Hiperpersonalização: veja como essa tendência pode aumentar as vendas no varejo

Hiperpersonalização: veja como essa tendência pode aumentar as vendas no varejo

Você já parou para pensar porque uma empresa sugere diferentes produtos para cada pessoa em uma mesma página de compras? Se ainda não, é só fazer o teste. Entre na sua conta em uma loja e, na mesma loja, acesse pela conta de outra pessoa. Os produtos sugeridos são diferentes, principalmente se vocês tiverem comportamentos e estilos de vida opostos.

Com a era digital, o varejo abriu espaço para uma forma de anunciar mais pessoal e certeira quanto às preferências do comprador: a hiperpersonalização, recurso fundamental para todo profissional que utiliza do e-commerce.

Os clientes buscam cada vez mais experiências únicas. E, enquanto muitas propagandas fazem ofertas genéricas, a marca que adota uma postura diferenciada em vendas mostra que entende as tendências de consumo e as necessidades do usuário. E, por isso, consegue apresentar soluções relevantes

Com isso em mente, preparamos este artigo com as principais vantagens desse conceito e estratégias que podem ser implementadas no seu negócio para melhorar a experiência do seu público. Boa leitura!

O que é a hiperpersonalização em vendas?

A hiperpersonalização é uma estratégia que visa criar experiências individualizadas. Para isso, é utilizado o maior número de informações sobre o consumidor, analisando o histórico, comportamento e seus desejos. Dessa forma, a marca consegue customizar todos os estágios da jornada de compra, alinhando as necessidades à disponibilidade de produtos ou serviços, aumentando as chances de conversão.

Os altos níveis de personalização desta tática são aplicados em diversos setores. Todos esses aspectos são configurados para atender à demanda de um indivíduo em específico, e não uma segmentação de cliente. Somente assim é possível criar uma experiência hiperpersonalizada em todas as etapas de compra. 

Essa estratégia combina dados, análises, inteligência artificial, machine learning e automações para coletar informações e gerar insights. Dessa forma, a tecnologia é um dos pilares. Sem ela não é possível fazer coleta de informações de forma ágil, escalabilidade nem análise, e, portanto, não há o nível mais básico de personalização.

Por que apostar nessa tendência?

O comportamento do consumidor mudou radicalmente. Não basta apenas oferecer o melhor preço ou o produto com o design mais agradável. Os clientes esperam que as empresas saibam quem eles são, quais são suas necessidades e preferências. Eles desejam comprar com segurança e com atendimento exclusivo.

Sendo assim, investir na hiperpersonalização é oferecer uma experiência ainda mais encantadora, que fideliza e gera lealdade. Além de contribuir com esses aspectos, ela também é uma fonte de dados extremamente valiosa. Isso é essencial para investimentos comerciais e de marketing, evitando desperdício de recursos financeiros e de tempo.

As principais vantagens desse conceito são: 

  • Conhecimento aprofundado sobre o perfil do público-alvo;
  • Processo de compra mais rápido;
  • Maior satisfação do público;
  • Melhoria no atendimento;
  • Antecipação de necessidades;
  • Fidelização;
  • Maior engajamento e conexão emocional com a marca.

As empresas que conseguirem apostar nessa forte tendência de mercado, que provavelmente será a nova regra do jogo em relação ao atendimento, vendas e marketing, terá uma vantagem competitiva acima da média. 

Estratégias para fazer a diferença na experiência do cliente

Com o avanço da tecnologia e da análise de dados, a oferta de produtos e serviços tornou-se uma experiência única, já que a intenção é atender e conquistar os consumidores da forma mais personalizada possível.

Por isso, quando falamos em adotar essa ferramenta para fazer a diferença, deve-se levar em consideração alguns aspectos importantes. Pensando nisso, preparamos algumas estratégias que podem ser implementadas. Veja:

Implementação do omnichannel: diz respeito a um mecanismo de integração de diferentes canais de vendas e relacionamento utilizados por uma empresa, permitindo otimizar cada uma das jornadas de compra. Isso porque cada canal apresenta diversas possibilidades para levantar dados e insights, sendo uma oportunidade para oferecer uma experiência de compra mais fluida.

Uso de dados: a partir do omnichannel, pode-se coletar dados em todos os momentos. Dessa forma, é uma boa estratégia de hiperpersonalização. Como os clientes analisam diversos fatores antes da compra, quanto mais dados qualificados estiverem disponíveis para as organizações, melhor.

Mapeamento da jornada: depois de implementar o omnichannel e coletar dados, o próximo passo é mapear o comportamento e as características de consumo do seu público. Ainda mais que os pontos de contato podem variar de acordo com a idade, o gênero e a localização. Identifique os principais canais utilizados e quais pessoas usam com maior frequência. A partir disso, é possível aproximar ainda mais os consumidores e garantir uma experiência positiva.

Como uma agência de marketing pode ajudar?

Para que as estratégias de hiperpersonalização sejam bem-sucedidas, o ideal é que os clientes sejam tratados de forma individualizada e que a organização esteja sempre disposta a se reinventar para oferecer uma experiência ainda melhor para eles. Para melhorar ainda mais os resultados, você pode contar com uma agência de marketing. Somente ela possui recursos especializados para fidelizar o público e persuadir os potenciais compradores.

A partir de pesquisas de mercado, uma agência pode criar conteúdos personalizados e de relevância para cada indivíduo que se quer atingir. Além disso, agências como a Carti, podem implementar recursos de hiperpersonalização e tagueamento no site para resultados ainda mais satisfatórios. Somado a isso, com técnicas de ranqueamento e SEO, o usuário pode facilmente encontrar o produto da sua empresa nos principais buscadores. 

Escolha quem tem experiência de 13 anos de mercado, com atendimento de grandes clientes de varejo com marcas expressivas. Para impulsionar seu negócio, fale conosco!

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