SEO e pesquisa por voz - saiba como conciliar essas ferramentas nos seus conteúdos

SEO e pesquisa por voz – saiba como conciliar essas ferramentas nos seus conteúdos

“Ok Google: como eu posso chegar em determinado local? ”. Esse é só um exemplo de uma ação que está cada vez mais comum atualmente: pessoas fazendo pesquisas por voz nos seus dispositivos móveis. A cada dia, vem se tornando um hábito dos usuários.

As buscas por voz começaram a ser usadas pelo celular, principalmente para dúvidas como a rota para algum destino ou o horário de funcionamento de um local. Porém, a facilidade aliada as melhoras nos buscadores, resultaram na sua popularização.

Além do próprio Google, há outros assistentes virtuais que permitem fazer pesquisas na internet e realizar ações físicas e virtuais, como por exemplo reproduzir uma música. Entre os mais populares do mercado, hoje, estão o Google Assistente, do Google; Alexa, da Amazon; Cortana, da Microsoft e a Siri, da Apple, como pioneira.

A partir disso, não tem como não integrar o recurso às estratégias de SEO. Afinal, as marcas devem acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor para atender às suas dúvidas em qualquer momento e em qualquer dispositivo.

Para saber mais sobre o assunto e como conciliar essas duas ferramentas, continue a leitura.

As buscas por voz estão em crescimento

Segundo dados do Salesforce, cerca de 35% dos usuários de internet nascidos após 1982 disseram preferir se comunicar com empresas por meio da voz. Outro estudo do Thrive Analytics feito em 2019, mostra que, nos Estados Unidos, 66% dos millennials utilizam pesquisas por voz dentro de suas casas.

Ainda de acordo com a análise, os 3 tipos mais comuns feitas por voz dentro de casa são: informações gerais, com 53%; previsão do tempo, com 43% e por instruções, ou como fazer, com 30%.

Para as buscas feitas em ambientes externos, a maior parte das pessoas preferem utilizá-la enquanto estão dirigindo. A grande incidência de palavras interrogativas mostra que os usuários procuram resultados que se relacionam com ações imediatas, já que o recurso está bastante relacionado às pesquisas mobile e local.

Pontos que merecem atenção

Um aspecto que merece destaque é a tendência a utilizar palavras-chave de cauda longa. Isso se deve ao fato de que, ao optar por esse mecanismo, usamos uma construção de frase conversacional, ou seja, mais próxima da forma como como falamos.

Dessa forma, a maioria das pesquisas são iniciadas com palavras interrogativas, por exemplo: como, quando, onde, o que e por que.

Além disso, uma curiosidade é que quanto mais você utiliza a ferramenta, mais ela conhecerá seu comportamento e mais competente estará para trazer os melhores resultados. Graças a inteligência por trás, o recurso passou não somente a reconhecer a voz, como também a compreender sua mensagem.

Como otimizar o seu site para a pesquisa por voz

Elas são mais rápidas, mais práticas e, a depender da situação, mais úteis, por isso é preciso que a sua estratégia de marketing também esteja alinhada a essa tendência. Diante disso, o seu planejamento de SEO também precisa abraçar essa mudança no comportamento do consumidor.

Para te ajudar, separamos algumas dicas, acompanhe:

1 – Entenda como o seu público se relaciona com buscas e dispositivos

Existe uma grande lacuna geracional entre os maiores usuários desta modalidade de pesquisa. Enquanto os usuários que fazem parte das gerações Y e Z predominam, seus antecessores parecem não se sentir muito à vontade.

Por isso, para saber qual a melhor maneira de chegar ao seu público, é imprescindível compreender quem ele é e de que modo se relaciona com estes tipos de tecnologia.

As buscas por voz estão diretamente relacionadas com os dispositivos móveis e, deste modo, também é preciso identificar qual o grau de correspondência entre seu público e suas experiências mobile.

Você pode compreender esse comportamento:

  • Obtendo um relatório dos dados de analytics mobile;
  • Identificando as personas precisas do seu público-alvo;
  • Coletando dados demográficos.

Cabe destacar que é fundamental que o seu site tenha uma experiência mobile de alta qualidade, com velocidade rápida de carregamento e conteúdo adaptado para este tipo de visita.

2 – Considere as palavras conversacionais e long-tail

Até mesmo na hora de falar com um robô tendemos a utilizar recursos linguísticos voltados a humanos, e entre os mais comuns nas pesquisas de voz estão as chamadas palavras interrogativas.

Essas palavras, por sua vez, possuem diferentes degraus de intenção, sendo algumas delas mais propensas a ações imediatas do que outras. Por exemplo, “onde comprar determinado produto”, indica que o usuário está propenso a executar uma ação dentro de poucos minutos. Já “quem é determinada pessoa? ”, demonstra uma curiosidade puramente informacional.

Se o seu objetivo é posicionamento, identifique em que categoria de intenção o seu negócio se encaixa e, na hora de desenvolver seu conteúdo, foque na palavra-chave conversacional mais relacionada a essa intenção.

3 – Tenha um site mobile friendly

É importante considerar a otimização do site tanto para o desktop quanto para o mobile.

Alguns aspectos importantes para dispositivos móveis são:

  • Fácil navegação;
  • Carregamento rápido;
  • Funciona bem em telas pequenas e diferentes;
  • Usa controle por toque.

Em 2015, o Google lançou uma atualização do seu algoritmo para começar a dar destaque aos sites que eram mobile friendly. A razão é óbvia: com o uso de celulares e tablets aumentando, as pessoas começam a pesquisar na Internet com eles. Se os sites não estão otimizados para isso, a experiência do usuário é ruim. 

Portanto, o mecanismo de busca começou a dar mais destaque para os sites otimizados para esses dispositivos. Se a sua página ainda não é assim, provavelmente está sofrendo no ranqueamento de buscas móveis.

Dica extra: tenha ajuda profissional

Como visto, otimizar o site para pesquisa por voz é fundamental, principalmente com o crescimento dessa modalidade. Além de dar atenção aos detalhes necessários, é preciso uma manutenção constante para garantir que esteja de acordo com as métricas mais recentes de avaliação e desempenho.

Para cuidar de tudo isso, você pode escolher a Agência Carti. Além da própria criação do site do zero, também conta com serviços especializados em consultoria de SEO. Garanta que seu conteúdo seja acessado e visto, independentemente do meio em que será consumido. Para saber mais, entre em contato.

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