O que é SEO?5 min read

Você sabe o que é SEO?  Já ouviu falar sobre mas não tem muita certeza do que se trata?

Continue a leitura ou assista o vídeo na íntegra para entender melhor essa estratégia!

O que é SEO?

O termo vem do inglês e significa Search Engine Optimization, no bom português podemos traduzir como Otimização de Mecanismo de Busca. E trata-se de um conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e páginas na internet. Tudo isso com uma única finalidade: gerar tráfego e autoridade digital para o seu negócio.

Vamos explicar melhor: de um modo geral, quando alguém pesquisa na internet, por exemplo, por sapatos cano baixo na Vila Mariana em São Paulo, o Google irá mostrar vários resultados para essa pesquisa, e ele classifica como os melhores resultados quem atende os critérios dele. Ou seja, para ter um ranqueamento é necessário atender alguns requisitos importantes.

E como fazer isso?

Pois bem, o Google não entrega essas informações de mão beijada, e é nessa hora que o SEO entra em ação, porque, por meio dele é possível entender quais critérios do Google são esses, compreendendo quais são as melhores práticas para ter um bom ranqueamento.

Mas, existem algumas premissas importantes para realizar um projeto de SEO com sucesso, como: fazer um site muito bem estruturado, que tenha usabilidade, que seja adaptado para mobile e que forneça bons conteúdos para ter relevância entre o púbico.

 O Google também dá uma nota interna de acordo com a relevância. A nota é por domínio e por página, na qual, a home tem uma nota maior do que as outras páginas. As notas vão variar de acordo com a relevância que ela tem, levando em consideração conteúdo, se ela recebe muito link, entre outros fatores.

Exemplo de SEO

Um bom exemplo de SEO – e de como era feito antigamente – é a escolha do nome da Amazon, uma das empresas mais valiosas do planeta.

Antigamente, os algoritmos não organizavam as informações por meio de relevância, mas, sim, por ordem alfabética, então, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, entendeu que nomear a empresa com um nome que iniciasse com a letra A, faria com que nas buscas ela fosse melhor ranqueada.

O que não é SEO?

Tráfego pago não é considerado SEO – que é quando paga para o Facebook ou próprio Google, por exemplo, para aparecer nas buscas. Na verdade, não é possível pagar por SEO, mas por outro lado, a sua empresa pode pagar pelo serviço de uma agência de marketing digital, como a Agência Carti, para que consiga ter os melhores posicionamentos, por isso é importante contar com uma empresa especializada no assunto.

Entenda o que é On page e off page

Dentro do SEO existem dois termos importantes: On page e off page, que são as duas áreas possíveis de trabalhar.

No On page, é tudo que está dentro do site. Aqui, é possível melhorar uma série de fatores, como conteúdo, melhorar velocidade, inserir títulos e descrições, fazer com que o site esteja adaptado para celular e tabletes, entre outros.

Um ponto importante para iniciar o trabalho de SEO no seu negócio, é entender quem é a persona e quais palavras-chave ela busca na internet, para focar nelas durante o projeto. No entanto, o Google tem muitos critérios e conhece-los é extremamente importante para conseguir entregar bons resultados, desse modo, quando se trata de on page, é necessário conhecer bem esses macetes.

O off page trata-se de links e na confiança de sites que o Google realmente conhece, pois, os links e menções que o seu site recebe de outros sites mostram a relevância dele e isso ajuda na classificação do ranking.

É trabalho da agência de marketing digital conseguir com que o site tenha essa relevância. E embora o on page e off page sejam diferentes, as duas faces precisam ser trabalhadas juntas para melhorar, de fato, os resultados.

Atenção: não existe um tipo de garantia que a empresa irá ficar em primeiro lugar no ranking de buscas, pois esse é um trabalho que depende de vários fatores, especialmente dos algoritmos do Google. O que uma agência deve fazer é seguir as boas práticas para ter os melhores resultados.

Não é possível dizer quanto tempo é necessário para conseguir ver os resultados esperados, depende muito do nicho em que a sua empresa atua e como os concorrentes estão fazendo SEO. É um trabalho que leva tempo e paciência e quando bem feito, é possível colher bons frutos.

Crie conteúdo para a sua estratégia de SEO

A criação de conteúdo é um fator chave em SEO para conseguir ranquear bem. Quanto mais produzido, organizado e dentro das estruturas que a estratégia pede o seu conteúdo estiver, melhor para o seu negócio.

Pessoas buscam informação e conteúdo o tempo todo, então é necessário saber como o seu negócio pode fornecer isso a elas, lembrando mais uma vez que para ter sucesso é necessário conhece bem a persona e as palavras-chave que as levam para o seu site.

Contar com uma agência de marketing digital é importante para entender melhor as mudanças de algoritmos do Google e se adaptar a elas, a Agência Carti pode ajudar a sua empresa vender mais por meio das técnicas de SEO.

Entre em contato conosco pelo https://bit.ly/AgênciaCarti/.

Baixe Grátis nosso Checklist de SEO:

Gerencie suas tarefas de maneira mais prática clicando na imagem abaixo ou no link: https://materiais.agenciacarti.com.br/checklist-de-seo-planilha

Siga-nos:

Novidades no Blog

Google Ads: O guia completo

Quer anunciar no Google Ads mas não sabe como? Confira aqui o guia completo para anunciar no Google Ads e aprenda a criar campanhas que convertem.