Saiba como usar o Google Shopping na sua estratégia de marketing

Saiba como usar o Google Shopping na sua estratégia de marketing

No Brasil, o mercado de comparadores de preço tornou-se bastante popular devido à organização, praticidade e inteligência proporcionadas por essas plataformas nas pesquisas de compra realizadas pelo público.

Em sintonia com essa tendência, o Google lançou o Google Shopping em 2011, adicionando ainda mais valor à experiência de consumo de seus usuários. Para o consumidor, essa iniciativa não apenas facilitou a comparação de preços e a análise de produtos nos resultados de pesquisa do Google, mas também impulsionou melhorias significativas nos recursos dos concorrentes, que buscavam atrair os cliques.

Se você ainda não conhece essa ferramenta ou quer saber como utilizá-la na sua estratégia de marketing, continue a leitura!

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping funciona como uma vitrine virtual que exibe produtos de lojas registradas no Merchant Center, a plataforma de gerenciamento de comércio eletrônico do Google, assemelhando-se a um shopping online. 

Além disso, o Google Shopping possui sua própria página, proporcionando aos usuários a oportunidade de procurar por categoria, marca ou realizar pesquisas mais específicas usando o campo de busca dedicado.

Como funciona o Google Shopping?

Essa funcionalidade é extremamente útil tanto para aqueles que desejam comparar preços quanto para empresas que almejam impulsionar suas vendas online. Os resultados são integrados à pesquisa convencional do Google, basta inserir o nome de um produto para que a opção de compras seja exibida no topo da tela. Além disso, é possível explorar o carrossel de variáveis ao clicar na seta lateral.

Também é possível acessar mais resultados do que os exibidos no carrossel ao filtrar por categorias como preço, marca e tamanho, proporcionando uma experiência de navegação que permite aos usuários explorar até encontrar a opção ideal para sua compra.

Principais vantagens em usar o Google Shopping na estratégia de marketing 

Usar essa ferramenta oferece diversas vantagens para lojas virtuais, impulsionando significativamente suas estratégias. Veja só:

Aumento de tráfego 

Quando um anúncio alcança o topo das pesquisas no Google Shopping, a visibilidade da marca anunciante é ampliada. Isso aumenta as chances de atrair a atenção dos consumidores, direcionando-os ao site para obter mais informações.

Leads mais qualificados

Uma grande vantagem do Google Shopping para os lojistas é que tanto os anúncios quanto os itens na listagem gratuita aparecem nos resultados de busca de leads qualificados, indicando intenção de compra. Os produtos são exibidos para usuários que demonstraram interesse real nos itens, sugerindo que são leads com maturidade, pois buscaram um em específico, conhecendo suas preferências de compra.

Mais conversões

Com um público altamente qualificado acessando uma loja virtual, as chances de conversão são ampliadas. Os usuários que chegam à loja virtual provavelmente já exploraram outras opções, definiram suas preferências e estão prontos para concluir a compra, uma vez que seu interesse foi despertado.  

Maiores oportunidades de aparecer nos buscadores

O Google Shopping se torna uma opção adicional para aparecer nos motores de busca, como o Google. Isso ocorre porque uma marca pode ser destacada na página de pesquisa por meio de anúncios convencionais (na rede de pesquisa do Google), de forma orgânica e também no recurso de compras. 

Monitoramento

Uma estratégia eficaz de marketing digital requer dados sólidos e o Google Shopping proporciona acesso a relatórios de desempenho de cada peça anunciada. Essa funcionalidade é essencial para identificar melhorias nas campanhas, analisar o desempenho de concorrentes, otimizar estratégias, alocar recursos de maneira mais eficiente e muito mais.

Como utilizar o Google Shopping?

O primeiro passo é criar uma conta e cadastrar seus produtos na plataforma. Será necessário fazer algumas configurações para que todas as informações da sua loja apareçam corretamente. 

Além de fazer o cadastro, também é possível anunciar dentro da ferramenta. A exibição dos anúncios no Google Shopping funciona de forma similar à busca comum. Os itens patrocinados são exibidos no topo, mas dentro da lista horizontal, com a tag “Anúncios”.

Para obter uma campanha com alto desempenho no Google Shopping, a experiência é fundamental. Não é simples atender a todas as regras estabelecidas pelo Google, mas está longe de ser impossível. Contar com uma agência experiente pode ser extremamente benéfico, acelerando o processo e proporcionando uma orientação valiosa nessa jornada.

A Agência Carti está à frente de muitas campanhas, sempre oferecendo as melhores otimizações e proporcionando resultados satisfatórios para cada cliente. Quando falamos em venda, o Google Shopping é a melhor solução. Tem interesse em implementar essa ferramenta na sua estratégia? Fale conosco!

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