call to action: dicas para chamar a atenção do seu leitor

Call to Action: veja algumas dicas de como chamar atenção do seu leitor

Um termo bastante conhecido no marketing digital e no marketing de conteúdo é o Call to Action, que traduzindo do inglês para o português é a chamada para ação.

Ele apresenta uma proposta de valor para o visitante, ou seja, para a empresa, é uma forma estratégica de direcionar as pessoas para realizar uma ação. Ao longo desse texto iremos mostrar a importância desses tipos de chamada, como usá-los e, claro, alguns exemplos.   

Importância do Call to Action

O Call to Action ou CTA, como dissemos logo no início desse texto, serve para direcionar o visitante a alguma ação que a sua estratégia de marketing precisa. Seja baixar um e-book, realizar uma compra, visitar um site, entre outros objetivos.

E ele está diretamente ligado a um outro termo bastante conhecido entre os profissionais de publicidade e marketing, a sigla AIDA, cada letra dessa palavra significa:

Atenção: momento em que a sua estratégia conseguiu a atenção do visitante e ele está prestes a realizar alguma ação, como navegar pelo site.

Interesse: após obter a atenção do visitante, ele terá algumas impressões sobre o que você ofereceu a ele, e, então, ele toma a decisão de procurar mais sobre a oferta.

Desejo: nesta etapa é quando o visitante já considera que a oferta atende as necessidades dele, procurando saber mais sobre os benefícios e características do produto/serviço oferecido.

Ação: após avaliar todas as possibilidades, o visitante, finalmente, realiza a ação da conversão.

O CTA, normalmente, está presente nas etapas de atenção, interesse e ação, conduzindo o visitante para o próximo passo.

Como usar o Call to Action?

Para fazer bom uso dessa estratégia é necessário se atentar em alguns elementos importantes.

Tamanho da fonte

As chamadas para ação possuem um tamanho maior de fonte, pois deve ser o principal foco da página para chamar a atenção do visitante. Mas é importante tomar cuidado com os outros elementos presentes, para não ficar algo poluído ou ineficiente.

Deve ser grande o bastante para chamar atenção, mas de um tamanho que seja proporcional ao outros componentes.

Cor

Em qualquer construção de páginas ou de outra estratégia que seja minimante visual, as cores são extremamente importantes. Em um CTA, não seria diferente. É importante que a cor do Call to Action tenha mais destaque, no entanto, é preciso também combiná-la com os outros elementos, para, novamente, não ficar algo poluído visualmente, afinal, a estética precisa ser agradável.

Forma

Quando falamos em forma, estamos nos referindo aos botões. Os CTAs mais eficazes são aqueles que estão em formas de botões, como os que vemos em landing pages, por exemplo. A tipografia também é algo importante nesse quesito, pois para chamar atenção, pode ser uma diferente da que contém no texto da página.

Botões com cantos arredondados são bem-vindos. De um modo geral, o senso de estética conta muito aqui.

Posição

Como dissemos, o CTA precisa chamar atenção, desse modo, precisa ficar em uma área de destaque. Faça o teste dos 5 segundos e peça para alguém olhar sua página, após esse tempinho, pergunte o que mais chamou atenção no conteúdo, se a pessoa não conseguir responder ou não teve sua atenção voltada ao Call to Action, é porque tem algo de errado no posicionamento da sua chamada ou até mesmo nos itens que citamos acima. 

Qual CTA usar?

O Call to Action possui alguns critérios, como o senso de urgência, objetividade, o uso de números é bem-vindo também e, obviamente, possui uma oferta de valor para o visitante.

Alguns exemplos são Compre aqui, Baixe o E-book, Clique e confira, Obtenha 30% de desconto, Acessar gratuitamente, entre outros, pois, depende muito do que está ofertando para o visitante. Desse modo, não existe o que seja melhor, existe aquele que faz sentido com a estratégia. 

Por isso é muito importante levar todos os pontos que explicamos acima a sério.

Onde usar o CTA?

Landing pages

As landing pages possuem um objetivo especifico, seja oferecer um produto, ofertar um material rico etc. Desse modo, elas sempre possuem uma chamada para ação para converter o visitante em lead. Tem algo especifico para oferecer? Que tal fazer uma landing page e usar uma chamada para ação que destaque bem a finalidade da página? 

Exemplos: Baixe o e-book, Compre agora!

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas importantes para o inbound marketing e podem levar o consumidor para uma próxima etapa do funil de vendas. Entre os conteúdos também pode ter uma chamada para ação.

Exemplo: Compartilhe com os seus amigos, curta nossa página.

Blog

Os blogs são importantes para gerar autoridade e credibilidade para as marcas por meio de conteúdos que sejam interessantes para o consumidor. Desse modo, o CTA também pode ser usado aqui, inclusive, em forma de link.

Exemplo: Gostaria de aprender mais sobre marketing digital? Compre o curso clicando aqui. – E, então, insira o link para o consumidor realizar a compra.

E-mail marketing

Um e-mail marketing sempre vem com algum CTA, essa é uma estratégia muito boa para saber qual o nível de interesse do cliente na sua marca/ produto/ serviço.

Exemplo: Acesse o nosso site e saiba mais sobre!

Vídeos

Em uma estratégia de marketing toda forma de conteúdo é importante, desse modo, os vídeos não ficam de fora e é possível incluir CTA’s nesse formato também.

Exemplo: Inscreva-se no nosso canal, clique no link da descrição.

Home do site

Se alguém entra no site da sua empresa, é porque ela possui algum interesse que no que sua marca oferece, certo? Então, por que não aproveitar essa deixa para já incluir uma Call to Action logo de cara para chamar a atenção do seu visitante?

Exemplo: Solicitar um orçamento, baixe o nosso aplicativo, veja as melhores ofertas! Agora que você entendeu o conceito e finalidade do Call to Action, que tal usá-lo dentro das suas estratégias?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts relacionados