Ter um ciclo de vendas é muito importante para a sustentabilidade financeira de qualquer empresa. Desse modo, é possível entender que todo negócio possui um, a diferença é que algumas pessoas o conhece bem e outras, não.
No entanto, ter conhecimento sobre as fases de compra faz toda a diferença nos empreendimentos e nos próximos parágrafos explicaremos o porquê.
O que é o ciclo de vendas?
O ciclo de vendas é a junção de todas as etapas que vão transformar o seu lead em cliente, ou seja, desde o primeiro momento que o consumidor entra em contato com o vendedor ou equipe comercial até o pós-venda.
Esse período considerado o ciclo de vendas pode variar, pois depende de vários fatores como a complexidade da negociação, o mercado de atuação, a persona, ou qualquer outro aspecto que possa influenciar no processo.
As fases do ciclo de vendas
Muitos vendedores se preocupam com o tempo que cada etapa leva para ser realizada. Afinal, como saber qual é o momento ideal para entrar em contato com o cliente? Para entender melhor essa dinâmica, é necessário saber como cada fase funciona. A seguir explicaremos as mais comuns.
- Prospecção: Nessa etapa é encontrado os potenciais clientes.
- Contato inicial: O vendedor se comunica com o futuro cliente, seja por e-mail, WhatsApp, ligação, uma feira de negócio, entre outras formas.
- Qualificação: aqui é hora de entender quem está pronto para realizar uma compra.
- Apresentação: o lead é apresentado ao produto e/ou serviço que a empresa oferece.
- Avaliação: o cliente está avaliando a possibilidade de compra.
- Fechamento: o negócio é formalizado e o cliente faz a compra.
- Pós-venda: é feita uma análise da satisfação do cliente com todo o processo de compra até aquisição/ contratação.
Por que conhecer bem o ciclo de vendas?
A equipe comercial deve conhecer bem o ciclo de vendas da empresa para entender quais pontos podem ser melhorados e aperfeiçoados. Ter ciência disso ajuda a aumentar os resultados.
Com as etapas que foram descritas acima, é possível saber em qual momento se leva mais tempo, como as abordagens estão sendo feitas e se eles estão, de fato, sendo efetivas. É importante entender quanto menos tempo se leva em cada fase, melhor. Porém, cada negócio possui sua complexidade, então nem sempre rapidez é sinônimo de eficácia e eficiência. Uma boa estratégia de marketing pode ajudar a sua empresa entender o ciclo de vendas e buscar as melhorias adequadas. Que saber mais sobre? Entre em contato com a Agência Carti e conte com especialistas no assunto!