5 tendências de marketing digital para 20205 min read

Listamos as principais tendências que você deveria investir para ter mais sucesso e conseguir realizar mais vendas na internet este ano.

Continue a leitura para saber quais são ou assista ao vídeo na íntegra!

1. Conteúdo em vídeo

O conteúdo em vídeo não é algo novo no mercado, mas é muito utilizado, especialmente quando a internet banda larga engrenou e sites como o Youtube cresceu exponencialmente.

Redes sociais como Instagram e Facebook disponibilizam a utilização de vídeos, como o stories, por exemplo, para que as pessoas ou empresas possam se comunicar e interagir com o público.

O conteúdo em vídeo é excelente porque a partir dele é possível condensar uma quantidade enorme de informações, que se fossem passadas para um outro formato, como o texto, ficariam enormes. Pelo vídeo é possível transmitir a mesma quantidade de informação de forma mais dinâmica e até mesmo com mais emoção, fazendo com que o público de identifique mais ainda com o que está sendo passado.

Outra vantagem do vídeo é que ele é muito mais fácil de ser consumido, porque é um formato mais atrativo.

Tipos de conteúdo

Existem dois tipos de conteúdo que podem ser feitos: o branded content ou conteúdo patrocinado. A caraterística desse modelo é que nele é possível ensinar algo, transmitir uma ideia, gerando engajamento e passando informação de alta relevância para o público.

O outro tipo de conteúdo é o vídeo live, que são transmissões ao vivo, no qual, o público pode interagir ao mesmo tempo, mandando perguntas, comentando, compartilhando, enfim, participando simultaneamente de alguma forma.

As lives podem ser feitas de forma individual pelo Facebook, Instagram, Youtube ou pode-se usar sistemas que integrem todos esses sites para transmitir a live por todas elas ao mesmo tempo.

Para quem costuma ou deseja fazer um webinar, é uma excelente estratégia. E como o público é fragmentado, ou seja, ele não está necessariamente em todas as redes sociais, unificar a transmissão da live, garante melhor alcance.

2. Criação de lista de e-mails

Também não é algo novo no mercado, mas está muito alta para 2020. Pode-se entender que o e-mail é uma propriedade sua, ao invés de outras plataformas, como Facebook ou Instagram que para acontecer a distribuição de conteúdo, depende de vários fatores que não estão no seu controle.

Com a lista de e-mails é possível se conectar individualmente com os clientes, de forma personalizada e você tem total controle para quem irá distribuir seu conteúdo. Até porque para ter os e-mails, a audiência deu ele a você de alguma forma.

Plataformas como Mailchimp e RD Station ajudam você a fazer essa distribuição. E você decide a frequência disso, seja uma vez por semana, por mês ou por ano.

3. Chatbot

A terceira tendência de marketing digital para 2020 é o uso de chatbot por meio de mensagens no Facebook. É comum que os clientes entrem em contato pela rede social para sanar dúvidas acerca do produto ou serviço. E a dúvida de um, pode ser a dúvida de vários.

Perguntas como: Quanto custa? Como funciona? Quanto tempo demora para entregar? Como funciona? São bem comuns e para respondê-las de forma mais ágil e ter um atendimento mais eficaz, e aconselhável usar o chatbot.

Ferramentas como Manychat podem ajudar nessa tarefa de automatizar o atendimento e leva-lo a outro nível. Pela ferramenta também é possível ter feedbacks, disponibilizar treinamentos, entre outras vantagens que farão a diferença no seu negócio.

4. Podcast

Podcasts estão fazendo muito sucesso e pode ser um ótimo aliado para o seu negócio. Mesmo que tenha começado no Brasil entre 2009 e 2010 – inclusive, a Agência Carti teve um chamado SEO Core entre 2011 e 2014 – somente em 2019 que veio o boom e vai continuar tendência por um bom tempo.

Existem podcasts tratando de diversos assuntos, sejam eles sobre negócios, entretenimento, educação, entre outros. E podem ser ouvidos a qualquer momento pelas plataformas de streaming de música.

Um ponto muito positivo do podcast é que a duração pode ser de 30 minutos ou de 2 horas, depende muito no assunto, de quem conduz e do nível de complexidade do tema. Mas o fato é que o formato voltou com tudo e será tendência para o marketing este ano.

5. Quizz interativo

A última tendência, mas não menos importante é o quizz interativo. É uma ótima estratégia para interagir com a audiência.

Existiam algumas plataformas de perguntas e respostas, mas, hoje em dia, redes sociais como o Instagram já disponibilizam a utilização de quizz no stories. O melhor de tudo é que é possível entender melhor o comportamento do público, o que eles querem ou como se sentem.

Interaja com o seu público, conheça-o melhor, poste vídeos, fotos, faça interações e compartilhe. Isso ajuda a criar uma reputação, educar o público e estar mais próximo dos clientes e dos possíveis clientes.

Deixe aqui nos comentários o que achou do nosso conteúdo e quais outras tendências farão parte de 2020.

Fique de olho no blog e no nosso canal do youtube! Até a próxima!

Compartilhe nas redes sociais e nos ajude a levar este conteúdo a mais pessoas

Siga-nos:

Novidades no Blog

Google Ads: O guia completo

Quer anunciar no Google Ads mas não sabe como? Confira aqui o guia completo para anunciar no Google Ads e aprenda a criar campanhas que convertem.

O que é SEO?

Aprenda neste artigo completo o que de fato é SEO e como funciona a otimização de sites; Leia o artigo ou assista o vídeo na íntegra.