantagens do Instagram, pois a plataforma permite criar segmentações como idade, sexo, localidade, entre outros tipos de interesse que conversam com a marca e a persona.
É possível fazer post patrocinado por imagem única, carrossel ou stories. Ou seja, são diversos os formatos que podem ser trabalhados e atrair o leads qualificado que posteriormente consomem o produto ou serviço que a empresa oferece.
5. Venda diretamente pelo Instagram Shopping
O Instagram permite que as marcas vendam diretamente da rede social por meio de uma vitrine virtual. Com essa ferramenta, inclusive, é possível fazer posts no feed e marcar os produtos que estão disponíveis para venda.
As etiquetas de preços podem ser adicionadas nos posts ou nos anúncios e quando são clicadas, os usuários são redirecionados a página do item dentro do próprio Instagram Shopping, no qual, o consumidor pode ver mais detalhes acerca produto.
Além disso, é possível vender um produto em uma live. Durante a exibição, o item fica disponível logo abaixo dos comentários dos usuários com um botão ao lado para adicioná-lo ao carrinho de compras. Essa estratégia pode ser utilizada para lançamentos ou demonstração, por exemplo.
Para fazer parte do Instagram Shopping é preciso estar dentro de alguns requisitos, como por exemplo:
- A conta deve ser comercial ou de criador de conteúdo
- A empresa precisa estar na lista de mercados suportados pelo recurso
- O produto da empresa precisa ser elegível para plataforma
- É necessário ter um domínio de site
- É preciso cumprir o Acordo com o Comerciante e Políticas de Comércio do Facebook
Para fazer do Instagram uma máquina de vendas é preciso ter uma estratégia de marketing digital muito bem alinhada, lembrando que a produção de conteúdo não deve ser focada apenas nas vendas, mas também na construção de relacionamento com o cliente.
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