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Como Funciona Pay Per Click – PPC no Google Adwords3 min read

  • março 4, 2011
  • Eduardo Gasparetto

 Você já deve ter se perguntado:

Porque um bom anúncio de Google Adwords paga menos? Porque anúncios que tem muitos cliques passam a ter um valor menor?

 O AdWords funciona como um leilão, e para que este leilão seja bem sucedido, é levado em conta 3 fatores

  • Experiência do Usuário – Ver anúncios relevantes com o que ele procura.
  • Anunciante mostrar anúncios bem sucedidos – que levam a muitos cliques.
  • E o google quer que os dois tenham uma ótima experiência para usarem o serviço no futuro.

Em um leilão, vários fatores são avaliados. O mais importante deles é o índice de qualidade do anúncio de AdWords.

O índice de qualidade é composto da seguinte forma:

  • Quantidade de cliques no anúncio – CTR – Aproximadamente 55%  do peso
  • Relevância do anúncio – Palavras chave, linguagem, contexto – Aproximadamente 30%  do peso
  • Qualidade da página de destino – Conteúdo relevante e original – Aproximadamente 15%  do peso
Para você ter um índice de qualidade alto não é difícil, pensando pelo lado lógico é o seguinte, o google quer que seu anúncio seja o mais relevante possívelpara te atribuir um score mais alto. Para ser mais relevante você tem que segmentar o máximo possível suas campanhas e para cada variação de palavra-chave broad, exact e match types, você precisa:
  1. Usar a palavra chave no título do Anúncio.
  2. Sua landing page ser DIRETAMENTE RELACIONADA a palavra chave.
  3. O título do anúncio igual ao começo do título do seu site (isso da um boost muito forte).
  4. No conteúdo do seu site, estar as palavras utilizadas no anúncio (outro boost muito forte).
  5. Fórmula no Título: Palavra Chave no Começo: Pequena descrição.
  6. Usar negative keywords para deixar ainda mais focado seu anúncio.
Faça basicamente isso e você terá as bonificações:
  • Pagará menos por clique (por ser mais relevante)
  • Alavanca seu CTR (por ser confidente do que o usuário está buscando, trazendo maior possibilidade do clique)
  • Fará seus concorrentes investir mais no CPC (já que a maioria nao tem esse conhecimento).

A classificação do anúncio é determinada pela fórmula: lance do anúncio x qualidade do anúncio.

Como funciona o AdWords CPC?

Vendo a imagem fica fácil entender como funciona o posicionamento.
Mas e como é determinado o valor do click no Adwords?
Supondo que 3 pessoas deem o mesmo valor de lance. Porém elas tem diferentes índices de qualidade. Como ja vimos, obtemos o Rank multiplicando o Lance Máximo vezes o índide de qualidade.
O preço do anúncio será o valor do anunciante de baixo dividido pelo valor do seu índice de qualidade.
Exemplo:

 
Como só existem 3 anunciantes, o valor pago pelo terceiro anunciante é o valor mínimo determinado para este leilão.
E o que acontece quando um anunciante aumenta seu índice de qualidade?

Com um índice de qualidade maior dividindo o rank do concorrente abaixo, seu custo passará a custar menos. Vamos supor que o melhor anunciante passou de 8 para 10.

Desta forma, percebe-se como o valor de anúncio relevante pode modificar-se para menos

Usando a lógica da vida real, quando você vai a uma loja e compra 1 produto, digamos que o valor seja R$ 100,00 Reais. Mas se você comprar no atacado, você consegue um desconto, por exemplo, comprando muitas peças o valor cai pra R$ 85,00 Reais cada.

O que percebo é que cada vez mais o Google tenta traduzir em algoritmos as relações humanas, pois no final, é isso que importa ao consumidor e ao Google, uma boa experiência.

Para saber mais, Siga @ocarti no twitter
Obrigado ao Renan Felix pelas contribuições ao artigo, siga-o no twitter @profissionalseo,
Eduardo Gasparetto.
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