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CTR: O que é e pra que serve?3 min read

  • março 16, 2020
  • Eduardo Gasparetto

Você sabe o que é CTR e para que serve? Abaixo explicaremos esse termo tão importante no marketing digital.

Click Through Rate

O CTR ou Click Through Rate pode ser definido como “taxa de eficiência da sua página ou do seu anúncio”.

Esse indicador é muito importante a ser monitorado, pois ele tem a ver com o número de cliques e de visualizações de um anúncio. Ou seja, essa métrica mostra, em porcentagem, os usuários que clicaram no seu link depois de visualizá-lo.

Por exemplo: Vamos supor que você tem uma loja de sapatos e possui uma página na internet. A cada 100 vezes que a sua página aparece na busca “sapatos” no Google e é clicada 10 vezes, o CTR da sua página é 10%, levando em consideração a quantidade de vezes que sua página apareceu nas pesquisas.

Um ponto a se levar em consideração para o consumidor clicar no seu link é o snnipet, que é o resultado onde aparece o título e descrição da página, e ele possui uma nota interna, desse modo, quanto mais atrativo for, melhor a nota.

Para ser atrativo, ele deve conter um pequeno resumo sobre o que o consumidor irá encontrar na página, do contrário, se tiver informações desorganizadas, a pessoa irá clicar em outro link, provavelmente do seu concorrente. Sendo assim, o seu CTR não vai ser tão bom, mas o da outra página que recebeu o clique será.

Jornada de compra

Quando se trata da concorrência na internet, pensando na pesquisa do consumidor pelo seu produto ou negócio,  a busca no Google é a primeira venda que você precisa fazer, porque existe vários resultados e o seu link precisa convencer as pessoas de que é o melhor entre tantos outros.

Métrica importante para o Google

O CTR é importante tanto para as buscas orgânicas quanto para as campanhas pagas. E para os links patrocinados, se o CTR for muito baixo, o custo por clique da campanha aumenta, ao usar o CPC – custo por clique.

Pois se ninguém clica no seu anúncio, significa que ele é não é bom, então o CPC acaba cobrando mais caro, para que a campanha apareça nas buscas.

Cerca de 70% da nota interna do Google ADS é composta pelo CTR. Mas quanto é um CTR bom para a página? Para o Google, no mínimo, esse valor deve ser de 2% nas campanhas, se tiver de 2% a 5% é um valor mediano, e acima de 10% significa que a campanha está indo muito bem.

Como melhorar o CTR?

Para melhorar o CTR existem três campos essenciais, sendo eles: o título, a descrição e a URL de destino. É necessário entregar nestes componentes informações muito claras, de forma objetiva e condizente com cada campo. Pense em títulos com palavras-chaves, mas que façam sentido. Na descrição, pode falar um pouco mais sobre o que a pessoa vai encontrar, gerando mais credibilidade.

É possível usar as extensões de anúncio, que são os outros campos abaixo da descrição, que por ser maior possui mais visibilidade para o consumidor. Em casos de anúncios do Google Shop, o CTR é válido na imagem que estiver sendo utilizada, com detalhes do produto que vende.

Ficou com alguma dúvida sobre CTR? Deixe sua pergunta nos comentários, que podemos responde-la nos próximos vídeos. 

Mas se você precisa de ajuda profissional, fale conosco acessando https://www.agenciacarti.com.br

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