Você já deve ter se perguntado:
Porque um bom anúncio de Google Adwords paga menos? Porque anúncios que tem muitos cliques passam a ter um valor menor?
O AdWords funciona como um leilão, e para que este leilão seja bem sucedido, é levado em conta 3 fatores
- Experiência do Usuário – Ver anúncios relevantes com o que ele procura.
- Anunciante mostrar anúncios bem sucedidos – que levam a muitos cliques.
- E o google quer que os dois tenham uma ótima experiência para usarem o serviço no futuro.
Em um leilão, vários fatores são avaliados. O mais importante deles é o índice de qualidade do anúncio de AdWords.
O índice de qualidade é composto da seguinte forma:
- Quantidade de cliques no anúncio – CTR – Aproximadamente 55% do peso
- Relevância do anúncio – Palavras chave, linguagem, contexto – Aproximadamente 30% do peso
- Qualidade da página de destino – Conteúdo relevante e original – Aproximadamente 15% do peso
- Usar a palavra chave no título do Anúncio.
- Sua landing page ser DIRETAMENTE RELACIONADA a palavra chave.
- O título do anúncio igual ao começo do título do seu site (isso da um boost muito forte).
- No conteúdo do seu site, estar as palavras utilizadas no anúncio (outro boost muito forte).
- Fórmula no Título: Palavra Chave no Começo: Pequena descrição.
- Usar negative keywords para deixar ainda mais focado seu anúncio.
- Pagará menos por clique (por ser mais relevante)
- Alavanca seu CTR (por ser confidente do que o usuário está buscando, trazendo maior possibilidade do clique)
- Fará seus concorrentes investir mais no CPC (já que a maioria nao tem esse conhecimento).
A classificação do anúncio é determinada pela fórmula: lance do anúncio x qualidade do anúncio.
Como funciona o AdWords CPC?
Com um índice de qualidade maior dividindo o rank do concorrente abaixo, seu custo passará a custar menos. Vamos supor que o melhor anunciante passou de 8 para 10.
Desta forma, percebe-se como o valor de anúncio relevante pode modificar-se para menos
Usando a lógica da vida real, quando você vai a uma loja e compra 1 produto, digamos que o valor seja R$ 100,00 Reais. Mas se você comprar no atacado, você consegue um desconto, por exemplo, comprando muitas peças o valor cai pra R$ 85,00 Reais cada.
O que percebo é que cada vez mais o Google tenta traduzir em algoritmos as relações humanas, pois no final, é isso que importa ao consumidor e ao Google, uma boa experiência.