diferença entre o marketing B2B e B2C

Diferença entre o marketing B2B e B2C

O marketing digital é muito importante para empresas que são B2C e B2B, no entanto, para que a estratégia seja eficiente é importante entender como trabalha-lo nessas duas áreas, pois, são modelos diferentes de negócios.

B2B: A empresa que atua nessa categoria, Business to Business, faz transações entre empresas, ou seja, o cliente não é uma pessoa, mas sim outra empresa.

B2C: Quando se trata de Business to costumer, é sobre empresas que possuem como clientes as pessoas, o consumidor final.

O que muda na hora de fazer marketing?

Na prática e na técnica, fazer marketing para esses pode parecer igual, mas, na realidade, alguns pontos merecem atenção, pois a abordagem, linguagem e estratégias mudam, embora a finalidade de ambas sejam vender.

O primeiro ponto a se atentar é a comunicação, mesmo que possam ser usados os mesmos canais, como redes sociais, site, blog, e-mail etc, a forma de se comunicar é diferente.

Enquanto o B2B precisa se preocupar com a nutrição contínua de leads para ter um resultado de vendas a médio e longo prazo, o B2C precisa se atentar ao relacionamento com o consumidor, fornecendo conteúdo relevante para o público.

Vendas para B2B

Não é apenas o produto ou serviço que mudam quando se trata de B2B e B2C. Quando falamos de Business to Business a complexidade da negociação é um fator para ser levado em consideração.

Neste tipo de negócio o mercado é mais restrito, fazendo com que a quantidade de clientes que estejam na fase de consideração de compra seja menor. Um dos grandes desafios é conseguir ter a atenção verdadeira do cliente que acaba preferindo ações que sejam diretas por possuir pouco tempo para tomada de decisão.

Conteúdos que sejam educativos, diretos e relevantes são muito importantes para chamar a atenção da empresa cliente, independente da fase que ela esteja no funil de vendas.

Vendas para B2C

Neste caso, o consumidor nem sempre compra algo que ele realmente precisa, o impulso é um fator chave aqui, desse modo, é importante que as estratégias sejam pensadas com base nisso. Pois, para muitos, basta apenas um estímulo para que a compra seja realizada.

Algumas pesquisam mostram que apenas 3% compram algo porque realmente precisam, enquanto 10% estão dispostos a ouvir sobre o produto e serviço, quando a estratégia de marketing é bem feita, esses 10% podem garantir um bom volume de vendas

Ou seja, enquanto um mercado compra porque precisa ou outro pode apenas comprar por impulso ou desejo, então as estratégias devem ser baseadas nessas duas linhas de raciocínio.

Conhecer o cliente é essencial

As estratégias de marketing sempre são baseadas no interesse do público, então é preciso investir nessa parte para que não haja erros que possam comprometer o plano de marketing. E, embora tenhamos falado que no B2C é importante focar em relacionamento, nos dois mercados o relacionamento com o cliente é super importante, mesmo que sejam feitos de maneiras diferentes.

Uma vez que possuem suas necessidades ou desejos atendidos, o cliente sempre terá a sua empresa como referência na sua área de atuação.

Por meio do marketing digital é possível conhecer o público em questão, trabalhar em cima da demanda do mercado, investir em relacionamento e melhorar as vendas. E a Agência Carti pode contribuir com o seu negócio nesses aspectos, independente de quem seja o cliente da sua marca. Entre em contato conosco clicando aqui para saber como podemos contribuir com a sua empresa!

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