• SEO
  • Marketing Digital
  • Inbound Marketing
  • Empreendedorismo
  • Performance
  • SEO Core
VOLTAR PARA O SITE

Ciclo de vendas: o que é qual a sua importância?2 min read

  • julho 13, 2020
  • Eduardo Gasparetto

Ter um ciclo de vendas é muito importante para a sustentabilidade financeira de qualquer empresa. Desse modo, é possível entender que todo negócio possui um, a diferença é que algumas pessoas o conhece bem e outras, não.

No entanto, ter conhecimento sobre as fases de compra faz toda a diferença nos empreendimentos e nos próximos parágrafos explicaremos o porquê.

O que é o ciclo de vendas?

O ciclo de vendas é a junção de todas as etapas que vão transformar o seu lead em cliente, ou seja, desde o primeiro momento que o consumidor entra em contato com o vendedor ou equipe comercial até o pós-venda.

Esse período considerado o ciclo de vendas pode variar, pois depende de vários fatores como a complexidade da negociação, o mercado de atuação, a persona, ou qualquer outro aspecto que possa influenciar no processo.

As fases do ciclo de vendas

Muitos vendedores se preocupam com o tempo que cada etapa leva para ser realizada. Afinal, como saber qual é o momento ideal para entrar em contato com o cliente? Para entender melhor essa dinâmica, é necessário saber como cada fase funciona. A seguir explicaremos as mais comuns.

  • Prospecção: Nessa etapa é encontrado os potenciais clientes.
  • Contato inicial: O vendedor se comunica com o futuro cliente, seja por e-mail, WhatsApp, ligação, uma feira de negócio, entre outras formas.
  • Qualificação: aqui é hora de entender quem está pronto para realizar uma compra.
  • Apresentação: o lead é apresentado ao produto e/ou serviço que a empresa oferece.
  • Avaliação: o cliente está avaliando a possibilidade de compra.
  • Fechamento: o negócio é formalizado e o cliente faz a compra.
  • Pós-venda: é feita uma análise da satisfação do cliente com todo o processo de compra até aquisição/ contratação.

Por que conhecer bem o ciclo de vendas?

A equipe comercial deve conhecer bem o ciclo de vendas da empresa para entender quais pontos podem ser melhorados e aperfeiçoados. Ter ciência disso ajuda a aumentar os resultados.

Com as etapas que foram descritas acima, é possível saber em qual momento se leva mais tempo, como as abordagens estão sendo feitas e se eles estão, de fato, sendo efetivas. É importante entender quanto menos tempo se leva em cada fase, melhor. Porém, cada negócio possui sua complexidade, então nem sempre rapidez é sinônimo de eficácia e eficiência. Uma boa estratégia de marketing pode ajudar a sua empresa entender o ciclo de vendas e buscar as melhorias adequadas. Que saber mais sobre? Entre em contato com a Agência Carti e conte com especialistas no assunto!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Novidades no Blog

Como a tecnologia blockchain pode revolucionar o mercado de marketing digital

Como a tecnologia blockchain pode revolucionar o mercado de marketing digital?

Você conhece a tecnologia blockchain? Quem é investidor de criptoativos ou apenas um curioso sobre esse universo que vem modelando a forma de fazer transações,

Por que o mercado de Criptomoedas deve investir em Marketing Digital

Por que o mercado de criptomoedas deve investir em marketing digital?

As criptomoedas chegaram para ficar, não à toa o ativo digital movimentou cerca de US$ 3 trilhões em novembro de 2021, de acordo com a

Generalista ou especialista: qual é o melhor para os negócios?

Generalista ou especialista: qual é o melhor para os negócios?

Será que faz diferença para o negócio ser especialista ou generalista? Conhecer bem esses conceitos é importante para definir a estratégia de marketing digital da

5 dicas para transformar o Instagram em uma máquina de vendas

5 dicas para transformar o Instagram em uma máquina de vendas

Todo mundo que tem uma empresa e está presente nas redes sociais deseja ter um Instagram bombado, não é mesmo? Acontece que número de seguidores

Benefícios do Google Shopping

Conheça os benefícios do Google Shopping

Se você trabalha com vendas online já deve ter ouvido falar do Google Shopping, a ferramenta de vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas no

6 razões para criar um site moderno para a sua empresa

6 razões para criar um site moderno para a sua empresa

Marcar presença na internet é muito importante para conquistar novos negócios, por isso as redes sociais são importante para qualquer estratégia, entretanto, um site moderno

5 tendências de marketing para 2022.

5 tendências de marketing para 2022

Acompanhar as tendências de marketing digital e a movimentação do mercado pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, as práticas e ferramentas deste setor que é

Como a tecnologia blockchain pode revolucionar o mercado de marketing digital

Como a tecnologia blockchain pode revolucionar o mercado de marketing digital?

Você conhece a tecnologia blockchain? Quem é investidor de criptoativos ou apenas um curioso sobre esse universo que vem modelando a forma de fazer transações,

Por que o mercado de Criptomoedas deve investir em Marketing Digital

Por que o mercado de criptomoedas deve investir em marketing digital?

As criptomoedas chegaram para ficar, não à toa o ativo digital movimentou cerca de US$ 3 trilhões em novembro de 2021, de acordo com a

Generalista ou especialista: qual é o melhor para os negócios?

Generalista ou especialista: qual é o melhor para os negócios?

Será que faz diferença para o negócio ser especialista ou generalista? Conhecer bem esses conceitos é importante para definir a estratégia de marketing digital da

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter

RECEBA ATUALIZAçÕES DE ARTIGOS NO EMAIL

Enviaremos somente emails com conteúdo relevante de Marketing Digital.

QUERO RECEBER

Como a tecnologia blockchain pode revolucionar o mercado de marketing digital?
Marketing Digital

Como a tecnologia blockchain pode revolucionar o mercado de marketing digital?

Você conhece a tecnologia blockchain? Quem é investidor de criptoativos…
Pet shop: 4 ações de marketing para aplicar na divulgação do seu negócio
Marketing Digital

Pet shop: 4 ações de marketing para aplicar na divulgação do seu negócio

Para chamar a atenção da clientela para o seu pet…
Estratégias de marketing digital para empresas de agronegócio
Marketing Digital

Estratégias de marketing digital para empresas de agronegócio

O agronegócio é um setor muito importante para a economia…
ENTRE EM CONTATO E FALE COM UM ESPECIALISTA

FALE CONOSCO (11) 2389-0114

Melhoramos suas vendas e conversões com estratégias inteligentes.

Agência Carti

  • Empresa
  • Serviços
  • Blog
  • Orçamento

Serviços

  • Inbound Marketing
  • SEO
  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • Google Shopping

Materiais Ricos

  • Idéias de Testes A/B
  • Checklist SEO
  • Checklist de Conversão

AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL COM FOCO EM SEO, GOOGLE ADS, INBOUND MARKETING E FACEBOOK ADS. LOCALIZADA EM SÃO PAULO – SP PRÓXIMO AO METRO ANA ROSA.

Agência Carti © 2020 Todos os Direitos Reservados

Twitter Facebook-f Youtube
  • SEO
  • Marketing Digital
  • Inbound Marketing
  • Empreendedorismo
  • Performance
  • SEO Core
VOLTAR PARA O SITE
ORÇAMENTO