Marketing para franquias: como estruturar a sua empresa?

Marketing para franquias: como estruturar a sua empresa?

O mercado de franquias é uma opção para o empreendedor que deseja expandir os negócios. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021 o setor teve um aumento de 10,7% no faturamento em relação ao ano anterior.

Ou seja, mesmo em tempos de recessão econômica, aderir o modelo de franquias para expansão da empresa pode ser um bom plano, no entanto, este passo rumo ao crescimento deve estar alinhado com boas práticas de marketing que visam a estruturação e divulgação da marca.

O que é uma estrutura de marketing para franquias?

Modelos de negócios diferentes exigem estratégias diferentes, portanto, o planejamento de marketing deve diferir em cada empresa. Quando se trata do mercado de franchising, isso não seria diferente, pois com um setor tão abrangente, é natural que cada marca possua necessidades e investimentos distintos.

Deste modo, na hora de pensar em uma estrutura de marketing é preciso focar nas particularidades de cada empresa e ramo. Mas, o que é de fato, a estrutura de marketing para franquias?

Esse termo corresponde às práticas e iniciativas que a franquia deve usar para divulgação da marca, dos pontos de vendas e dos produtos ou serviços.

Por exemplo, o McDonald’s, por ser uma marca muito conhecida, não precisa dos mesmos esforços na divulgação que uma franquia nova de lavanderias necessita. Isto é, marcas diferentes, necessidades diferentes.

Além disso, é por meio da estrutura de marketing que a empresa vai encontrar a melhor maneira de chegar aos franqueados, pois como dissemos, marcas que já possuem uma reputação no mercado têm mais acesso ao leads do que aquelas que estão iniciando agora no setor de franchising.

Qual a importância de desenvolver um manual de marketing para franquias?

Quando se fala em franquias, na divulgação da marca, na captação de franqueados, é preciso levar em consideração um item muito importante que toda empresa que entra para o franchising deve ter: o manual de marketing.

O manual de marketing é um documento desenvolvido pela franqueadora que apresenta aos franqueados as regras, planejamento e autonomia das ações de marketing que podem ser desenvolvidas pelo franqueador e franqueado.

Isto é, mesmo que cada franqueado tenha sua própria administração da empresa, equipe, lucro e rentabilidade, ele precisa agir de acordo com o manual, quem além de determinar todos esses pontos que já foram citados, também serve como um guia para a franquia sobre a delimitação da área que deve atuar, os canais de divulgação que podem ser usados e quais ações precisam ou não da aprovação do franqueador.

Ou seja, tudo deve ser muito bem alinhado para que na prática o sistema de franquias funcione de forma adequada e satisfatória.

Como estruturar a marca para franquias?

Até aqui já deu para entender que para franquear uma marca é preciso de uma série de iniciativas, certo? Mas para ficar mais claro ainda como começar e o que fazer, vamos mostrar, a seguir, 5 passos para estruturar a sua empresa e entrar no mercado de franchising com o pé direito. Confira:

Estudo de mercado

Essa dica vale para todo mundo que deseja empreender. Estudar o mercado e qual é o melhor momento para se dar o próximo passo, levando em consideração o cenário econômico do país, pode evitar possíveis frustrações.

É uma maneira de se preparar para ser franqueador e entender se há possibilidade de crescimento pelo mercado de franquias, especialmente porque é esse é um modelo de negócio que obtêm retorno em médio e longo prazo.

Análise dos processos da empresa

A marca está apta para ser uma rede franquias? Pois bem, é necessário estudar afundo os números da empresa, saber dos processos financeiros e operacionais de cor e salteado, pois é preciso agir com clareza acerca dos números que o negócio possui.

Nesta etapa, os indicadores são extremamente necessários e são eles que vão dizer se a sua empresa está pronta ou não para se tornar uma rede de franquias. E caso as métricas não apresentem um resultado satisfatório, por meio delas, é possível entender o que precisa melhorar para tomar esse passo importante.

Conhecendo o ecossistema de franquias

Quem resolve entrar neste mercado precisa conhecer todo os ecossistemas de franquias. Isto é, estar por dentro das associações que representam o franchising brasileiro, que mostram dados sobre o mercado e ajudam a fomentar a união das marcas.

No Brasil, a Associação Brasileira de Franchising, entidade sem fins lucrativos, cumpre com esse papel de representar o sistema de franquias no país.

Formatação da franquia

A formatação da franquia nada mais é do que a realização das etapas anteriores. Consiste na análise completa da empresa, na documentação de todos os processos e no planejamento da expansão do negócio.

Esse processo envolve a consolidação da marca, padronização dos processos, estruturação da parte operacional e tecnológica e entendimento do potencial de expansão da marca. Para isso, é importante contar com uma empresa que ajude nesse processo de formatação.

Conte com agência especializada de marketing

Por fim, mas não menos importante é preciso contar com uma agência de marketing para fazer a expansão do negócio por meio de franquias de forma planejada, consistente e bem-sucedida.

Ter um site com foco no franqueado, conteúdos especializados para blog e redes sociais, ranqueamento orgânico e publicidade online são recursos necessários para uma estratégia inteligente.

Ou seja, é por meio do marketing que é possível chegar até os franqueados, divulgar a marca, atrair o consumidor final e ter apoio para ações de divulgação. E todos os processos de estruturação precisam de uma equipe bem alinhada e atualizada com o mercado.

Por isso conte com a Agência Carti para expandir a sua empresa por meio de franquias e tenha uma equipe especializada nas melhores práticas de marketing e conteúdo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts relacionados