Dicas de marketing digital para black friday

Veja dicas de marketing digital para a Black Friday

A época mais esperada do ano para conseguir super descontos em produtos chegou. A Black Friday, conhecida por oferecer promoções agressivas ao consumidor, é, basicamente, um evento no comércio, sobretudo o online.

De um lado, consumidores esperam por grandes descontos, de outro, pequenos, médios e grandes negócios querem lucrar e para isso é preciso bater metas. O objetivo sempre é ser melhor que o ano anterior.

Em meio a pandemia e alta inflação, expectativas sobre como será a Black Friday no varejo não faltam. E mesmo em crise, é possível obter bons resultados ao contar com aquela ferramenta que está presente – ou pelo menos deveria estar – em todos os negócios, independente do porte: o marketing digital.

Portanto, para se dar bem na Black Friday é, praticamente, imprescindível investir em marketing digital, afinal, essa é uma das principais datas do comércio e quem não se preparou para colocar algumas ações e campanhas em prática, certamente, sairá em desvantagem no mercado.

Por que participar da Black Friday?

O mercado inteiro espera pela Black Friday, pois é um momento em que as pessoas estão dispostas a comprar, mesmo que não seja um gasto planejado.

É o famoso senso de urgência, quando o consumidor vê um item em promoção, mesmo que não seja algo necessário, o primeiro pensamento é de aproveitar a oportunidade, porque em outro momento, muito possivelmente, a compra desse item não seria realizada.

Desse modo, não há motivos para não participar, porque essa é uma das datas comerciais em que as lojas mais lucram.

Dicas de marketing digital para a Black Friday

Pois bem, sabendo da importância de se preparar e de participar da Black Friday, vamos listar a seguir algumas dicas de marketing digital que irão ajudar o seu negócio a vender mais durante essa data comercial. Confira:

Planeje as promoções

Toda ação de marketing, independente da finalidade, não existe sem planejamento adequado. Como já enfatizamos, a Black Friday não é qualquer data para o comércio, é um período muito importante porque representa excelentes oportunidades de vendas para o setor varejista.

Sendo assim, é necessário se planejar com relação as promoções. Quais são os produtos que terão descontos? E, principalmente, quais são as preferências do consumidor?

Uma estratégia muito interessante para instigar os clientes a comprarem é oferecer descontos de acordo com o valor gasto. Por exemplo, compras a partir de R$150,00 o desconto é de 5%; a partir de R$ 200,00, o consumidor terá 10% de desconto.

Muitas outras promoções podem ser feitas na Black Friday, alguns exemplos são: até 50% OFF em determinados produtos, tudo em dobro na loja ou em algum setor específico, cupom para a próxima compra, compre e ganhe brinde, compre 2 e leve 3, 10% (ou qualquer outro valor) em chashback e várias outras vantagens podem ser oferecidas ao público.

Mas atenção: em novembro muito se fala sobre o famosa BLACK FRAUDE, que é quando as lojas aumentam propositalmente o preço dos itens para no dia da promoção os produtos voltarem ao preço normal.

Essa é uma prática muito comum no mercado, mas os consumidores já ficam atentos com isso e muitos já começam a pesquisar preços antes da Black Friday para que possam comparar valores.

Lista de e-mail com as ofertas

Decidiu como será feita as promoções da sua loja online? Outro ponto importante de definir é o período que elas vão durar. Será o mês inteiro de novembro; a última semana do mês ou apenas na última sexta-feira, mais especificamente no dia 26, a data determinada para a Black Friday?

Pois bem, definindo esses fatores é hora de começar a divulgação. Primeiro passo é mandar e-mail para a base de leads. Até chegar o dia da Black Friday, muitas empresas já vão dando um gostinho de promoção aos consumidores. Então, faça e-mails que instigue esse desejo de compra.

Exemplos de call to action que podem ser usadas para atrair o público:

– Só 24h com até 66% OFF.  

– Sua chance de ganhar até R$100.

– Só hoje ganhe até R$60.

– Esquenta Black Friday: ganhe até 50% de desconto. 

– Só hoje ganhe um super bônus para compras acima de R$150.

– Ofertas antecipada a semana toda! Ganhe até 60% OFF.

– Dormiu, perdeu! Ofertas da madrugada com até 50% de desconto.

Muitas outras chamadas podem ser usadas no título do e-mail e ao decorrer do conteúdo, vai depender do quanto a sua loja está ofertando e também da linguagem usada com o público.

Publique nas redes sociais que o seu público está presente

Ainda pensando em divulgação as redes sociais não podem ficar de fora.

De acordo com a eMarketer, empresa americana de pesquisa de mercado, o Facebook é a plataforma que mais encaminha usuários ao e-commerce, não à toa as grandes empresas do varejo investem pesado em anúncios nessa rede social, mas o Instagram, Twitter, Pinterest e mais recentemente o Tik Tok, também não ficam de fora.

É preciso pensar em engajamento, isto é, em ações como curtidas, comentários, compartilhamentos, e, claro, nos cliques que vão levar os consumidores até a loja online. Só para se ter uma ideia, as principais marcas do varejo geraram juntas mais de 1,4 milhões de ações em engajamento no dia da Black Friday em 2020, esse número é 6% maior do que em 2019. Como dissemos no início desse artigo, o importante é sempre fazer melhor que o ano anterior

Redes sociais são indispensáveis em tempos totalmente digitais. É uma ótima oportunidade de atrair as pessoas para que usufruam das ofertas, mas também de trabalhar o branding da empresa.

Lembrando que Black Friday é resultado imediato e neste caso, os anúncios pagos são muito bem-vindos. Já o branding é um trabalho de médio e longo prazo, mas não precisa ficar de fora neste momento. É possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo e utilizar as redes sociais para gerar conversão e fortalecer a marca da empresa.

Usabilidade mobile

Saindo um pouco do campo da divulgação, vamos falar agora da experiência do consumidor. Isso é algo que não pode ficar de fora, de jeito nenhum, na Black Friday. E para isso precisamos falar de um assunto muito importante: a usabilidade mobile do site.

O tráfego web por meio de dispositivos móveis vem crescendo cada vez mais, sendo assim, o site precisa estar adequado para o acesso pelo celular, não é mesmo?

Portanto, o design, a funcionalidade e a quantidade de conteúdo apresentado são coisas muito importante e que influenciam diretamente nas vendas. Pois, se a página não for amigável e o consumidor tiver muita dificuldade de acessar o site pelo smartphone, certamente, ele desistirá da compra. 

Por isso o UX design tem sido tão importante nos últimos tempos, pois se refere a experiência do usuário, a forma como o consumidor interage com seu site e com os elementos que ali são disponibilizados.

O design do site precisa ser responsivo, ter conteúdo relevante, organizado e intuitivo, para assim, passar credibilidade e facilidade de uso. Imagine só, um consumidor clicar na call to action do e-mail marketing e ser redirecionado a um site totalmente poluído visualmente, difícil de acessar e com uma interface confusa?

Pois bem, lá se foi uma oportunidade de venda e ainda causou uma má impressão para o usuário.

SEO para o pré Black Friday

Por último, mas não menos importante: o SEO. Obviamente esse é um ponto que deve ser trabalhado ao longo do ano, pois todos sabemos a importância da otimização do site para o Google.

Por isso, manter a landing page da Black Friday no ar o ano todo é uma estratégia muito inteligente.

É comum que as pessoas criem as páginas somente quando a data está próxima, entretanto, para ranquear bem em novembro, é preciso ter autoridade, então se mantermos a URL aberta ao longo dos meses possibilita mais chances de conquistar e manter os backlinks. E, claro, a URL precisa ser amigável.

Com a página no ar, é possível fazer a captação de leadse para isso pode-se criar formuláriospara captar esses possíveis clientes e enviar cupons de desconto, informações sobre a Black Friday. E, obviamente, o uso de palavras chaves são importantíssimas nesse processo.

São muitas dicas e estratégias de marketing digital que podem ser colocadas em um plano de ação para a Black Friday. Conte com a Agência Carti para vender mais e ter sucesso no negócio.

Entre em contanto com a gente para um orçamento e continue acompanhando o blog para mais dicas de marketing digital.

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