Entenda a importância do tráfego pago e orgânico para o seu e-commerce

Entenda a importância do tráfego pago e orgânico para o seu e-commerce

Todo empreendedor está buscando conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas, principalmente quando falamos de e-commerce. Parte desses resultados passam pela implementação de estratégias de marketing digital que buscam o aumento do tráfego nos canais da empresa.

Estar presente no ambiente online é o primeiro passo, mas de nada adianta ser mais um em meio à multidão. É preciso investir na criação de sites com informações e conteúdos diferenciados. Depois, é necessário fazer com que o potencial consumidor chegue até essas informações.

Há duas formas de fazer isso: de forma orgânica ou paga. É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Continue lendo para entender as diferenças entre elas e como elas podem ajudar o seu negócio.

Tráfego pago – estratégia de rápido resultado

O tráfego pago pode ser obtido por meio de canais de terceiros, que promovem ou expõem o conteúdo da sua empresa enquanto você paga por isso.

Alguns exemplos são:

  • Google Ads;
  • Instagram Ads;
  • Facebook Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Twitter Ads;
  • TikTok Ads.

Neles, há a possibilidade de segmentar o público-alvo que receberá o conteúdo a partir de dados demográficos e sociais. Assim, os resultados começam a surgir.

Vantagens do tráfego pago 

A seguir, confira as principais vantagens dessa modalidade.

Aumento rápido de visibilidade

Os anúncios em plataformas colocam a empresa em destaque em um curto prazo de tempo. Isso significa que, em vez de depender apenas de resultados orgânicos, é possível alcançar um público maior e mais diversificado de forma rápida e eficiente.

Segmentação do público-alvo

Uma das grandes vantagens é a capacidade de segmentar o seu público com base em interesses, comportamentos, localização geográfica e outros critérios específicos. Assim, pode-se direcionar os anúncios para as pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo produto ou serviço, aumentando as chances de conversões.

Mensuração de resultados 

Com essa estratégia, é possível obter métricas detalhadas sobre o desempenho dos anúncios. Uma vez que inclui informações como impressões, cliques, taxas de conversão e custo por aquisição. A análise de dados é essencial para entender o retorno do investimento e otimizar as campanhas para obter melhores resultados.

Tráfego orgânico – pensado à longo prazo

O tráfego orgânico é feito por meio de canais próprios, utilizados para compartilhar conteúdo e incentivar, espontaneamente, interações do público-alvo com a empresa.

Alguns exemplos:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais.

As interações podem ser acessos à página, curtidas, compartilhamentos, visualizações e conversões. Os resultados acontecem a longo prazo, mas são duradouros.

Vantagens do tráfego orgânico 

O aumento de consumidores que essa estratégia pode trazer é vital para o negócio, já que resultará em ainda mais visibilidade. Conheça algumas delas:

Economia 

Não é viável ficar a todo momento investindo em anúncios. Por isso, o tráfego orgânico é tão importante, pois ele traz redução de custos. Assim sendo, a margem de lucro fica ainda maior. Afinal, não haverá investimento em redes sociais e plataformas de buscas para aparecer como sugestão para quem procura pelo produto.

Melhora na relevância

Quando é investido em links patrocinados no Google, por exemplo, o usuário é avisado que aquela empresa fez um anúncio. Por isso, quando o ranking está alto e o e-commerce aparece nas primeiras páginas de forma espontânea, a credibilidade pode ser maior.

Relacionamento com o cliente

A construção do relacionamento do cliente com a marca acontece de forma diferente quando ele chega ao e-commerce de forma orgânica. Afinal, ele não veio porque foi impactado por um anúncio, mas porque buscou por esse produto ou serviço, por exemplo.

Como elas se complementam? 

Ambos são importantes para a visibilidade de um e-commerce, não sendo favorável descartar um em detrimento do outro. É necessário que eles caminhem juntos com o objetivo de trazer cada vez mais relevância para o negócio no mercado em que ele está inserido.

Por exemplo, você pode desenvolver estratégias que sejam capazes de aprimorar o tráfego pago e, consequentemente, o tráfego orgânico. No primeiro caso, é necessário criar campanhas de mídia cada vez mais estratégicas. Já no segundo, esforços de otimização é uma das formas de melhorar os resultados. 

Como implementar essas estratégias? 

A melhor forma de conquistar bons resultados com o tráfego pago e orgânico é contando com a parceria de uma agência especializada na área. A Agência Carti soma expertise em campanhas para tráfego pago além de conteúdo especializado para e-commerce

Alguns dos nossos cases de sucesso incluem a Polishop. Com boas práticas de SEO, a marca aumentou a taxa de conversão em 30% em apenas um ano, e também apresentou um aumento de 22% no faturamento orgânico.

Outra empresa que alcançou números expressivos foi a Companhia de Estágios. Em apenas um ano, foi possível aumentar em 92% o tráfego orgânico. Além disso, a marca também apostou em serviços de Facebook Ads para uma estratégia mais robusta.

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