ciclo de vendas: o que é? qual sua importância?

Ciclo de vendas: o que é qual a sua importância?

Ter um ciclo de vendas é muito importante para a sustentabilidade financeira de qualquer empresa. Desse modo, é possível entender que todo negócio possui um, a diferença é que algumas pessoas o conhece bem e outras, não.

No entanto, ter conhecimento sobre as fases de compra faz toda a diferença nos empreendimentos e nos próximos parágrafos explicaremos o porquê.

O que é o ciclo de vendas?

O ciclo de vendas é a junção de todas as etapas que vão transformar o seu lead em cliente, ou seja, desde o primeiro momento que o consumidor entra em contato com o vendedor ou equipe comercial até o pós-venda.

Esse período considerado o ciclo de vendas pode variar, pois depende de vários fatores como a complexidade da negociação, o mercado de atuação, a persona, ou qualquer outro aspecto que possa influenciar no processo.

As fases do ciclo de vendas

Muitos vendedores se preocupam com o tempo que cada etapa leva para ser realizada. Afinal, como saber qual é o momento ideal para entrar em contato com o cliente? Para entender melhor essa dinâmica, é necessário saber como cada fase funciona. A seguir explicaremos as mais comuns.

  • Prospecção: Nessa etapa é encontrado os potenciais clientes.
  • Contato inicial: O vendedor se comunica com o futuro cliente, seja por e-mail, WhatsApp, ligação, uma feira de negócio, entre outras formas.
  • Qualificação: aqui é hora de entender quem está pronto para realizar uma compra.
  • Apresentação: o lead é apresentado ao produto e/ou serviço que a empresa oferece.
  • Avaliação: o cliente está avaliando a possibilidade de compra.
  • Fechamento: o negócio é formalizado e o cliente faz a compra.
  • Pós-venda: é feita uma análise da satisfação do cliente com todo o processo de compra até aquisição/ contratação.

Por que conhecer bem o ciclo de vendas?

A equipe comercial deve conhecer bem o ciclo de vendas da empresa para entender quais pontos podem ser melhorados e aperfeiçoados. Ter ciência disso ajuda a aumentar os resultados.

Com as etapas que foram descritas acima, é possível saber em qual momento se leva mais tempo, como as abordagens estão sendo feitas e se eles estão, de fato, sendo efetivas. É importante entender quanto menos tempo se leva em cada fase, melhor. Porém, cada negócio possui sua complexidade, então nem sempre rapidez é sinônimo de eficácia e eficiência. Uma boa estratégia de marketing pode ajudar a sua empresa entender o ciclo de vendas e buscar as melhorias adequadas. Que saber mais sobre? Entre em contato com a Agência Carti e conte com especialistas no assunto!

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