guia básico para criar a persona do seu negócio

Guia básico para criar a persona do seu negócio

A persona é uma representação fictícia daquilo que pode ser considerado o cliente ideal.  Essa interpretação é feita baseado em dados sobre o comportamento e características dos clientes. Esse conjunto de informações mostra também as motivações, desafios, objetivos, histórias, interesses, ou seja, tudo aquilo que ajuda a criar a imagem de uma pessoa.

Existe uma diferença entre persona e público-alvo. O primeiro é a representação mais personalizada do cliente, com ela é possível entender as verdadeiras necessidades dos consumidores. Já o público-alvo pode-se dizer que é sobre uma parcela mais ampla da sociedade com informações mais genéricas. 

Exemplo de persona: Matheus, tem 19 anos, é estudante de arquitetura. Tem como objetivo fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência de intercâmbio para realizar a meta.

Exemplo de público-alvo: Homens de 18 a 21 anos, estudantes universitários que pretendem estudar fora do país.

Como criar a persona?

Para criar a persona é necessário fazer os seguintes questionamentos:

  • Quais são as características físicas e psicológicas de quem compra?
  • Quais atividades pessoais e profissionais essa pessoa realiza?
  • Que tipo de interesse ela possui pelo setor que sua empresa atua?
  • Quais são suas motivações e desafios?
  • Qual é o nível de instrução dessa pessoa?
  • Que tipo de influência ela tem para tomar as decisões?

Coleta de dados

A melhor maneira de coletar dados para entender que é a persona é fazendo entrevistas com os clientes que já possui.

Faça um planejamento e monte o questionário, para ficar mais organizado, crie categorias para as perguntas: informações demográficas, pessoais, profissionais, gostos e hobbies, informação e conteúdo (maneira como busca informação) e hábitos de compra.

Pense nas perguntas que se encaixe nessas segmentações, lembre-se que quanto mais detalhes tiver da sua persona, melhor.

Para divulgar a pesquisa use e-mail, formulários online ou aplicativos próprios para pesquisa de mercado.

Faça a análise de dados

Depois que tiver os dados coletados é necessário fazer a análise das informações obtidas. Veja quais são as respostas mais comuns entre os entrevistados. Quais pontos mais se assemelham? Quais foram os problemas citados por essas pessoas?

Mas além de analisar as respostas que se parecem é importante também ver as que convergem. Tudo isso deve ser feito muito cuidadosamente, porque essa análise leva para a estruturação da persona. 

Montando a persona

Todo o trabalho acima foi necessário para chegar nessa fase. Aqui é a parte onde a persona é desenhada.

A persona deve ter nome, idade, profissão, ter todas as características que mencionamos ao longo do texto. Com as informações coletadas será possível criá-la e entende-la como uma pessoa real que vai comprar os produtos ou serviços da sua empresa.

Cada empresa pode montar a sua persona, mas também pode contar com uma agência de marketing especializada para criar uma e desenhar uma estratégia que ajude a aumentar as vendas. Quer entender melhor a persona da sua empresa? Conte com a Agência Carti!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts relacionados