Você realiza pesquisas ou até mesmo compras por meio do seu smartphone? Certamente, já experimentou aquele momento frustrante ao acessar um site, onde encontrar o que procurava parecia uma verdadeira caça ao tesouro, com informações desordenadas e difíceis de alcançar. Se isso soa familiar, é bem possível que você tenha abandonado essa página em busca de outra mais intuitiva, com um layout amigável e informações bem organizadas. Na prática, o mesmo ocorre quando seu cliente visita o canal da sua empresa e se depara com obstáculos semelhantes.
Diante desse cenário, é necessário ajustar seus canais de venda para atender a essa crescente preferência por compras por meio de dispositivos móveis. Se você não sabe se vale a pena o investimento ou tem dúvidas de como fazer isso, continue conosco no artigo de hoje para entender tudo sobre o assunto.
Por que otimizar seu site?
Apenas para fornecer um contexto, apresentamos alguns dados sobre o uso de dispositivos móveis no Brasil e globalmente. De acordo com o relatório Facts and Figure 2022 da União Internacional de Telecomunicações (UIT), 73% da população mundial possui celular, totalizando aproximadamente 5,7 bilhões de aparelhos em todo o mundo.
No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registra mais de 251,2 milhões de linhas ativas, superando a quantidade de habitantes no país, que é de 214,3 milhões.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% da população brasileira tem acesso à internet, sendo que 99,5% desses usuários utilizam o celular para navegar na rede. Esse cenário propicia um ambiente favorável para o Mobile Commerce no Brasil.
O brasileiro passa, em média, cerca de 5,3 horas por dia navegando por aplicativos móveis, colocando o país em quarto lugar no ranking mundial, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, é o que aponta a pesquisa State of Mobile 2023.
A partir desses dados, é possível entender a necessidade da otimização dos sites, não é mesmo? Mas se você ainda está em dúvidas, a seguir separamos as principais vantagens que essa mudança proporciona.
Principais vantagens de sites responsivos para o e-commerce
À medida que as vendas por meio de dispositivos móveis se tornam uma presença constante na vida dos consumidores, proporcionar a oportunidade de adquirirem produtos da sua marca por meio deles oferece uma série de benefícios. Confira a seguir!