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Copywriting: como aplicá-lo nos conteúdos?3 min read

  • julho 8, 2020
  • Eduardo Gasparetto

As técnicas de copywriting são usadas para converter um usuário por meio de conteúdos que sejam relevantes, ou seja, um conteúdo que ofereça valor para a pessoa que está consumindo o material em questão.

É por meio do copywriting que o texto se torna atrativo, mas engana-se que a técnica só deve ser utilizada para artigos de blog, pode ser aplicada também nos seguintes conteúdos:

  • Anúncios
  • Posts em redes sociais
  • Página institucional
  • Campanhas publicitárias
  • Textos de landing pages
  • E-mail marketing 

Veja algumas técnicas de copywriting que podem ser aplicadas no seu negócio

Quando se fala de estratégias de marketing é importante entender que os conteúdos são peça chave de qualquer planejamento e alcance de resultado. E quando se trata de vendas, o copywriting se torna muito importante, já que ele trabalha com a persuasão para convencer a audiência. 

Gerar curiosidade, atrair, despertar interesse, são apenas algumas das coisas que um bom texto quando trabalhado com copywriting faz. Abaixo mostraremos algumas dicas de como usar essa técnica a seu favor.

Continue a leitura para saber mais!

Foco nas personas

Conhecer a persona do seu negócio é um dos pontos mais importantes para ter sucesso em qualquer estratégia de marketing. Como saber o que escrever se não sabe quem será o receptor da mensagem? Impossível, não é?

É necessário ter um amplo conhecimento no público para conseguir impacta-lo de fato.

Use do storytelling

Storytelling é muito importante para qualquer pessoa que deseja contar uma história, não é à toa que a técnica é utilizada em roteiros de filmes, em campanhas publicitárias e, inclusive, no marketing de conteúdo. 

Estabeleça tom e linguagens

Parte do processo de copywriting é entender como falar com exatidão ao público. Qual a linguagem certa para usar? Mais informal? Mais sério? Cabe a utilização de um tom mais descontraído ou não? É possível saber isso quando se estuda a persona profundamente.

Faça bons títulos

É o título que fará o seu leitor decidir se irá continuar no conteúdo ou não, por isso é importante usar a criatividade, especialmente, nesse momento. Existem muitas maneiras de fazer um título, pode ser apresentando algum dado, fazendo uma chamada ou uma provocação, por exemplo. Depende do conteúdo que será abordado.

Capacidade persuasiva

Existem alguns gatilhos que podem ser usados na estratégia de copywriting que são muito eficazes, veja quais são:

Prova Social

Pessoas são influenciadas por outras, então é importante mostrar os cases de sucesso, quantas pessoas já foram impactadas positivamente ou tiveram seus resultados alcançados por meio do seu produto ou serviço. 

Reciprocidade

Ofereça algo em troca para obter o que quer do consumidor. Seres humanos são movidos a reciprocidade, se deseja algo, deve oferecer também!

Autoridade

As pessoas tendem a respeitar mais aqueles que mostram ter domínio sobre o assunto, mostre isso no seu conteúdo.

Afeição

Quando o consumidor sente que o vendedor passou por situações parecidas com a sua, ele automaticamente gera afeição pelo outro. Isso ajuda a atingir os objetivos em copywriting.

Escassez

Esse gatilho é interessante para gerar a sensação de urgência nas pessoas, quando elas sentem que podem perder alguma oportunidade, são mais ágeis para obter o que querem.

Coerência 

Quando as pessoas se comprometem elas se sentem no dever de cumprir com algo que se dispuseram a fazer. Dependendo do objetivo do conteúdo, esse pode ser um gatilho utilizado em copywriting. Agora que já entende a importância do copywriting e como utilizá-lo nas estratégias de conteúdo e vendas, que tal passar a aplicá-lo? Conte com Agência Carti para por em prática seu plano de marketing e obter os melhores resultados!

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